A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/685 |
Resumo: | Consideração do atual momento em que vive o mercado de cerveja no Brasil, especialmente o segmento de cervejas especiais que surgiu forte no país despertando a curiosidade e apreço dos consumidores. Desse modo, o presente estudo pretende contribuir para a construção do conhecimento sobre os fatores que influenciam o comportamento e as escolhas de consumidores de cervejas especiais aumentando também o entendimento do papel das experiências associadas ao seu consumo. Além dos dados referentes ao mercado de cervejas especiais, o estudo apresenta como embasamento teórico conceitos relacionados à cerveja, experiência de consumo, segmentação e diferenciação de mercado, posicionamento e imagem de marca, percepção de valor, comportamento do consumidor e os fatores que influenciam os comportamentos de consumo. O trabalho consistiu em pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada por meio de entrevistas em profundidade com cinco entrevistados, consumidores de cerveja artesanal. Notou-se que os resultados levantados no estudo conseguiram atingir seus objetivos iniciais, apresentando relevantes interpretações sobre o tema proposto e contribuindo para a compreensão das informações relacionadas aos comportamentos dos consumidores desse segmento. |
id |
UFRJ_9e3c7363e51d60821ea7a61d8815272c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/685 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Amanda de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/2652910030797348Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Cardoso, Monica Machadohttp://lattes.cnpq.br/3192570587798184Almeida, Alda Rosana Duarte de2016-07-28T20:31:17Z2023-11-30T03:01:09Z2013-12-11BARBOSA, Amanda. A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal. 2013. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/685Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-07-18T14:27:47Z No. of bitstreams: 1 ABarbosa.pdf: 1290354 bytes, checksum: 8c2ca55f294fd13cc9418141280dd8b7 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-28T20:31:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABarbosa.pdf: 1290354 bytes, checksum: 8c2ca55f294fd13cc9418141280dd8b7 (MD5) Previous issue date: 2013-12-11Consideração do atual momento em que vive o mercado de cerveja no Brasil, especialmente o segmento de cervejas especiais que surgiu forte no país despertando a curiosidade e apreço dos consumidores. Desse modo, o presente estudo pretende contribuir para a construção do conhecimento sobre os fatores que influenciam o comportamento e as escolhas de consumidores de cervejas especiais aumentando também o entendimento do papel das experiências associadas ao seu consumo. Além dos dados referentes ao mercado de cervejas especiais, o estudo apresenta como embasamento teórico conceitos relacionados à cerveja, experiência de consumo, segmentação e diferenciação de mercado, posicionamento e imagem de marca, percepção de valor, comportamento do consumidor e os fatores que influenciam os comportamentos de consumo. O trabalho consistiu em pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada por meio de entrevistas em profundidade com cinco entrevistados, consumidores de cerveja artesanal. Notou-se que os resultados levantados no estudo conseguiram atingir seus objetivos iniciais, apresentando relevantes interpretações sobre o tema proposto e contribuindo para a compreensão das informações relacionadas aos comportamentos dos consumidores desse segmento.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAExperiência de consumoCerveja artesanalComportamento do consumidorMarcaA busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALABarbosa.pdfABarbosa.pdfapplication/pdf1290354http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/685/1/ABarbosa.pdf8c2ca55f294fd13cc9418141280dd8b7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/685/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTABarbosa.pdf.txtABarbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain195750http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/685/3/ABarbosa.pdf.txt3a45727115ea436e2243267c4b77680eMD5311422/6852023-11-30 00:01:09.807oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal |
title |
A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal |
spellingShingle |
A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal Barbosa, Amanda de Menezes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Experiência de consumo Cerveja artesanal Comportamento do consumidor Marca |
title_short |
A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal |
title_full |
A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal |
title_fullStr |
A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal |
title_full_unstemmed |
A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal |
title_sort |
A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal |
author |
Barbosa, Amanda de Menezes |
author_facet |
Barbosa, Amanda de Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2652910030797348 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Amanda de Menezes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rett, Lucimara |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cardoso, Monica Machado |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3192570587798184 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Alda Rosana Duarte de |
contributor_str_mv |
Rett, Lucimara Cardoso, Monica Machado Almeida, Alda Rosana Duarte de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Experiência de consumo Cerveja artesanal Comportamento do consumidor Marca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência de consumo Cerveja artesanal Comportamento do consumidor Marca |
description |
Consideração do atual momento em que vive o mercado de cerveja no Brasil, especialmente o segmento de cervejas especiais que surgiu forte no país despertando a curiosidade e apreço dos consumidores. Desse modo, o presente estudo pretende contribuir para a construção do conhecimento sobre os fatores que influenciam o comportamento e as escolhas de consumidores de cervejas especiais aumentando também o entendimento do papel das experiências associadas ao seu consumo. Além dos dados referentes ao mercado de cervejas especiais, o estudo apresenta como embasamento teórico conceitos relacionados à cerveja, experiência de consumo, segmentação e diferenciação de mercado, posicionamento e imagem de marca, percepção de valor, comportamento do consumidor e os fatores que influenciam os comportamentos de consumo. O trabalho consistiu em pesquisa qualitativa do tipo exploratória realizada por meio de entrevistas em profundidade com cinco entrevistados, consumidores de cerveja artesanal. Notou-se que os resultados levantados no estudo conseguiram atingir seus objetivos iniciais, apresentando relevantes interpretações sobre o tema proposto e contribuindo para a compreensão das informações relacionadas aos comportamentos dos consumidores desse segmento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-28T20:31:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Amanda. A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal. 2013. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/685 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Amanda. A busca pelo encantamento: a experiência de consumo associada à cerveja artesanal. 2013. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/685/1/ABarbosa.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/685/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/685/3/ABarbosa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c2ca55f294fd13cc9418141280dd8b7 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 3a45727115ea436e2243267c4b77680e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097067324407808 |