O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16660 |
Resumo: | Neste trabalho, pretende-se observar a construção de um discurso antibélico em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O’Hare, um texto adaptado da Ilíada de Homero para ser encenado. O texto toma por base a narrativa de guerra mais antiga já produzida na Antiguidade Ocidental, para tratar dessa mesma questão na contemporaneidade. Os principais elementos a serem estudados são a caracterização e as particularidades do personagem do poeta, narrador-viajante da peça, através do qual se resgata o potencial mimético-teatral do épico antigo, assim como a adaptação do texto de Homero como 'processo', buscando entender suas motivações e limitações, e como 'produto', como objeto que expressa traços de determinado tempo e cultura, além de observar suas particularidades performanciais. Intentar-se-á, então, observar como tais recursos se integram no processo composicional, como os autores interpretam a narrativa homérica e como privilegiam os traços aproximativos das modernas audiências, enquadrados em seu "campo de experiência" e "horizonte de expectativa". |
id |
UFRJ_9be6e91bea7b1aa112845a0262fdf7ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16660 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hareAdaptação teatralTeatroPoesia épicaGréciaHomeroAntiguidadeCrítica e interpretaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICASNeste trabalho, pretende-se observar a construção de um discurso antibélico em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O’Hare, um texto adaptado da Ilíada de Homero para ser encenado. O texto toma por base a narrativa de guerra mais antiga já produzida na Antiguidade Ocidental, para tratar dessa mesma questão na contemporaneidade. Os principais elementos a serem estudados são a caracterização e as particularidades do personagem do poeta, narrador-viajante da peça, através do qual se resgata o potencial mimético-teatral do épico antigo, assim como a adaptação do texto de Homero como 'processo', buscando entender suas motivações e limitações, e como 'produto', como objeto que expressa traços de determinado tempo e cultura, além de observar suas particularidades performanciais. Intentar-se-á, então, observar como tais recursos se integram no processo composicional, como os autores interpretam a narrativa homérica e como privilegiam os traços aproximativos das modernas audiências, enquadrados em seu "campo de experiência" e "horizonte de expectativa".Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJRibeiro, Tatiana Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7490024314153519http://lattes.cnpq.br/2318487834032665Cairus, Henrique Fortunahttp://lattes.cnpq.br/4179270374760962Pereira, Catarina Viana2022-04-05T23:24:14Z2023-12-21T03:02:26Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/16660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:26Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16660Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare |
title |
O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare |
spellingShingle |
O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare Pereira, Catarina Viana Adaptação teatral Teatro Poesia épica Grécia Homero Antiguidade Crítica e interpretação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS |
title_short |
O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare |
title_full |
O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare |
title_fullStr |
O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare |
title_full_unstemmed |
O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare |
title_sort |
O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare |
author |
Pereira, Catarina Viana |
author_facet |
Pereira, Catarina Viana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Tatiana Oliveira http://lattes.cnpq.br/7490024314153519 http://lattes.cnpq.br/2318487834032665 Cairus, Henrique Fortuna http://lattes.cnpq.br/4179270374760962 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Catarina Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação teatral Teatro Poesia épica Grécia Homero Antiguidade Crítica e interpretação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS |
topic |
Adaptação teatral Teatro Poesia épica Grécia Homero Antiguidade Crítica e interpretação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS |
description |
Neste trabalho, pretende-se observar a construção de um discurso antibélico em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O’Hare, um texto adaptado da Ilíada de Homero para ser encenado. O texto toma por base a narrativa de guerra mais antiga já produzida na Antiguidade Ocidental, para tratar dessa mesma questão na contemporaneidade. Os principais elementos a serem estudados são a caracterização e as particularidades do personagem do poeta, narrador-viajante da peça, através do qual se resgata o potencial mimético-teatral do épico antigo, assim como a adaptação do texto de Homero como 'processo', buscando entender suas motivações e limitações, e como 'produto', como objeto que expressa traços de determinado tempo e cultura, além de observar suas particularidades performanciais. Intentar-se-á, então, observar como tais recursos se integram no processo composicional, como os autores interpretam a narrativa homérica e como privilegiam os traços aproximativos das modernas audiências, enquadrados em seu "campo de experiência" e "horizonte de expectativa". |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-05T23:24:14Z 2022 2023-12-21T03:02:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/16660 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Letras UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456029333258240 |