O fazer persuasivo em tuítes do Estadão sobre a pandemia Covid-19: um estudo semiótico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Guilheme Santana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18313
Resumo: A persuasão em textos jornalísticos publicados na internet é construída através de mecanismos que podem ser esclarecidos a partir da semiótica, deixando clara a existência de uma intencionalidade discursiva. O objetivo central deste trabalho é analisar alguns tuítes jornalísticos, observando os recursos argumentativos empregados pelo enunciador como estratégia de persuasão a favor da adesão às vacinas diante da crise da saúde da Covid-19. Examinamos, principalmente, no nível discursivo, os recursos semânticos e seu efeito persuasivo, ou seja, o uso de temas e figuras. A análise de tuítes jornalísticos do Estadão segundo essa perspectiva demonstrou como foi produzido na internet o claro intuito de convencimento de um veículo jornalístico a partir da manifestação de temas cuidadosamente figurativizados, que mostraram a eminência do enfrentamento à pandemia de modo responsável. Temas que categorizam elementos do mundo natural, como saúde, morte e urgência foram representados em diversos tuítes sobre uma cobertura figurativa de indução a um comportamento favorável às medidas de vacinação e distanciamento. Essa estratégia contribuiu para o relativo êxito do programa nacional de imunização ao sensibilizar uma parcela da população brasileira, tomando como base os dados nacionais de adesão ao completo ciclo vacinal.
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