Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/9015 |
Resumo: | Neste trabalho mostraremos os resultados, as análises e a conclusão do estudo da viabilidade da utilização do alternador BOSCH NCB1 28V 35-80A, utilizado em caminhões SCANIA, como motor elétrico de um veículo elétrico. Tal estudo foi realizado por meio dos resultados dos ensaios feitos no Laboratório de Máquinas Elétricas – LabMaq da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como trabalho de conclusão de graduação em Engenharia Elétrica na mesma instituição de ensino. Três ensaios foram feitos no alternador, além de uma simulação computacional, a fim de obter e analisar suas características operacionais e seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos. Quanto às características operacionais, o alternador foi ensaiado como gerador onde pôde se verificar a forma de onda do estator para diferentes combinações de velocidade e corrente de campo. Além disso, foi feito um ensaio de circuito aberto, também a diferentes velocidades de rotação, a fim de se obter as curvas de magnetização da máquina e, consequentemente, sua corrente de campo máxima. Quanto ao seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos, foi feito ensaio sob carga a fim de analisar o comportamento do seu torque em relação à corrente de armadura para diferentes velocidades. Para, finalmente, concluirmos se é possível mover um veículo elétrico utilizando alternadores como motores elétricos, foi feita uma modelagem do alternador no softwere PSIM e, posteriormente, uma simulação do funcionamento do alternador como motor elétrico no software Simulink do Matlab utilizando os parâmetros do modelo definido no PSIM e os dados coletados nos ensaios. |
id |
UFRJ_93b3de56f6720e49ef169d88bde261e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/9015 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricosEngenharia elétricaVeículo elétricoMotores elétricosAlternadorCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICANeste trabalho mostraremos os resultados, as análises e a conclusão do estudo da viabilidade da utilização do alternador BOSCH NCB1 28V 35-80A, utilizado em caminhões SCANIA, como motor elétrico de um veículo elétrico. Tal estudo foi realizado por meio dos resultados dos ensaios feitos no Laboratório de Máquinas Elétricas – LabMaq da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como trabalho de conclusão de graduação em Engenharia Elétrica na mesma instituição de ensino. Três ensaios foram feitos no alternador, além de uma simulação computacional, a fim de obter e analisar suas características operacionais e seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos. Quanto às características operacionais, o alternador foi ensaiado como gerador onde pôde se verificar a forma de onda do estator para diferentes combinações de velocidade e corrente de campo. Além disso, foi feito um ensaio de circuito aberto, também a diferentes velocidades de rotação, a fim de se obter as curvas de magnetização da máquina e, consequentemente, sua corrente de campo máxima. Quanto ao seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos, foi feito ensaio sob carga a fim de analisar o comportamento do seu torque em relação à corrente de armadura para diferentes velocidades. Para, finalmente, concluirmos se é possível mover um veículo elétrico utilizando alternadores como motores elétricos, foi feita uma modelagem do alternador no softwere PSIM e, posteriormente, uma simulação do funcionamento do alternador como motor elétrico no software Simulink do Matlab utilizando os parâmetros do modelo definido no PSIM e os dados coletados nos ensaios.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJRolim, Luís Guilherme BarbosaHazan, Sergio SamiSuemitsu, Walter IssamuPereira, Windson Braga2019-08-01T11:00:25Z2023-12-21T03:01:28Z2012-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/9015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/9015Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos |
title |
Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos |
spellingShingle |
Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos Pereira, Windson Braga Engenharia elétrica Veículo elétrico Motores elétricos Alternador CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
title_short |
Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos |
title_full |
Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos |
title_fullStr |
Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos |
title_full_unstemmed |
Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos |
title_sort |
Estudo da viabilidade do uso de alternadores como motores em veículos elétricos |
author |
Pereira, Windson Braga |
author_facet |
Pereira, Windson Braga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rolim, Luís Guilherme Barbosa Hazan, Sergio Sami Suemitsu, Walter Issamu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Windson Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia elétrica Veículo elétrico Motores elétricos Alternador CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
Engenharia elétrica Veículo elétrico Motores elétricos Alternador CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
description |
Neste trabalho mostraremos os resultados, as análises e a conclusão do estudo da viabilidade da utilização do alternador BOSCH NCB1 28V 35-80A, utilizado em caminhões SCANIA, como motor elétrico de um veículo elétrico. Tal estudo foi realizado por meio dos resultados dos ensaios feitos no Laboratório de Máquinas Elétricas – LabMaq da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ como trabalho de conclusão de graduação em Engenharia Elétrica na mesma instituição de ensino. Três ensaios foram feitos no alternador, além de uma simulação computacional, a fim de obter e analisar suas características operacionais e seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos. Quanto às características operacionais, o alternador foi ensaiado como gerador onde pôde se verificar a forma de onda do estator para diferentes combinações de velocidade e corrente de campo. Além disso, foi feito um ensaio de circuito aberto, também a diferentes velocidades de rotação, a fim de se obter as curvas de magnetização da máquina e, consequentemente, sua corrente de campo máxima. Quanto ao seu desempenho frente às exigências para mobilidade de veículos elétricos, foi feito ensaio sob carga a fim de analisar o comportamento do seu torque em relação à corrente de armadura para diferentes velocidades. Para, finalmente, concluirmos se é possível mover um veículo elétrico utilizando alternadores como motores elétricos, foi feita uma modelagem do alternador no softwere PSIM e, posteriormente, uma simulação do funcionamento do alternador como motor elétrico no software Simulink do Matlab utilizando os parâmetros do modelo definido no PSIM e os dados coletados nos ensaios. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11 2019-08-01T11:00:25Z 2023-12-21T03:01:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/9015 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/9015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola Politécnica UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola Politécnica UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455993108103168 |