O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838 |
Resumo: | O artigo tematiza o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental realizado por professores graduados em Pedagogia, sem formação específica para esse componente curricular. O estudo, de caráter bibliográfico, destaca: uma retrospectiva histórica sobre o ensino de Arte no Brasil; aspectos teórico-metodológicos para o ensino de Arte, com ênfase à abordagem criada por Ana Mae Barbosa, baseada no “ler, contextualizar, fazer”; um mapeamento de referências da legislação brasileira para o ensino de Arte, incluindo a Base Nacional Curricular Comum. O estudo reforça a importância da formação contínua dos pedagogos que atuam no ensino de Arte e conclui que esse componente possui uma potência pedagógica em favor do desenvolvimento da condição estética e crítica dos estudantes. Sublinha, ainda, a necessidade de superação do ensino de Arte como atividade incidental, em favor de um ensino integrado e planejado. |
id |
UEMG-2_ce4c6f4d16374b69b403b29f253d9c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4838 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamentalEnsino de ArtePedagogiaEducação InfantilEnsino FundamentalO artigo tematiza o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental realizado por professores graduados em Pedagogia, sem formação específica para esse componente curricular. O estudo, de caráter bibliográfico, destaca: uma retrospectiva histórica sobre o ensino de Arte no Brasil; aspectos teórico-metodológicos para o ensino de Arte, com ênfase à abordagem criada por Ana Mae Barbosa, baseada no “ler, contextualizar, fazer”; um mapeamento de referências da legislação brasileira para o ensino de Arte, incluindo a Base Nacional Curricular Comum. O estudo reforça a importância da formação contínua dos pedagogos que atuam no ensino de Arte e conclui que esse componente possui uma potência pedagógica em favor do desenvolvimento da condição estética e crítica dos estudantes. Sublinha, ainda, a necessidade de superação do ensino de Arte como atividade incidental, em favor de um ensino integrado e planejado.EDUEMG2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/483810.24934/eef.v23i41.4838Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 110-1272317-00931519-332210.24934/eef.v23i41reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838/3142Copyright (c) 2020 João Francisco Lopes de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes de Lima, João Francisco2020-12-18T23:09:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4838Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2020-12-18T23:09:09Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental Lopes de Lima, João Francisco Ensino de Arte Pedagogia Educação Infantil Ensino Fundamental |
title_short |
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O pedagogo docente e o ensino de arte na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Lopes de Lima, João Francisco |
author_facet |
Lopes de Lima, João Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes de Lima, João Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Arte Pedagogia Educação Infantil Ensino Fundamental |
topic |
Ensino de Arte Pedagogia Educação Infantil Ensino Fundamental |
description |
O artigo tematiza o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental realizado por professores graduados em Pedagogia, sem formação específica para esse componente curricular. O estudo, de caráter bibliográfico, destaca: uma retrospectiva histórica sobre o ensino de Arte no Brasil; aspectos teórico-metodológicos para o ensino de Arte, com ênfase à abordagem criada por Ana Mae Barbosa, baseada no “ler, contextualizar, fazer”; um mapeamento de referências da legislação brasileira para o ensino de Arte, incluindo a Base Nacional Curricular Comum. O estudo reforça a importância da formação contínua dos pedagogos que atuam no ensino de Arte e conclui que esse componente possui uma potência pedagógica em favor do desenvolvimento da condição estética e crítica dos estudantes. Sublinha, ainda, a necessidade de superação do ensino de Arte como atividade incidental, em favor de um ensino integrado e planejado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838 10.24934/eef.v23i41.4838 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v23i41.4838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838/3142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Francisco Lopes de Lima info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 João Francisco Lopes de Lima |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 23 No. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127 Educação em Foco; Vol. 23 Núm. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127 Educação em Foco; v. 23 n. 41 (2020): Educação em Foco; 110-127 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v23i41 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205470272847872 |