Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fabiana Maia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6417
Resumo: Um dos problemas do Ensino Médio hoje é o Ensino de Química devido à grande dificuldade que os alunos tem de compreender os conceitos de Química. Segundos os alunos, essa dificuldade acontece pelo fato da Química ser uma ciência abstrata e complexa e necessidade de memorizar fórmulas e equações químicas. O professor como educador tem um papel importante como mediador afim de melhorar o ensino-aprendizagem. Para isso são diversos os recursos didáticos utilizados, como recursos audiovisuais, aulas experimentais, livros etc. O trabalho de projeto final de curso elabora uma metodologia de criação de roteiros experimentais para turmas de 2º ano do Ensino Médio que acompanhem os conteúdos teóricos ensinados, cuja finalidade é facilitar a vida do professor e melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos.
id UFRJ_9b2000f7c47ebbc10b93cef3f0a33d44
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6417
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentaisLaboratóriosEnsino de químicaAnálise instrumentalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAUm dos problemas do Ensino Médio hoje é o Ensino de Química devido à grande dificuldade que os alunos tem de compreender os conceitos de Química. Segundos os alunos, essa dificuldade acontece pelo fato da Química ser uma ciência abstrata e complexa e necessidade de memorizar fórmulas e equações químicas. O professor como educador tem um papel importante como mediador afim de melhorar o ensino-aprendizagem. Para isso são diversos os recursos didáticos utilizados, como recursos audiovisuais, aulas experimentais, livros etc. O trabalho de projeto final de curso elabora uma metodologia de criação de roteiros experimentais para turmas de 2º ano do Ensino Médio que acompanhem os conteúdos teóricos ensinados, cuja finalidade é facilitar a vida do professor e melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJMichel, Ricardo Cunhahttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860http://lattes.cnpq.br/3959364681532877Takase, Iracemahttp://lattes.cnpq.br/2649970541946051Melo Filho, João Massenahttp://lattes.cnpq.br/3410418813271335Santos, Fabiana Maia2019-02-07T21:03:36Z2023-12-21T03:05:02Z2014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6417Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
title Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
spellingShingle Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
Santos, Fabiana Maia
Laboratórios
Ensino de química
Análise instrumental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
title_full Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
title_fullStr Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
title_full_unstemmed Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
title_sort Inserção de laboratório de química no ensino médio: proposta de aulas experimentais
author Santos, Fabiana Maia
author_facet Santos, Fabiana Maia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Michel, Ricardo Cunha
http://lattes.cnpq.br/7631294110820860
http://lattes.cnpq.br/3959364681532877
Takase, Iracema
http://lattes.cnpq.br/2649970541946051
Melo Filho, João Massena
http://lattes.cnpq.br/3410418813271335
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fabiana Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratórios
Ensino de química
Análise instrumental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic Laboratórios
Ensino de química
Análise instrumental
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Um dos problemas do Ensino Médio hoje é o Ensino de Química devido à grande dificuldade que os alunos tem de compreender os conceitos de Química. Segundos os alunos, essa dificuldade acontece pelo fato da Química ser uma ciência abstrata e complexa e necessidade de memorizar fórmulas e equações químicas. O professor como educador tem um papel importante como mediador afim de melhorar o ensino-aprendizagem. Para isso são diversos os recursos didáticos utilizados, como recursos audiovisuais, aulas experimentais, livros etc. O trabalho de projeto final de curso elabora uma metodologia de criação de roteiros experimentais para turmas de 2º ano do Ensino Médio que acompanhem os conteúdos teóricos ensinados, cuja finalidade é facilitar a vida do professor e melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-14
2019-02-07T21:03:36Z
2023-12-21T03:05:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6417
url http://hdl.handle.net/11422/6417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455981138608128