Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio Macaé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboza, Arthur Prado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17941
Resumo: O rio Macaé cumpre papel fundamental para parte da população do estado do Rio de Janeiro ao servir de manancial para captações de água para abastecimento, irrigação e, entre outros usos, até mesmo geração termoelétrica. Por outro lado, os fenômenos cíclicos de chuvas e vazões extremas vêm tendo seus efeitos agravados devido a crescente e desordenada urbanização do núcleo urbano, gerando, cada vez mais, prejuízos materiais e imateriais, por vezes irreparáveis. Assim, torna-se relevante quantificar as vazões máximas ao longo da bacia. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados dados hidrológicos do Sistema de Alerta de Cheias do INEA, da ANA (Hidroweb), medições de descarga líquida e equações de chuvas intensas (CPRM, IDF e Otto Pfafstetter). Utilizou-se o método do Hidrograma Unitário Triangular, do SCS, para quantificação das vazões máximas instantâneas nas estações fluviométricas e também na foz do rio Macaé. Para as estações com longas séries de dados diários foram também calculadas vazões máximas por ajuste de distribuição estatística. Os resultados obtidos neste trabalho foram comparados com outros estudos de vazões máximas na bacia, apontando características específicas das sub-bacias e do método hidrológico utilizado. Espera-se que este trabalho contribua para a gestão de recursos hídricos na bacia e ao Sistema de Alerta de Cheias.
id UFRJ_9309bc34bcaf2581e7558712f2676cf2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17941
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio MacaéHydrological study of peak flows in Macaé river basinVazões MáximasEnchentesHidrograma Unitário TriangularRio MacaéCNPQ::ENGENHARIASO rio Macaé cumpre papel fundamental para parte da população do estado do Rio de Janeiro ao servir de manancial para captações de água para abastecimento, irrigação e, entre outros usos, até mesmo geração termoelétrica. Por outro lado, os fenômenos cíclicos de chuvas e vazões extremas vêm tendo seus efeitos agravados devido a crescente e desordenada urbanização do núcleo urbano, gerando, cada vez mais, prejuízos materiais e imateriais, por vezes irreparáveis. Assim, torna-se relevante quantificar as vazões máximas ao longo da bacia. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados dados hidrológicos do Sistema de Alerta de Cheias do INEA, da ANA (Hidroweb), medições de descarga líquida e equações de chuvas intensas (CPRM, IDF e Otto Pfafstetter). Utilizou-se o método do Hidrograma Unitário Triangular, do SCS, para quantificação das vazões máximas instantâneas nas estações fluviométricas e também na foz do rio Macaé. Para as estações com longas séries de dados diários foram também calculadas vazões máximas por ajuste de distribuição estatística. Os resultados obtidos neste trabalho foram comparados com outros estudos de vazões máximas na bacia, apontando características específicas das sub-bacias e do método hidrológico utilizado. Espera-se que este trabalho contribua para a gestão de recursos hídricos na bacia e ao Sistema de Alerta de Cheias.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJXavier, Maria Clara Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/1412085160759508http://lattes.cnpq.br/7604543477841350Barbosa, Paulo Renato Diniz Junqueirahttp://lattes.cnpq.br/5403054376621398Ottoni Filho, Teophilo BenedictoBarboza, Arthur Prado2022-07-27T18:08:05Z2023-12-21T03:00:19Z2014-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:19Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17941Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:19Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio Macaé
Hydrological study of peak flows in Macaé river basin
title Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio Macaé
spellingShingle Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio Macaé
Barboza, Arthur Prado
Vazões Máximas
Enchentes
Hidrograma Unitário Triangular
Rio Macaé
CNPQ::ENGENHARIAS
title_short Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio Macaé
title_full Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio Macaé
title_fullStr Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio Macaé
title_full_unstemmed Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio Macaé
title_sort Estudo hidrológico de vazões máximas na bacia do rio Macaé
author Barboza, Arthur Prado
author_facet Barboza, Arthur Prado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Xavier, Maria Clara Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/1412085160759508
http://lattes.cnpq.br/7604543477841350
Barbosa, Paulo Renato Diniz Junqueira
http://lattes.cnpq.br/5403054376621398
Ottoni Filho, Teophilo Benedicto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboza, Arthur Prado
dc.subject.por.fl_str_mv Vazões Máximas
Enchentes
Hidrograma Unitário Triangular
Rio Macaé
CNPQ::ENGENHARIAS
topic Vazões Máximas
Enchentes
Hidrograma Unitário Triangular
Rio Macaé
CNPQ::ENGENHARIAS
description O rio Macaé cumpre papel fundamental para parte da população do estado do Rio de Janeiro ao servir de manancial para captações de água para abastecimento, irrigação e, entre outros usos, até mesmo geração termoelétrica. Por outro lado, os fenômenos cíclicos de chuvas e vazões extremas vêm tendo seus efeitos agravados devido a crescente e desordenada urbanização do núcleo urbano, gerando, cada vez mais, prejuízos materiais e imateriais, por vezes irreparáveis. Assim, torna-se relevante quantificar as vazões máximas ao longo da bacia. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados dados hidrológicos do Sistema de Alerta de Cheias do INEA, da ANA (Hidroweb), medições de descarga líquida e equações de chuvas intensas (CPRM, IDF e Otto Pfafstetter). Utilizou-se o método do Hidrograma Unitário Triangular, do SCS, para quantificação das vazões máximas instantâneas nas estações fluviométricas e também na foz do rio Macaé. Para as estações com longas séries de dados diários foram também calculadas vazões máximas por ajuste de distribuição estatística. Os resultados obtidos neste trabalho foram comparados com outros estudos de vazões máximas na bacia, apontando características específicas das sub-bacias e do método hidrológico utilizado. Espera-se que este trabalho contribua para a gestão de recursos hídricos na bacia e ao Sistema de Alerta de Cheias.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08
2022-07-27T18:08:05Z
2023-12-21T03:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/17941
url http://hdl.handle.net/11422/17941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456017552506880