Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16847 |
Resumo: | Esse projeto apresenta o desenvolvimento de peças de um jogo com personagens do folclore brasileiro e com o movimento das peças semelhantes ao jogo de xadrez, para serem usadas como ferramenta de auxílio para o ensino da temática nas salas de aula. Ao explicar como chegou-se a esse conceito, esse trabalho estuda sobre a educação no Brasil, como o folclore é ensinado em salas de aula, a teoria das múltiplas inteligências, os benefícios da aprendizagem pelo tato e a história do xadrez ao longo do tempo. Aborda também as alternativas das peças criadas, como foram desenvolvidas e impressão 3D como método de fabricação. Um dos objetivos do projeto é a criação de modelos em 3D que possam ser reproduzidos de maneira acessível para as escolas. O ensino do xadrez para crianças não é o foco, é apenas um meio para atingir a finalidade do trabalho, que é aprimorar a maneira como o folclore brasileiras é abordado nas escolas, para que resulte em um ensino lúdico e estimulante para os alunos. |
id |
UFRJ_94950f4d40309844982e5e4ab5dfcb5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16847 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Ana Beatriz Rocha deBackx, Hugo Borges2022-05-16T14:18:54Z2023-11-30T03:01:49Z2022OLIVEIRA, Beatriz Rocha de. Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/16847Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2022-05-16T14:18:54Z No. of bitstreams: 1 ABROliveira.pdf: 9517689 bytes, checksum: bfb7c829671990cea5d5d998a6804c2f (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-16T14:18:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABROliveira.pdf: 9517689 bytes, checksum: bfb7c829671990cea5d5d998a6804c2f (MD5) Previous issue date: 2022Esse projeto apresenta o desenvolvimento de peças de um jogo com personagens do folclore brasileiro e com o movimento das peças semelhantes ao jogo de xadrez, para serem usadas como ferramenta de auxílio para o ensino da temática nas salas de aula. Ao explicar como chegou-se a esse conceito, esse trabalho estuda sobre a educação no Brasil, como o folclore é ensinado em salas de aula, a teoria das múltiplas inteligências, os benefícios da aprendizagem pelo tato e a história do xadrez ao longo do tempo. Aborda também as alternativas das peças criadas, como foram desenvolvidas e impressão 3D como método de fabricação. Um dos objetivos do projeto é a criação de modelos em 3D que possam ser reproduzidos de maneira acessível para as escolas. O ensino do xadrez para crianças não é o foco, é apenas um meio para atingir a finalidade do trabalho, que é aprimorar a maneira como o folclore brasileiras é abordado nas escolas, para que resulte em um ensino lúdico e estimulante para os alunos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTODesignEducaçãoFolclore brasileiroImpressão 3DJogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16847/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALABROliveira.pdfABROliveira.pdfapplication/pdf9517689http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16847/1/ABROliveira.pdfbfb7c829671990cea5d5d998a6804c2fMD5111422/168472023-11-30 00:01:49.261oai:pantheon.ufrj.br:11422/16847TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro |
title |
Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro |
spellingShingle |
Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro Oliveira, Ana Beatriz Rocha de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO Design Educação Folclore brasileiro Impressão 3D |
title_short |
Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro |
title_full |
Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro |
title_fullStr |
Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro |
title_full_unstemmed |
Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro |
title_sort |
Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro |
author |
Oliveira, Ana Beatriz Rocha de |
author_facet |
Oliveira, Ana Beatriz Rocha de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Beatriz Rocha de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Backx, Hugo Borges |
contributor_str_mv |
Backx, Hugo Borges |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO Design Educação Folclore brasileiro Impressão 3D |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Educação Folclore brasileiro Impressão 3D |
description |
Esse projeto apresenta o desenvolvimento de peças de um jogo com personagens do folclore brasileiro e com o movimento das peças semelhantes ao jogo de xadrez, para serem usadas como ferramenta de auxílio para o ensino da temática nas salas de aula. Ao explicar como chegou-se a esse conceito, esse trabalho estuda sobre a educação no Brasil, como o folclore é ensinado em salas de aula, a teoria das múltiplas inteligências, os benefícios da aprendizagem pelo tato e a história do xadrez ao longo do tempo. Aborda também as alternativas das peças criadas, como foram desenvolvidas e impressão 3D como método de fabricação. Um dos objetivos do projeto é a criação de modelos em 3D que possam ser reproduzidos de maneira acessível para as escolas. O ensino do xadrez para crianças não é o foco, é apenas um meio para atingir a finalidade do trabalho, que é aprimorar a maneira como o folclore brasileiras é abordado nas escolas, para que resulte em um ensino lúdico e estimulante para os alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-16T14:18:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Beatriz Rocha de. Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/16847 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Beatriz Rocha de. Jogo auxiliar ao ensino do folclore brasileiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial - Projeto de Produto) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16847/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16847/1/ABROliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 bfb7c829671990cea5d5d998a6804c2f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097246604689408 |