O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes de Lima, João Francisco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838
Resumo: O artigo tematiza o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental realizado por professores graduados em Pedagogia, sem formação específica para esse componente curricular. O estudo, de caráter bibliográfico, destaca: uma retrospectiva histórica sobre o ensino de Arte no Brasil; aspectos teórico-metodológicos para o ensino de Arte, com ênfase à abordagem criada por Ana Mae Barbosa, baseada no “ler, contextualizar, fazer”; um mapeamento de referências da legislação brasileira para o ensino de Arte, incluindo a Base Nacional Curricular Comum. O estudo reforça a importância da formação contínua dos pedagogos que atuam no ensino de Arte e conclui que esse componente possui uma potência pedagógica em favor do desenvolvimento da condição estética e crítica dos estudantes. Sublinha, ainda, a necessidade de superação do ensino de Arte como atividade incidental, em favor de um ensino integrado e planejado.
id UEMG-2_ce4c6f4d16374b69b403b29f253d9c00
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4838
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamentalEnsino de ArtePedagogiaEducação InfantilEnsino FundamentalO artigo tematiza o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental realizado por professores graduados em Pedagogia, sem formação específica para esse componente curricular. O estudo, de caráter bibliográfico, destaca: uma retrospectiva histórica sobre o ensino de Arte no Brasil; aspectos teórico-metodológicos para o ensino de Arte, com ênfase à abordagem criada por Ana Mae Barbosa, baseada no “ler, contextualizar, fazer”; um mapeamento de referências da legislação brasileira para o ensino de Arte, incluindo a Base Nacional Curricular Comum. O estudo reforça a importância da formação contínua dos pedagogos que atuam no ensino de Arte e conclui que esse componente possui uma potência pedagógica em favor do desenvolvimento da condição estética e crítica dos estudantes. Sublinha, ainda, a necessidade de superação do ensino de Arte como atividade incidental, em favor de um ensino integrado e planejado.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/483810.24934/eef.v23i41.4838Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 110-1272317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838/3142Copyright (c) 2020 João Francisco Lopes de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes de Lima, João Francisco2020-12-18T23:09:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4838Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:09Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Lopes de Lima, João Francisco
Ensino de Arte
Pedagogia
Educação Infantil
Ensino Fundamental
title_short O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
author Lopes de Lima, João Francisco
author_facet Lopes de Lima, João Francisco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes de Lima, João Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Arte
Pedagogia
Educação Infantil
Ensino Fundamental
topic Ensino de Arte
Pedagogia
Educação Infantil
Ensino Fundamental
description O artigo tematiza o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental realizado por professores graduados em Pedagogia, sem formação específica para esse componente curricular. O estudo, de caráter bibliográfico, destaca: uma retrospectiva histórica sobre o ensino de Arte no Brasil; aspectos teórico-metodológicos para o ensino de Arte, com ênfase à abordagem criada por Ana Mae Barbosa, baseada no “ler, contextualizar, fazer”; um mapeamento de referências da legislação brasileira para o ensino de Arte, incluindo a Base Nacional Curricular Comum. O estudo reforça a importância da formação contínua dos pedagogos que atuam no ensino de Arte e conclui que esse componente possui uma potência pedagógica em favor do desenvolvimento da condição estética e crítica dos estudantes. Sublinha, ainda, a necessidade de superação do ensino de Arte como atividade incidental, em favor de um ensino integrado e planejado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838
10.24934/eef.v23i41.4838
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838
identifier_str_mv 10.24934/eef.v23i41.4838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838/3142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 João Francisco Lopes de Lima
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 João Francisco Lopes de Lima
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127
Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127
Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v23i41
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470272847872