Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Windson Braga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9015
Resumo: Neste trabalho mostraremos os resultados, as análises e a conclusão do estudo da viabilidade da utilização do alternador BOSCH NCB1 28V 35-80A, utilizado em caminhões SCANIA, como motor elétrico de um veículo elétrico. Tal estudo foi realizado por meio dos resultados dos ensaios feitos no Laboratório de Máquinas Elétricas – LabMaq da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como trabalho de conclusão de graduação em Engenharia Elétrica na mesma instituição de ensino. Três ensaios foram feitos no alternador, além de uma simulação computacional, a fim de obter e analisar suas características operacionais e seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos. Quanto às características operacionais, o alternador foi ensaiado como gerador onde pôde se verificar a forma de onda do estator para diferentes combinações de velocidade e corrente de campo. Além disso, foi feito um ensaio de circuito aberto, também a diferentes velocidades de rotação, a fim de se obter as curvas de magnetização da máquina e, consequentemente, sua corrente de campo máxima. Quanto ao seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos, foi feito ensaio sob carga a fim de analisar o comportamento do seu torque em relação à corrente de armadura para diferentes velocidades. Para, finalmente, concluirmos se é possível mover um veículo elétrico utilizando alternadores como motores elétricos, foi feita uma modelagem do alternador no softwere PSIM e, posteriormente, uma simulação do funcionamento do alternador como motor elétrico no software Simulink do Matlab utilizando os parâmetros do modelo definido no PSIM e os dados coletados nos ensaios.
id UFRJ_93b3de56f6720e49ef169d88bde261e6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9015
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricosEngenharia elétricaVeículo elétricoMotores elétricosAlternadorCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICANeste trabalho mostraremos os resultados, as análises e a conclusão do estudo da viabilidade da utilização do alternador BOSCH NCB1 28V 35-80A, utilizado em caminhões SCANIA, como motor elétrico de um veículo elétrico. Tal estudo foi realizado por meio dos resultados dos ensaios feitos no Laboratório de Máquinas Elétricas – LabMaq da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como trabalho de conclusão de graduação em Engenharia Elétrica na mesma instituição de ensino. Três ensaios foram feitos no alternador, além de uma simulação computacional, a fim de obter e analisar suas características operacionais e seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos. Quanto às características operacionais, o alternador foi ensaiado como gerador onde pôde se verificar a forma de onda do estator para diferentes combinações de velocidade e corrente de campo. Além disso, foi feito um ensaio de circuito aberto, também a diferentes velocidades de rotação, a fim de se obter as curvas de magnetização da máquina e, consequentemente, sua corrente de campo máxima. Quanto ao seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos, foi feito ensaio sob carga a fim de analisar o comportamento do seu torque em relação à corrente de armadura para diferentes velocidades. Para, finalmente, concluirmos se é possível mover um veículo elétrico utilizando alternadores como motores elétricos, foi feita uma modelagem do alternador no softwere PSIM e, posteriormente, uma simulação do funcionamento do alternador como motor elétrico no software Simulink do Matlab utilizando os parâmetros do modelo definido no PSIM e os dados coletados nos ensaios.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJRolim, Luís Guilherme BarbosaHazan, Sergio SamiSuemitsu, Walter IssamuPereira, Windson Braga2019-08-01T11:00:25Z2023-12-21T03:01:28Z2012-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/9015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/9015Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos
title Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos
spellingShingle Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos
Pereira, Windson Braga
Engenharia elétrica
Veículo elétrico
Motores elétricos
Alternador
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
title_short Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos
title_full Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos
title_fullStr Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos
title_full_unstemmed Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos
title_sort Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos
author Pereira, Windson Braga
author_facet Pereira, Windson Braga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rolim, Luís Guilherme Barbosa
Hazan, Sergio Sami
Suemitsu, Walter Issamu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Windson Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia elétrica
Veículo elétrico
Motores elétricos
Alternador
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic Engenharia elétrica
Veículo elétrico
Motores elétricos
Alternador
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
description Neste trabalho mostraremos os resultados, as análises e a conclusão do estudo da viabilidade da utilização do alternador BOSCH NCB1 28V 35-80A, utilizado em caminhões SCANIA, como motor elétrico de um veículo elétrico. Tal estudo foi realizado por meio dos resultados dos ensaios feitos no Laboratório de Máquinas Elétricas – LabMaq da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como trabalho de conclusão de graduação em Engenharia Elétrica na mesma instituição de ensino. Três ensaios foram feitos no alternador, além de uma simulação computacional, a fim de obter e analisar suas características operacionais e seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos. Quanto às características operacionais, o alternador foi ensaiado como gerador onde pôde se verificar a forma de onda do estator para diferentes combinações de velocidade e corrente de campo. Além disso, foi feito um ensaio de circuito aberto, também a diferentes velocidades de rotação, a fim de se obter as curvas de magnetização da máquina e, consequentemente, sua corrente de campo máxima. Quanto ao seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos, foi feito ensaio sob carga a fim de analisar o comportamento do seu torque em relação à corrente de armadura para diferentes velocidades. Para, finalmente, concluirmos se é possível mover um veículo elétrico utilizando alternadores como motores elétricos, foi feita uma modelagem do alternador no softwere PSIM e, posteriormente, uma simulação do funcionamento do alternador como motor elétrico no software Simulink do Matlab utilizando os parâmetros do modelo definido no PSIM e os dados coletados nos ensaios.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11
2019-08-01T11:00:25Z
2023-12-21T03:01:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/9015
url http://hdl.handle.net/11422/9015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455993108103168