A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12599 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho acadêmico é discutir a arte no ensino fundamental no Brasil a partir do olhar docente, tomando como recorte uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada na zona norte do Rio de Janeiro. Tal pesquisa buscou compreender de que maneira a arte está inserida no espaço escolar, bem como qual é a formação acadêmica e cultural do professor dos anos iniciais no que tange às suas experiências artísticas. O referencial teórico ligado à arte-educação e à formação cultural docente baseou-se, principalmente, em: Barbosa, Fusari e Ferraz, bem como nas Leis de Diretrizes e Bases de 1971 e 1996 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1997. Para a coleta de dados da pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação de aulas de arte nas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental durante o ano de 2018 e um questionário estruturado para as professoras pedagogas das turmas observadas. A coleta e análise dos dados possibilitou uma reflexão sobre o espaço geralmente ocupado pela disciplina de arte no contexto escolar da escola pesquisada. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de arte em todas as escolas do país, não é dada ainda a essa área curricular a devida importância, se comparada com as demais disciplinas do currículo escolar. A arte em geral carece de um trabalho regular, efetivo e com maior valorização, o que envolve, principalmente, uma maior qualificação dos professores não especialistas. Verifica-se então que a obrigatoriedade desse ensino não é suficiente para garantir a qualidade do trabalho com essa disciplina no currículo escolar. Foi possível constatar também que há muito a avançar nesse quesito e que mudanças devem começar pela ação primeira do professor, um dos principais responsáveis pelo êxito ou não do ensino de arte na escola. |
id |
UFRJ_9c6756ac22803b6e43efa4b9c28b2712 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12599 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docenteEnsino de arteEnsino fundamentalFormação de professoresCurrículoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo deste trabalho acadêmico é discutir a arte no ensino fundamental no Brasil a partir do olhar docente, tomando como recorte uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada na zona norte do Rio de Janeiro. Tal pesquisa buscou compreender de que maneira a arte está inserida no espaço escolar, bem como qual é a formação acadêmica e cultural do professor dos anos iniciais no que tange às suas experiências artísticas. O referencial teórico ligado à arte-educação e à formação cultural docente baseou-se, principalmente, em: Barbosa, Fusari e Ferraz, bem como nas Leis de Diretrizes e Bases de 1971 e 1996 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1997. Para a coleta de dados da pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação de aulas de arte nas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental durante o ano de 2018 e um questionário estruturado para as professoras pedagogas das turmas observadas. A coleta e análise dos dados possibilitou uma reflexão sobre o espaço geralmente ocupado pela disciplina de arte no contexto escolar da escola pesquisada. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de arte em todas as escolas do país, não é dada ainda a essa área curricular a devida importância, se comparada com as demais disciplinas do currículo escolar. A arte em geral carece de um trabalho regular, efetivo e com maior valorização, o que envolve, principalmente, uma maior qualificação dos professores não especialistas. Verifica-se então que a obrigatoriedade desse ensino não é suficiente para garantir a qualidade do trabalho com essa disciplina no currículo escolar. Foi possível constatar também que há muito a avançar nesse quesito e que mudanças devem começar pela ação primeira do professor, um dos principais responsáveis pelo êxito ou não do ensino de arte na escola.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJGiambiagi, IreneCerdas, LucieneFernández, Silvina JuliaLeandro, Juliana Lima de Ataide2020-06-23T20:45:06Z2023-12-21T03:06:10Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLEANDRO, Juliana Lima de Ataide. A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12599Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente |
title |
A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente |
spellingShingle |
A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente Leandro, Juliana Lima de Ataide Ensino de arte Ensino fundamental Formação de professores Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente |
title_full |
A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente |
title_fullStr |
A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente |
title_full_unstemmed |
A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente |
title_sort |
A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente |
author |
Leandro, Juliana Lima de Ataide |
author_facet |
Leandro, Juliana Lima de Ataide |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Giambiagi, Irene Cerdas, Luciene Fernández, Silvina Julia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Juliana Lima de Ataide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de arte Ensino fundamental Formação de professores Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino de arte Ensino fundamental Formação de professores Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O objetivo deste trabalho acadêmico é discutir a arte no ensino fundamental no Brasil a partir do olhar docente, tomando como recorte uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada na zona norte do Rio de Janeiro. Tal pesquisa buscou compreender de que maneira a arte está inserida no espaço escolar, bem como qual é a formação acadêmica e cultural do professor dos anos iniciais no que tange às suas experiências artísticas. O referencial teórico ligado à arte-educação e à formação cultural docente baseou-se, principalmente, em: Barbosa, Fusari e Ferraz, bem como nas Leis de Diretrizes e Bases de 1971 e 1996 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1997. Para a coleta de dados da pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação de aulas de arte nas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental durante o ano de 2018 e um questionário estruturado para as professoras pedagogas das turmas observadas. A coleta e análise dos dados possibilitou uma reflexão sobre o espaço geralmente ocupado pela disciplina de arte no contexto escolar da escola pesquisada. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de arte em todas as escolas do país, não é dada ainda a essa área curricular a devida importância, se comparada com as demais disciplinas do currículo escolar. A arte em geral carece de um trabalho regular, efetivo e com maior valorização, o que envolve, principalmente, uma maior qualificação dos professores não especialistas. Verifica-se então que a obrigatoriedade desse ensino não é suficiente para garantir a qualidade do trabalho com essa disciplina no currículo escolar. Foi possível constatar também que há muito a avançar nesse quesito e que mudanças devem começar pela ação primeira do professor, um dos principais responsáveis pelo êxito ou não do ensino de arte na escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2020-06-23T20:45:06Z 2023-12-21T03:06:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEANDRO, Juliana Lima de Ataide. A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12599 |
identifier_str_mv |
LEANDRO, Juliana Lima de Ataide. A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456008417312768 |