O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18313 |
Resumo: | A persuasão em textos jornalísticos publicados na internet é construída através de mecanismos que podem ser esclarecidos a partir da semiótica, deixando clara a existência de uma intencionalidade discursiva. O objetivo central deste trabalho é analisar alguns tuítes jornalísticos, observando os recursos argumentativos empregados pelo enunciador como estratégia de persuasão a favor da adesão às vacinas diante da crise da saúde da Covid-19. Examinamos, principalmente, no nível discursivo, os recursos semânticos e seu efeito persuasivo, ou seja, o uso de temas e figuras. A análise de tuítes jornalísticos do Estadão segundo essa perspectiva demonstrou como foi produzido na internet o claro intuito de convencimento de um veículo jornalístico a partir da manifestação de temas cuidadosamente figurativizados, que mostraram a eminência do enfrentamento à pandemia de modo responsável. Temas que categorizam elementos do mundo natural, como saúde, morte e urgência foram representados em diversos tuítes sobre uma cobertura figurativa de indução a um comportamento favorável às medidas de vacinação e distanciamento. Essa estratégia contribuiu para o relativo êxito do programa nacional de imunização ao sensibilizar uma parcela da população brasileira, tomando como base os dados nacionais de adesão ao completo ciclo vacinal. |
id |
UFRJ_99a9a8061b3b41cdff4b3424b598112c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/18313 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semióticoSemióticaDiscursoJornalismoRedes sociaisLíngua portuguesaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESA persuasão em textos jornalísticos publicados na internet é construída através de mecanismos que podem ser esclarecidos a partir da semiótica, deixando clara a existência de uma intencionalidade discursiva. O objetivo central deste trabalho é analisar alguns tuítes jornalísticos, observando os recursos argumentativos empregados pelo enunciador como estratégia de persuasão a favor da adesão às vacinas diante da crise da saúde da Covid-19. Examinamos, principalmente, no nível discursivo, os recursos semânticos e seu efeito persuasivo, ou seja, o uso de temas e figuras. A análise de tuítes jornalísticos do Estadão segundo essa perspectiva demonstrou como foi produzido na internet o claro intuito de convencimento de um veículo jornalístico a partir da manifestação de temas cuidadosamente figurativizados, que mostraram a eminência do enfrentamento à pandemia de modo responsável. Temas que categorizam elementos do mundo natural, como saúde, morte e urgência foram representados em diversos tuítes sobre uma cobertura figurativa de indução a um comportamento favorável às medidas de vacinação e distanciamento. Essa estratégia contribuiu para o relativo êxito do programa nacional de imunização ao sensibilizar uma parcela da população brasileira, tomando como base os dados nacionais de adesão ao completo ciclo vacinal.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJGomes, Regina Souzahttp://lattes.cnpq.br/1262587694797645Lima, Guilheme Santana2022-08-15T17:58:09Z2023-12-21T03:09:09Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/18313porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18313Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico |
title |
O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico |
spellingShingle |
O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico Lima, Guilheme Santana Semiótica Discurso Jornalismo Redes sociais Língua portuguesa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico |
title_full |
O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico |
title_fullStr |
O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico |
title_full_unstemmed |
O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico |
title_sort |
O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico |
author |
Lima, Guilheme Santana |
author_facet |
Lima, Guilheme Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Regina Souza http://lattes.cnpq.br/1262587694797645 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Guilheme Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica Discurso Jornalismo Redes sociais Língua portuguesa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Semiótica Discurso Jornalismo Redes sociais Língua portuguesa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
A persuasão em textos jornalísticos publicados na internet é construída através de mecanismos que podem ser esclarecidos a partir da semiótica, deixando clara a existência de uma intencionalidade discursiva. O objetivo central deste trabalho é analisar alguns tuítes jornalísticos, observando os recursos argumentativos empregados pelo enunciador como estratégia de persuasão a favor da adesão às vacinas diante da crise da saúde da Covid-19. Examinamos, principalmente, no nível discursivo, os recursos semânticos e seu efeito persuasivo, ou seja, o uso de temas e figuras. A análise de tuítes jornalísticos do Estadão segundo essa perspectiva demonstrou como foi produzido na internet o claro intuito de convencimento de um veículo jornalístico a partir da manifestação de temas cuidadosamente figurativizados, que mostraram a eminência do enfrentamento à pandemia de modo responsável. Temas que categorizam elementos do mundo natural, como saúde, morte e urgência foram representados em diversos tuítes sobre uma cobertura figurativa de indução a um comportamento favorável às medidas de vacinação e distanciamento. Essa estratégia contribuiu para o relativo êxito do programa nacional de imunização ao sensibilizar uma parcela da população brasileira, tomando como base os dados nacionais de adesão ao completo ciclo vacinal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-15T17:58:09Z 2022 2023-12-21T03:09:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/18313 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/18313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456035114057728 |