O spanglish na obra Borderlands/la frontera: the new mestiza, de Gloria Anzaldúa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/14304 |
Resumo: | Esse trabalho monográfico tem como tema a importância do spanglish em Borderlands/La Frontera: The New Mestiza, uma das obras mais importantes da autora chicana Gloria Anzaldúa. A partir das suas experiências e história, Anzaldúa ressignificou a imagem e o valor do sujeito da fronteira. Por essa razão, entendeu-se ser relevante, na presente pesquisa, a abordagem da biografia da autora, pois sua história de vida está intimamente ligada à realização desse clássico da literatura chicana. Sua transparência, força e persistência motivaram outras autoras chicanas, que se identificaram com a sua vivência e opinião, sentindo-se impulsionadas a lutar pelo seu espaço e valorização de sua identidade através da escrita. Para a materialização da presente monografia, foi fundamental o seguinte aporte teórico: Maher (2007), Megale Siano (2017) e Zolin Vesz (2015, 2016), para tratar de translinguismo; e Fernádez-Ulloa (2004), Nginios (2011) e Piña-Rosales (2008), na aproximação ao spanglish. Ao longo do trabalho, outros autores também são citados, contribuindo para o desenvolvimento dessa monografia. Ademais, foi trabalhada a visão geral de Borderlands/La Frontera: The New Mestiza e explicada a importância do spanglish na escrita de Anzaldúa. Por último, foi feita uma análise de um dos seus poemas, presente na obra Borderlands, que dialoga diretamente com o tema aqui em destaque. |
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O spanglish na obra Borderlands/la frontera: the new mestiza, de Gloria AnzaldúaLíngua espanholaLíngua inglesaDialetoDiversidade culturalFronteirasEstados UnidosMéxicoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASEsse trabalho monográfico tem como tema a importância do spanglish em Borderlands/La Frontera: The New Mestiza, uma das obras mais importantes da autora chicana Gloria Anzaldúa. A partir das suas experiências e história, Anzaldúa ressignificou a imagem e o valor do sujeito da fronteira. Por essa razão, entendeu-se ser relevante, na presente pesquisa, a abordagem da biografia da autora, pois sua história de vida está intimamente ligada à realização desse clássico da literatura chicana. Sua transparência, força e persistência motivaram outras autoras chicanas, que se identificaram com a sua vivência e opinião, sentindo-se impulsionadas a lutar pelo seu espaço e valorização de sua identidade através da escrita. Para a materialização da presente monografia, foi fundamental o seguinte aporte teórico: Maher (2007), Megale Siano (2017) e Zolin Vesz (2015, 2016), para tratar de translinguismo; e Fernádez-Ulloa (2004), Nginios (2011) e Piña-Rosales (2008), na aproximação ao spanglish. Ao longo do trabalho, outros autores também são citados, contribuindo para o desenvolvimento dessa monografia. Ademais, foi trabalhada a visão geral de Borderlands/La Frontera: The New Mestiza e explicada a importância do spanglish na escrita de Anzaldúa. Por último, foi feita uma análise de um dos seus poemas, presente na obra Borderlands, que dialoga diretamente com o tema aqui em destaque.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJSilva, Luciano Prado dahttp://lattes.cnpq.br/5274835789278757Santos, Marco Antonio da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3103434972964034Silva, Carolina Perez Suarez da2021-05-13T13:14:30Z2023-12-21T03:07:48Z2021-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/14304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14304Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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