Educação de jovens e adultos: direito à educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3230 |
Resumo: | Identifica como ocorreu o processo histórico que assegura os direitos atuais para Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Para isso, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica utilizando pesquisas acadêmicas sobre a constituição da EJA como um direito; análise documental com base na Constituição Nacional (1946, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1971, 1996), Declaração de Hamburgo (1997), Parecer CEB/CNE nº 11/2000 (2000) e Marco de Ação de Belém (2009), buscando destacar quais são atualmente os direitos legais para os alunos jovens e adultos; e, por último, realizamos uma análise do vídeo “Alfabetizandos: relatos de vida” para identificar nos depoimentos dos alunos, como estes veem esses direitos e se veem como cidadão beneficiados por eles. Utilizamos como referencial teórico: Paiva (1987), Machado (2008), Haddad (2009), Galvão & Di Pierro (2013). Com um processo histórico iniciado desde o período de colonização do nosso país, a EJA passou por grandes transformações, mas ainda possui barreiras a serem vencidas, dentre elas a reprodução nas falas dos alunos da culpabilização individual pelo fenômeno do analfabetismo. Muitos têm vergonha de retornarem aos bancos escolares, além de mostrarem não compreenderem a educação como um direito, uma reparação de uma dívida social histórica com parcela significativa da população. Ao vencerem essa barreira, é possível verificar em muitos alunos que além de adquirirem novos conhecimentos, também se tornam sujeitos com novas perspectivas, mais autônomos e cidadãos mais ativos. Concluímos que, ainda que possa haver falhas no acesso ao direito à educação, é necessário que continue a haver investimentos, para que se mantenha uma Educação para Jovens e Adultos, não só alfabetizadora, mas também uma educação ao longo da vida. |
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Utilizamos como referencial teórico: Paiva (1987), Machado (2008), Haddad (2009), Galvão & Di Pierro (2013). Com um processo histórico iniciado desde o período de colonização do nosso país, a EJA passou por grandes transformações, mas ainda possui barreiras a serem vencidas, dentre elas a reprodução nas falas dos alunos da culpabilização individual pelo fenômeno do analfabetismo. Muitos têm vergonha de retornarem aos bancos escolares, além de mostrarem não compreenderem a educação como um direito, uma reparação de uma dívida social histórica com parcela significativa da população. Ao vencerem essa barreira, é possível verificar em muitos alunos que além de adquirirem novos conhecimentos, também se tornam sujeitos com novas perspectivas, mais autônomos e cidadãos mais ativos. 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