Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6417 |
Resumo: | Um dos problemas do Ensino Médio hoje é o Ensino de Química devido à grande dificuldade que os alunos tem de compreender os conceitos de Química. Segundos os alunos, essa dificuldade acontece pelo fato da Química ser uma ciência abstrata e complexa e necessidade de memorizar fórmulas e equações químicas. O professor como educador tem um papel importante como mediador afim de melhorar o ensino-aprendizagem. Para isso são diversos os recursos didáticos utilizados, como recursos audiovisuais, aulas experimentais, livros etc. O trabalho de projeto final de curso elabora uma metodologia de criação de roteiros experimentais para turmas de 2º ano do Ensino Médio que acompanhem os conteúdos teóricos ensinados, cuja finalidade é facilitar a vida do professor e melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos. |
id |
UFRJ_9b2000f7c47ebbc10b93cef3f0a33d44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6417 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentaisLaboratóriosEnsino de químicaAnálise instrumentalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAUm dos problemas do Ensino Médio hoje é o Ensino de Química devido à grande dificuldade que os alunos tem de compreender os conceitos de Química. Segundos os alunos, essa dificuldade acontece pelo fato da Química ser uma ciência abstrata e complexa e necessidade de memorizar fórmulas e equações químicas. O professor como educador tem um papel importante como mediador afim de melhorar o ensino-aprendizagem. Para isso são diversos os recursos didáticos utilizados, como recursos audiovisuais, aulas experimentais, livros etc. O trabalho de projeto final de curso elabora uma metodologia de criação de roteiros experimentais para turmas de 2º ano do Ensino Médio que acompanhem os conteúdos teóricos ensinados, cuja finalidade é facilitar a vida do professor e melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJMichel, Ricardo Cunhahttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860http://lattes.cnpq.br/3959364681532877Takase, Iracemahttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051Melo Filho, João Massenahttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335Santos, Fabiana Maia2019-02-07T21:03:36Z2023-12-21T03:05:02Z2014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6417Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais |
title |
Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais |
spellingShingle |
Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais Santos, Fabiana Maia Laboratórios Ensino de química Análise instrumental CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
title_short |
Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais |
title_full |
Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais |
title_fullStr |
Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais |
title_full_unstemmed |
Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais |
title_sort |
Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais |
author |
Santos, Fabiana Maia |
author_facet |
Santos, Fabiana Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Michel, Ricardo Cunha http://lattes.cnpq.br/7631294110820860 http://lattes.cnpq.br/3959364681532877 Takase, Iracema http://lattes.cnpq.br/2649970541946051 Melo Filho, João Massena http://lattes.cnpq.br/3410418813271335 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fabiana Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratórios Ensino de química Análise instrumental CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
topic |
Laboratórios Ensino de química Análise instrumental CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Um dos problemas do Ensino Médio hoje é o Ensino de Química devido à grande dificuldade que os alunos tem de compreender os conceitos de Química. Segundos os alunos, essa dificuldade acontece pelo fato da Química ser uma ciência abstrata e complexa e necessidade de memorizar fórmulas e equações químicas. O professor como educador tem um papel importante como mediador afim de melhorar o ensino-aprendizagem. Para isso são diversos os recursos didáticos utilizados, como recursos audiovisuais, aulas experimentais, livros etc. O trabalho de projeto final de curso elabora uma metodologia de criação de roteiros experimentais para turmas de 2º ano do Ensino Médio que acompanhem os conteúdos teóricos ensinados, cuja finalidade é facilitar a vida do professor e melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-14 2019-02-07T21:03:36Z 2023-12-21T03:05:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6417 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455981138608128 |