O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ouchi, Cristina Aparecida Rios de Castro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5443
Resumo: This work focused on assessing the importance of teaching European prints of the nineteenth century in art education at the Imperial Academy of Arts and analysis of the collection of these prints from the Museum D. João VI, of the School of Arts UFRJ. Besides having contributed to the artistic education, these prints had the importance of showing in Brazil works of arts by European masters. The study aims to present part of the collection of prints of MDJVI and historical relevance of your use in didactic teaching drawing at the Academy Brazilian. In particular, this research analyzed techniques, themes and forms of the human figure, which was used as the basis for improving the design. The analysis showed that education at the Academy had a systematic, rigorous and standardized approach, through the practice of copying works of classical antiquity and of the old masters. It is also concluded that the didactic prints that now form the Museum's collection D. João VI was used in the initial design of instruction, in a sequential method of teaching, divided into three major steps: copies of prints of sculptures of classical antiquity, from the anatomical parts to the whole body; copies of prints of compositions of old masters; and, finally, copies of prints from live models.
id UFRJ_95b064af6bcc3336eb9874828ec1b247
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5443
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VIDesenhoEstudo e ensinoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEThis work focused on assessing the importance of teaching European prints of the nineteenth century in art education at the Imperial Academy of Arts and analysis of the collection of these prints from the Museum D. João VI, of the School of Arts UFRJ. Besides having contributed to the artistic education, these prints had the importance of showing in Brazil works of arts by European masters. The study aims to present part of the collection of prints of MDJVI and historical relevance of your use in didactic teaching drawing at the Academy Brazilian. In particular, this research analyzed techniques, themes and forms of the human figure, which was used as the basis for improving the design. The analysis showed that education at the Academy had a systematic, rigorous and standardized approach, through the practice of copying works of classical antiquity and of the old masters. It is also concluded that the didactic prints that now form the Museum's collection D. João VI was used in the initial design of instruction, in a sequential method of teaching, divided into three major steps: copies of prints of sculptures of classical antiquity, from the anatomical parts to the whole body; copies of prints of compositions of old masters; and, finally, copies of prints from live models.CAPESEste trabalho se concentrou na avaliação da importância das estampas didáticas europeias do século XIX no ensino artístico da Academia Imperial das Belas Artes e na análise do acervo destas obras do Museu D. João VI, da Escola das Belas Artes da UFRJ. Além de terem contribuído para o ensino artístico, as estampas estudadas tinham a importância de difundir no Brasil as obras de grandes mestres europeus. O estudo busca apresentar parte do acervo de estampas do MDJVI e a relevância histórica do seu uso didático no ensino do desenho na Academia brasileira. Em particular, essa pesquisa utilizou análises de técnicas, temáticas e formas da figura humana, que eram utilizadas como bases para o aprimoramento do desenho. As análises realizadas demonstraram que a instrução do aluno na Academia prosseguia em uma metodologia sistematizada, rigorosa e padronizada, por meio da prática da cópia de obras da antiguidade clássica e dos mestres antigos tradicionais. Conclui-se ainda que o conjunto de estampas didáticas que hoje compõem o acervo do Museu D. João VI era utilizado no processo inicial de instrução de desenho, em um método de ensino sequencial, dividido em três grandes etapas: cópias de estampas de esculturas da antiguidade clássica, de partes anatômicas até o corpo completo; cópias de estampas de composições dos mestres antigos; e, finalmente, cópias de estampas de modelos vivos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFRJPereira, Sonia Gomeshttp://lattes.cnpq.br/7215951323937810http://lattes.cnpq.br/1106385409385706Sá, Ivan Coelho dehttp://lattes.cnpq.br/7655274726492200Cavalcanti, Ana Maria Tavareshttp://lattes.cnpq.br/3589319848375106Ouchi, Cristina Aparecida Rios de Castro2018-10-25T22:52:50Z2023-12-21T03:05:26Z2010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/5443porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:26Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5443Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI
title O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI
spellingShingle O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI
Ouchi, Cristina Aparecida Rios de Castro
Desenho
Estudo e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
title_short O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI
title_full O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI
title_fullStr O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI
title_full_unstemmed O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI
title_sort O papel da estampa didática na formação artística na Academia Imperial de Belas Artes: O acervo do Museu D.João VI
author Ouchi, Cristina Aparecida Rios de Castro
author_facet Ouchi, Cristina Aparecida Rios de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Sonia Gomes
http://lattes.cnpq.br/7215951323937810
http://lattes.cnpq.br/1106385409385706
Sá, Ivan Coelho de
http://lattes.cnpq.br/7655274726492200
Cavalcanti, Ana Maria Tavares
http://lattes.cnpq.br/3589319848375106
dc.contributor.author.fl_str_mv Ouchi, Cristina Aparecida Rios de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Estudo e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic Desenho
Estudo e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
description This work focused on assessing the importance of teaching European prints of the nineteenth century in art education at the Imperial Academy of Arts and analysis of the collection of these prints from the Museum D. João VI, of the School of Arts UFRJ. Besides having contributed to the artistic education, these prints had the importance of showing in Brazil works of arts by European masters. The study aims to present part of the collection of prints of MDJVI and historical relevance of your use in didactic teaching drawing at the Academy Brazilian. In particular, this research analyzed techniques, themes and forms of the human figure, which was used as the basis for improving the design. The analysis showed that education at the Academy had a systematic, rigorous and standardized approach, through the practice of copying works of classical antiquity and of the old masters. It is also concluded that the didactic prints that now form the Museum's collection D. João VI was used in the initial design of instruction, in a sequential method of teaching, divided into three major steps: copies of prints of sculptures of classical antiquity, from the anatomical parts to the whole body; copies of prints of compositions of old masters; and, finally, copies of prints from live models.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05
2018-10-25T22:52:50Z
2023-12-21T03:05:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/5443
url http://hdl.handle.net/11422/5443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455977473835008