Modelagem e simulação de um reator de hidrodessulfurização de diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Arthur da Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gomes, Rafael de Carvalho, Negris, Shilton Thompson Cruz
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/20414
Resumo: No presente trabalho, uma unidade de hidrotratamento de diesel atmosférico foi implementado no simulador de processos Unisim Design, para estudar as cinéticas das reações de hidrodessulfurização que ocorrem no reator e os subsequentes processos de separação existentes na unidade. No desenvolvimento do trabalho, um modelo cinético rigoroso desenvolvido por Vanrysselberghe e Froment em 1996 foi adotado para descrever as reações de hidrodessulfurização. Este modelo é baseado em equações de taxa de Langmuir- Hinshelwood para a decomposição do dibenzotiofeno através de duas rotas paralelas, a hidrogenólise e a hidrogenação. O principal objetivo foi a obtenção de um diesel com concentração de enxofre abaixo de 50 ppm se enquadrando nos parâmetros informados na nova Lei Brasileira de Regulação de Combustíveis. Este objetivo foi alcançado utilizando parâmetros operacionais provenientes do estudo de sensibilidade feito a partir da variação dos parâmetros operacionais principais, sendo eles a temperatura de reação, a pressão total do sistema, a velocidade espacial da carga através do leito catalítico e a razão entre hidrogênio e óleo.
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No. of bitstreams: 1 ACAndré.pdf: 1244628 bytes, checksum: 913ac3c7a1426eb21854887a160e5d50 (MD5) Previous issue date: 2012-07No presente trabalho, uma unidade de hidrotratamento de diesel atmosférico foi implementado no simulador de processos Unisim Design, para estudar as cinéticas das reações de hidrodessulfurização que ocorrem no reator e os subsequentes processos de separação existentes na unidade. No desenvolvimento do trabalho, um modelo cinético rigoroso desenvolvido por Vanrysselberghe e Froment em 1996 foi adotado para descrever as reações de hidrodessulfurização. Este modelo é baseado em equações de taxa de Langmuir- Hinshelwood para a decomposição do dibenzotiofeno através de duas rotas paralelas, a hidrogenólise e a hidrogenação. O principal objetivo foi a obtenção de um diesel com concentração de enxofre abaixo de 50 ppm se enquadrando nos parâmetros informados na nova Lei Brasileira de Regulação de Combustíveis. Este objetivo foi alcançado utilizando parâmetros operacionais provenientes do estudo de sensibilidade feito a partir da variação dos parâmetros operacionais principais, sendo eles a temperatura de reação, a pressão total do sistema, a velocidade espacial da carga através do leito catalítico e a razão entre hidrogênio e óleo.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de QuímicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICAHidrodessulfurizaçãoCinéticaDieselHidrotratamentoModelagem e simulação de um reator de hidrodessulfurização de dieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20414/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALACAndré.pdfACAndré.pdfapplication/pdf1244628http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/20414/1/ACAndr%C3%A9.pdf913ac3c7a1426eb21854887a160e5d50MD5111422/204142023-11-30 00:00:39.057oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:00:39Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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