Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3186 |
Resumo: | Analisa como o processo da laicidade, bem como o ensino religioso tem sido percebidos na literatura acadêmica e também por estudantes do curso de licenciatura. Para isso propusemos a compreender o conceito de laicidade, que nos levou a buscar o entendimento de outros aspectos relacionados como: secularização, relação entre laicidade e ensino religioso, principalmente nas instituições públicas de ensino. A partir disso buscamos compreender as percepções de autores que tratam dessa temática e também de um grupo de estudantes de licenciatura em torno da temática. Para isso, recorremos ao banco de dados Sciello, de onde extraímos trinta e nove textos, fazendo uma revisão bibliográfica e recorremos também a dicionários especializados. Quanto a parte empírica, foi feita uma pesquisa em uma turma de licenciatura (14 alunos), sendo utilizado um questionário através do qual buscamos traçar um perfil dos estudantes participantes e também verificarmos qual o entendimento deles sobre a temática. No que se refere aos resultados, percebemos que o ensino religioso nas escolas públicas continua sendo algo de muita polêmica e discussão entre os teóricos, bem como entre profissionais da educação e que o problema se avoluma uma vez que não há um currículo mínimo para a formação básica, assim como para a formação de docentes voltada para essa disciplina. A pesquisa com os licenciandos nos aponta que, pela importância do tema laicidade ele ainda é pouco discutido no espaço de formação acadêmica, mesmo sendo esse o local onde muitos estudantes se depararão com o tema pela primeira vez. Esses resultados nos permite inferir que tratar da questão da relação laicidade e educação na formação de professores nos cursos de licenciaturas é relevante para romper com preconceitos, desconfortos e conflitos no âmbito das práticas educativas escolares, tal evidenciado no texto de Cavaliere (2007). |
id |
UFRJ_9f321a1d759b68f77ce35b63223b2f65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3186 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciaturaEnsino religiosoEscola públicaLiberdade religiosaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOAnalisa como o processo da laicidade, bem como o ensino religioso tem sido percebidos na literatura acadêmica e também por estudantes do curso de licenciatura. Para isso propusemos a compreender o conceito de laicidade, que nos levou a buscar o entendimento de outros aspectos relacionados como: secularização, relação entre laicidade e ensino religioso, principalmente nas instituições públicas de ensino. A partir disso buscamos compreender as percepções de autores que tratam dessa temática e também de um grupo de estudantes de licenciatura em torno da temática. Para isso, recorremos ao banco de dados Sciello, de onde extraímos trinta e nove textos, fazendo uma revisão bibliográfica e recorremos também a dicionários especializados. Quanto a parte empírica, foi feita uma pesquisa em uma turma de licenciatura (14 alunos), sendo utilizado um questionário através do qual buscamos traçar um perfil dos estudantes participantes e também verificarmos qual o entendimento deles sobre a temática. No que se refere aos resultados, percebemos que o ensino religioso nas escolas públicas continua sendo algo de muita polêmica e discussão entre os teóricos, bem como entre profissionais da educação e que o problema se avoluma uma vez que não há um currículo mínimo para a formação básica, assim como para a formação de docentes voltada para essa disciplina. A pesquisa com os licenciandos nos aponta que, pela importância do tema laicidade ele ainda é pouco discutido no espaço de formação acadêmica, mesmo sendo esse o local onde muitos estudantes se depararão com o tema pela primeira vez. Esses resultados nos permite inferir que tratar da questão da relação laicidade e educação na formação de professores nos cursos de licenciaturas é relevante para romper com preconceitos, desconfortos e conflitos no âmbito das práticas educativas escolares, tal evidenciado no texto de Cavaliere (2007).Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJFlores, Maria José Batista Pintohttp://lattes.cnpq.br/4452355484066620Nascimento, Maria das Graças Chagas de Arrudahttp://lattes.cnpq.br/0609119454872844Tello, Ana Maria SacrárioSantos, Sidney Araujo dos2017-11-16T11:04:49Z2023-12-21T03:03:51Z2015-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Sidney Araujo dos. Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://hdl.handle.net/11422/3186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/3186Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura |
title |
Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura |
spellingShingle |
Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura Santos, Sidney Araujo dos Ensino religioso Escola pública Liberdade religiosa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura |
title_full |
Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura |
title_fullStr |
Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura |
title_full_unstemmed |
Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura |
title_sort |
Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura |
author |
Santos, Sidney Araujo dos |
author_facet |
Santos, Sidney Araujo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Maria José Batista Pinto http://lattes.cnpq.br/4452355484066620 Nascimento, Maria das Graças Chagas de Arruda http://lattes.cnpq.br/0609119454872844 Tello, Ana Maria Sacrário |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sidney Araujo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino religioso Escola pública Liberdade religiosa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
topic |
Ensino religioso Escola pública Liberdade religiosa CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
Analisa como o processo da laicidade, bem como o ensino religioso tem sido percebidos na literatura acadêmica e também por estudantes do curso de licenciatura. Para isso propusemos a compreender o conceito de laicidade, que nos levou a buscar o entendimento de outros aspectos relacionados como: secularização, relação entre laicidade e ensino religioso, principalmente nas instituições públicas de ensino. A partir disso buscamos compreender as percepções de autores que tratam dessa temática e também de um grupo de estudantes de licenciatura em torno da temática. Para isso, recorremos ao banco de dados Sciello, de onde extraímos trinta e nove textos, fazendo uma revisão bibliográfica e recorremos também a dicionários especializados. Quanto a parte empírica, foi feita uma pesquisa em uma turma de licenciatura (14 alunos), sendo utilizado um questionário através do qual buscamos traçar um perfil dos estudantes participantes e também verificarmos qual o entendimento deles sobre a temática. No que se refere aos resultados, percebemos que o ensino religioso nas escolas públicas continua sendo algo de muita polêmica e discussão entre os teóricos, bem como entre profissionais da educação e que o problema se avoluma uma vez que não há um currículo mínimo para a formação básica, assim como para a formação de docentes voltada para essa disciplina. A pesquisa com os licenciandos nos aponta que, pela importância do tema laicidade ele ainda é pouco discutido no espaço de formação acadêmica, mesmo sendo esse o local onde muitos estudantes se depararão com o tema pela primeira vez. Esses resultados nos permite inferir que tratar da questão da relação laicidade e educação na formação de professores nos cursos de licenciaturas é relevante para romper com preconceitos, desconfortos e conflitos no âmbito das práticas educativas escolares, tal evidenciado no texto de Cavaliere (2007). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 2017-11-16T11:04:49Z 2023-12-21T03:03:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Sidney Araujo dos. Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. http://hdl.handle.net/11422/3186 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Sidney Araujo dos. Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455964290088960 |