Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rampini, Pedro Filipe Campos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13630
Resumo: O nível de atividade de veículos leves de passageiros no setor de transportes é um importante elemento utilizado para dimensionar as demandas por energia e transporte nos estudos de planejamento. As técnicas utilizadas para a sua projeção estão tradicionalmente baseadas em relações macroeconômicas. No entanto, algumas mudanças estruturais vêm ocorrendo e existem indícios, sobretudo em países desenvolvidos, da desvinculação entre estas variáveis. Esta condição é evidenciada quando analisado o caso especifico dos veículos leves. As causas para o fenômeno em questão vêm sendo atribuídas a diversos condicionantes que alteram o comportamento do passageiro e que também podem ser observadas em países com diferentes contextos socioeconômicos. Este estudo possui como objetivo aproximar estes elementos ao cenário de evolução da mobilidade por veículos leves em países emergentes. Admitindo-se a existência de grandes perspectivas para a evolução da mobilidade nestes países, busca-se avaliar o impacto dos diferentes condicionantes na moderação deste crescimento, utilizando-se como estudo de caso o cenário brasileiro. Propõe-se um modelo para dimensionar a evolução desta categoria de veículos capaz de incorporar os efeitos discutidos, principalmente o de caráter demográfico. O nível de atividade dos cenários construídos neste estudo variou segundo as premissas adotadas, sendo o cenário inferior 15,1% menor que o cenário máximo no horizonte de 2050, e 11,6% menor que o cenário máximo em 2030.
id UFRJ_9d1c50d9ac8c9238697f890a23f90605
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13630
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Rampini, Pedro Filipe Camposhttp://lattes.cnpq.br/3187159193534447http://lattes.cnpq.br/3259365571522234Szklo, Alexandre SalemBorba, Bruno Soares Moreira CesarSchaeffer, Roberto2021-02-07T19:35:20Z2023-11-30T03:04:07Z2019-03http://hdl.handle.net/11422/13630O nível de atividade de veículos leves de passageiros no setor de transportes é um importante elemento utilizado para dimensionar as demandas por energia e transporte nos estudos de planejamento. As técnicas utilizadas para a sua projeção estão tradicionalmente baseadas em relações macroeconômicas. No entanto, algumas mudanças estruturais vêm ocorrendo e existem indícios, sobretudo em países desenvolvidos, da desvinculação entre estas variáveis. Esta condição é evidenciada quando analisado o caso especifico dos veículos leves. As causas para o fenômeno em questão vêm sendo atribuídas a diversos condicionantes que alteram o comportamento do passageiro e que também podem ser observadas em países com diferentes contextos socioeconômicos. Este estudo possui como objetivo aproximar estes elementos ao cenário de evolução da mobilidade por veículos leves em países emergentes. Admitindo-se a existência de grandes perspectivas para a evolução da mobilidade nestes países, busca-se avaliar o impacto dos diferentes condicionantes na moderação deste crescimento, utilizando-se como estudo de caso o cenário brasileiro. Propõe-se um modelo para dimensionar a evolução desta categoria de veículos capaz de incorporar os efeitos discutidos, principalmente o de caráter demográfico. O nível de atividade dos cenários construídos neste estudo variou segundo as premissas adotadas, sendo o cenário inferior 15,1% menor que o cenário máximo no horizonte de 2050, e 11,6% menor que o cenário máximo em 2030.The level of activity of light-duty vehicles (LDVs) for passengers in the transport sector is an important element used to determine energy and transportation demands in planning studies. The techniques used for these projections are traditionally based on macroeconomic correlations. However, some structural changes have been taking place and there is evidence, especially in developed countries, of the decoupling of these variables. This condition is evidenced when the specific case of light duty vehicles is analyzed. The causes for this phenomenon have been attributed to several factors. These ones are able to alter the passenger behavior and can also be observed in countries with different socioeconomic conditions. This study aims to apply these elements over the evolution scenario of light duty vehicles in emerging countries. Although there are great perspectives for the evolution of mobility in these nations, the study seeks to evaluate the impact of those different elements on moderating this growth. In this manner, it is shown a case study considering the Brazilian scenario. A modelling technique which is capable of incorporating these effects, especially those of demographic magnitude, is proposed to measure the evolution of this vehicle category. The scenarios proposed by this study varied according to the assumptions adopted. The level of activity in the lower