Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18339 |
Resumo: | Tendo em vista as grandes mudanças nas relações sociais e de consumo provocadas pela internet, dentre elas o advento do marketing digital, e considerando também os efeitos positivos que esse marketing pode trazer para as organizações, em especial às microempresas- que muitas vezes dispõem de um baixo orçamento ou enfrentam maiores dificuldades para se manter competitivas no mercado- esta pesquisa investiga a percepção e o uso das estratégias de marketing digital pelos microempreendedores, além das mudanças que essas estratégias causam na organização. O intuito é entender as principais características para a implementação do marketing digital em microempresas, bem como verificar o entendimento dos microempreendedores no que tange ao tema, verificar as principais dificuldades enfrentadas por esses empresários na implementação dessas estratégias e, por fim, analisar os resultados obtidos na organização após o início do uso do marketing digital. Para isso, utiliza-se um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços e, através de uma entrevista estruturada e análise de informações, obtém-se que há baixo investimento pela microempresa em marketing digital; além disso, verifica-se dificuldades relacionadas ao uso das ferramentas disponíveis e falta de planejamento e equipe capacitada para utilizar de maneira estratégica os benefícios do marketing digital e assim otimizar os resultados da empresa. Assim, constata-se que mais importante que adquirir ferramentas ou criar perfis em plataformas online, é importante investir em conhecimento e capacitação, para assim realizar um planejamento estratégico e, então, utilizar de maneira correta as ferramentas de marketing digital apropriadas para os objetivos do negócio. |
id |
UFRJ_9de7d4d1dbc767f4cb4e1ee313b57573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/18339 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviçosMarketing digitalMicroempresasEstratégia de marketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTendo em vista as grandes mudanças nas relações sociais e de consumo provocadas pela internet, dentre elas o advento do marketing digital, e considerando também os efeitos positivos que esse marketing pode trazer para as organizações, em especial às microempresas- que muitas vezes dispõem de um baixo orçamento ou enfrentam maiores dificuldades para se manter competitivas no mercado- esta pesquisa investiga a percepção e o uso das estratégias de marketing digital pelos microempreendedores, além das mudanças que essas estratégias causam na organização. O intuito é entender as principais características para a implementação do marketing digital em microempresas, bem como verificar o entendimento dos microempreendedores no que tange ao tema, verificar as principais dificuldades enfrentadas por esses empresários na implementação dessas estratégias e, por fim, analisar os resultados obtidos na organização após o início do uso do marketing digital. Para isso, utiliza-se um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços e, através de uma entrevista estruturada e análise de informações, obtém-se que há baixo investimento pela microempresa em marketing digital; além disso, verifica-se dificuldades relacionadas ao uso das ferramentas disponíveis e falta de planejamento e equipe capacitada para utilizar de maneira estratégica os benefícios do marketing digital e assim otimizar os resultados da empresa. Assim, constata-se que mais importante que adquirir ferramentas ou criar perfis em plataformas online, é importante investir em conhecimento e capacitação, para assim realizar um planejamento estratégico e, então, utilizar de maneira correta as ferramentas de marketing digital apropriadas para os objetivos do negócio.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJAfonso, Rita de Cassia Monteirohttp://lattes.cnpq.br/0953835537107990Silva, Aline Ribeiro Nunes2022-08-18T20:55:54Z2023-12-21T03:09:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Aline Ribeiro Nunes. Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/18339porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:10Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/18339Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços |
title |
Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços |
spellingShingle |
Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços Silva, Aline Ribeiro Nunes Marketing digital Microempresas Estratégia de marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços |
title_full |
Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços |
title_fullStr |
Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços |
title_sort |
Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços |
author |
Silva, Aline Ribeiro Nunes |
author_facet |
Silva, Aline Ribeiro Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Rita de Cassia Monteiro http://lattes.cnpq.br/0953835537107990 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Ribeiro Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Microempresas Estratégia de marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Marketing digital Microempresas Estratégia de marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Tendo em vista as grandes mudanças nas relações sociais e de consumo provocadas pela internet, dentre elas o advento do marketing digital, e considerando também os efeitos positivos que esse marketing pode trazer para as organizações, em especial às microempresas- que muitas vezes dispõem de um baixo orçamento ou enfrentam maiores dificuldades para se manter competitivas no mercado- esta pesquisa investiga a percepção e o uso das estratégias de marketing digital pelos microempreendedores, além das mudanças que essas estratégias causam na organização. O intuito é entender as principais características para a implementação do marketing digital em microempresas, bem como verificar o entendimento dos microempreendedores no que tange ao tema, verificar as principais dificuldades enfrentadas por esses empresários na implementação dessas estratégias e, por fim, analisar os resultados obtidos na organização após o início do uso do marketing digital. Para isso, utiliza-se um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços e, através de uma entrevista estruturada e análise de informações, obtém-se que há baixo investimento pela microempresa em marketing digital; além disso, verifica-se dificuldades relacionadas ao uso das ferramentas disponíveis e falta de planejamento e equipe capacitada para utilizar de maneira estratégica os benefícios do marketing digital e assim otimizar os resultados da empresa. Assim, constata-se que mais importante que adquirir ferramentas ou criar perfis em plataformas online, é importante investir em conhecimento e capacitação, para assim realizar um planejamento estratégico e, então, utilizar de maneira correta as ferramentas de marketing digital apropriadas para os objetivos do negócio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-18T20:55:54Z 2022 2023-12-21T03:09:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Aline Ribeiro Nunes. Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/18339 |
identifier_str_mv |
SILVA, Aline Ribeiro Nunes. Estratégias de marketing digital aplicadas às microempresas: um estudo de caso em uma microempresa do setor de serviços. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/18339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456032652001280 |