O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Catarina Viana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16660
Resumo: Neste trabalho, pretende-se observar a construção de um discurso antibélico em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O’Hare, um texto adaptado da Ilíada de Homero para ser encenado. O texto toma por base a narrativa de guerra mais antiga já produzida na Antiguidade Ocidental, para tratar dessa mesma questão na contemporaneidade. Os principais elementos a serem estudados são a caracterização e as particularidades do personagem do poeta, narrador-viajante da peça, através do qual se resgata o potencial mimético-teatral do épico antigo, assim como a adaptação do texto de Homero como 'processo', buscando entender suas motivações e limitações, e como 'produto', como objeto que expressa traços de determinado tempo e cultura, além de observar suas particularidades performanciais. Intentar-se-á, então, observar como tais recursos se integram no processo composicional, como os autores interpretam a narrativa homérica e como privilegiam os traços aproximativos das modernas audiências, enquadrados em seu "campo de experiência" e "horizonte de expectativa".
id UFRJ_9be6e91bea7b1aa112845a0262fdf7ca
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16660
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hareAdaptação teatralTeatroPoesia épicaGréciaHomeroAntiguidadeCrítica e interpretaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICASNeste trabalho, pretende-se observar a construção de um discurso antibélico em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O’Hare, um texto adaptado da Ilíada de Homero para ser encenado. O texto toma por base a narrativa de guerra mais antiga já produzida na Antiguidade Ocidental, para tratar dessa mesma questão na contemporaneidade. Os principais elementos a serem estudados são a caracterização e as particularidades do personagem do poeta, narrador-viajante da peça, através do qual se resgata o potencial mimético-teatral do épico antigo, assim como a adaptação do texto de Homero como 'processo', buscando entender suas motivações e limitações, e como 'produto', como objeto que expressa traços de determinado tempo e cultura, além de observar suas particularidades performanciais. Intentar-se-á, então, observar como tais recursos se integram no processo composicional, como os autores interpretam a narrativa homérica e como privilegiam os traços aproximativos das modernas audiências, enquadrados em seu "campo de experiência" e "horizonte de expectativa".Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJRibeiro, Tatiana Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7490024314153519http://lattes.cnpq.br/2318487834032665Cairus, Henrique Fortunahttp://lattes.cnpq.br/4179270374760962Pereira, Catarina Viana2022-04-05T23:24:14Z2023-12-21T03:02:26Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/16660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:26Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16660Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
title O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
spellingShingle O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
Pereira, Catarina Viana
Adaptação teatral
Teatro
Poesia épica
Grécia
Homero
Antiguidade
Crítica e interpretação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
title_short O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
title_full O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
title_fullStr O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
title_full_unstemmed O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
title_sort O Homero de hoje: a guerra e suas performances em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O'hare
author Pereira, Catarina Viana
author_facet Pereira, Catarina Viana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Tatiana Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7490024314153519
http://lattes.cnpq.br/2318487834032665
Cairus, Henrique Fortuna
http://lattes.cnpq.br/4179270374760962
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Catarina Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação teatral
Teatro
Poesia épica
Grécia
Homero
Antiguidade
Crítica e interpretação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
topic Adaptação teatral
Teatro
Poesia épica
Grécia
Homero
Antiguidade
Crítica e interpretação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
description Neste trabalho, pretende-se observar a construção de um discurso antibélico em An Iliad de Lisa Peterson e Denis O’Hare, um texto adaptado da Ilíada de Homero para ser encenado. O texto toma por base a narrativa de guerra mais antiga já produzida na Antiguidade Ocidental, para tratar dessa mesma questão na contemporaneidade. Os principais elementos a serem estudados são a caracterização e as particularidades do personagem do poeta, narrador-viajante da peça, através do qual se resgata o potencial mimético-teatral do épico antigo, assim como a adaptação do texto de Homero como 'processo', buscando entender suas motivações e limitações, e como 'produto', como objeto que expressa traços de determinado tempo e cultura, além de observar suas particularidades performanciais. Intentar-se-á, então, observar como tais recursos se integram no processo composicional, como os autores interpretam a narrativa homérica e como privilegiam os traços aproximativos das modernas audiências, enquadrados em seu "campo de experiência" e "horizonte de expectativa".
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-05T23:24:14Z
2022
2023-12-21T03:02:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/16660
url http://hdl.handle.net/11422/16660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Letras
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456029333258240