scenario indicated results 15.1% below than those from the maximum scenario in 2050, and 11.6% below in 2030.Submitted by Natasha Valladão (natashasilvaa4@gmail.com) on 2021-02-07T19:35:20Z No. of bitstreams: 1 PedroFilipeCamposRampini-min.pdf: 1011779 bytes, checksum: c04db0b7450edacc0068334783cd38c5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-07T19:35:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PedroFilipeCamposRampini-min.pdf: 1011779 bytes, checksum: c04db0b7450edacc0068334783cd38c5 (MD5) Previous issue date: 2019-03porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Planejamento EnergéticoUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIASAtividade de veículos levesTransporte de passageirosMobilidade: BrasilNível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográficoLevel of activity of light-duty passenger vehicles in Brazil under the perspective of demographic growthinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALPedroFilipeCamposRampini-min.pdfPedroFilipeCamposRampini-min.pdfapplication/pdf1011779http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13630/1/PedroFilipeCamposRampini-min.pdfc04db0b7450edacc0068334783cd38c5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13630/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/136302023-11-30 00:04:07.258oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Level of activity of light-duty passenger vehicles in Brazil under the perspective of demographic growth
title Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico
spellingShingle Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico
Rampini, Pedro Filipe Campos
CNPQ::ENGENHARIAS
Atividade de veículos leves
Transporte de passageiros
Mobilidade: Brasil
title_short Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico
title_full Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico
title_fullStr Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico
title_full_unstemmed Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico
title_sort Nível de atividade em veículos leves de passageiros no Brasil à luz do crescimento demográfico
author Rampini, Pedro Filipe Campos
author_facet Rampini, Pedro Filipe Campos
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3187159193534447
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3259365571522234
dc.contributor.author.fl_str_mv Rampini, Pedro Filipe Campos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Szklo, Alexandre Salem
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Borba, Bruno Soares Moreira Cesar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schaeffer, Roberto
contributor_str_mv Szklo, Alexandre Salem
Borba, Bruno Soares Moreira Cesar
Schaeffer, Roberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Atividade de veículos leves
Transporte de passageiros
Mobilidade: Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade de veículos leves
Transporte de passageiros
Mobilidade: Brasil
description O nível de atividade de veículos leves de passageiros no setor de transportes é um importante elemento utilizado para dimensionar as demandas por energia e transporte nos estudos de planejamento. As técnicas utilizadas para a sua projeção estão tradicionalmente baseadas em relações macroeconômicas. No entanto, algumas mudanças estruturais vêm ocorrendo e existem indícios, sobretudo em países desenvolvidos, da desvinculação entre estas variáveis. Esta condição é evidenciada quando analisado o caso especifico dos veículos leves. As causas para o fenômeno em questão vêm sendo atribuídas a diversos condicionantes que alteram o comportamento do passageiro e que também podem ser observadas em países com diferentes contextos socioeconômicos. Este estudo possui como objetivo aproximar estes elementos ao cenário de evolução da mobilidade por veículos leves em países emergentes. Admitindo-se a existência de grandes perspectivas para a evolução da mobilidade nestes países, busca-se avaliar o impacto dos diferentes condicionantes na moderação deste crescimento, utilizando-se como estudo de caso o cenário brasileiro. Propõe-se um modelo para dimensionar a evolução desta categoria de veículos capaz de incorporar os efeitos discutidos, principalmente o de caráter demográfico. O nível de atividade dos cenários construídos neste estudo variou segundo as premissas adotadas, sendo o cenário inferior 15,1% menor que o cenário máximo no horizonte de 2050, e 11,6% menor que o cenário máximo em 2030.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-07T19:35:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13630
url http://hdl.handle.net/11422/13630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13630/1/PedroFilipeCamposRampini-min.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/13630/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c04db0b7450edacc0068334783cd38c5
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097194449567744