Houve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velloso, Felipe Gustavo Lucchesi
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4707
Resumo: Observação fundamentada para as seguintes questões prévias: A indústria automobilística brasileira, durante os anos de 2008 a 2014, apresentou indícios concretos de estar passando por um processo de desindustrialização? Se sim, essa suposta tendência estaria concentrada em algum setor específico ou na indústria automotiva como um todo? Para conseguir responder essas perguntas, a metodologia de pesquisa se pautou, primeiramente, numa revisão teórica do tema desindustrialização e dos aspectos por detrás da cadeia de valor da indústria automobilística, após forte onda globalizante na década de 1990. Posteriormente, foram utilizados alguns indicadores industriais de desempenho (VA, VTI, VTI/VBPI, produtividade, emprego, intensidade dos serviços industriais, taxa de investimento e receita líquida de vendas), para que se pudesse analisar a evolução da estrutura produtiva no período escolhido. O intuito dessa etapa do trabalho foi entender como o comportamento das variáveis no período foi influenciado pela dinâmica da cadeia de valor do setor e o quanto esse comportamento foi determinante para se afirmar ou não que houve um processo de desindustrialização em curso. O entendimento acerca dos movimentos dos indicadores de desempenho industrial somado ao conhecimento do referencial teórico (desindustrialização e cadeia de valor automobilística) foi essencial para a elaboração de um diagnóstico final ao trabalho. A conclusão da pesquisa foi a seguinte: o setor automobilístico brasileiro, durante o período de 2008 a 2014, apresentou sinais inquietantes de estar passando por um processo desindustrializante, sendo o setor de autopeças onde o processo se demonstrou mais intenso. Por ser um setor majoritariamente formado por fornecedoras nacionais pouco competitivas dentro da lógica organizacional da cadeia de valor automotiva, o problema foi e continua sendo inevitavelmente maior e mais perverso em termos de estrutura produtiva.
id UFRJ_a278b59b874f4a3097f53b64cad20bd2
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4707
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Velloso, Felipe Gustavo Lucchesihttp://lattes.cnpq.br/7071148421168484Prochnik, Victor2018-08-28T20:43:49Z2023-11-30T03:02:20Z2017-09http://hdl.handle.net/11422/4707Submitted by Viviane Almeida (almdviviane@gmail.com) on 2018-04-25T15:19:20Z No. of bitstreams: 1 Mon_2017.01.pdf: 569408 bytes, checksum: 295ec7963aa315d14361cae26ff2b1d6 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecidateixeira@ccje.ufrj.br) on 2018-08-28T20:43:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Mon_2017.01.pdf: 569408 bytes, checksum: 295ec7963aa315d14361cae26ff2b1d6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-28T20:43:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mon_2017.01.pdf: 569408 bytes, checksum: 295ec7963aa315d14361cae26ff2b1d6 (MD5) Previous issue date: 2017-09Observação fundamentada para as seguintes questões prévias: A indústria automobilística brasileira, durante os anos de 2008 a 2014, apresentou indícios concretos de estar passando por um processo de desindustrialização? Se sim, essa suposta tendência estaria concentrada em algum setor específico ou na indústria automotiva como um todo? Para conseguir responder essas perguntas, a metodologia de pesquisa se pautou, primeiramente, numa revisão teórica do tema desindustrialização e dos aspectos por detrás da cadeia de valor da indústria automobilística, após forte onda globalizante na década de 1990. Posteriormente, foram utilizados alguns indicadores industriais de desempenho (VA, VTI, VTI/VBPI, produtividade, emprego, intensidade dos serviços industriais, taxa de investimento e receita líquida de vendas), para que se pudesse analisar a evolução da estrutura produtiva no período escolhido. O intuito dessa etapa do trabalho foi entender como o comportamento das variáveis no período foi influenciado pela dinâmica da cadeia de valor do setor e o quanto esse comportamento foi determinante para se afirmar ou não que houve um processo de desindustrialização em curso. O entendimento acerca dos movimentos dos indicadores de desempenho industrial somado ao conhecimento do referencial teórico (desindustrialização e cadeia de valor automobilística) foi essencial para a elaboração de um diagnóstico final ao trabalho. A conclusão da pesquisa foi a seguinte: o setor automobilístico brasileiro, durante o período de 2008 a 2014, apresentou sinais inquietantes de estar passando por um processo desindustrializante, sendo o setor de autopeças onde o processo se demonstrou mais intenso. Por ser um setor majoritariamente formado por fornecedoras nacionais pouco competitivas dentro da lógica organizacional da cadeia de valor automotiva, o problema foi e continua sendo inevitavelmente maior e mais perverso em termos de estrutura produtiva.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::BALANCO DE PAGAMENTOS FINANCAS INTERNACIONAISIndústria automobilísticaBrasilDesindustrializaçãoCadeias Globais de ValorProdução industrialComércio exteriorHouve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMon_2017.01.pdfMon_2017.01.pdfapplication/pdf569408http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4707/1/Mon_2017.01.pdf295ec7963aa315d14361cae26ff2b1d6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4707/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/47072023-11-30 00:02:20.348oai:pantheon.ufrj.br:11422/4707TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:20Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Houve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?
title Houve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?
spellingShingle Houve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?
Velloso, Felipe Gustavo Lucchesi
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::BALANCO DE PAGAMENTOS FINANCAS INTERNACIONAIS
Indústria automobilística
Brasil
Desindustrialização
Cadeias Globais de Valor
Produção industrial
Comércio exterior
title_short Houve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?
title_full Houve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?
title_fullStr Houve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?
title_full_unstemmed Houve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?
title_sort Houve desindustrialização no setor automobilístico brasileiro no período 2008- 2014?
author Velloso, Felipe Gustavo Lucchesi
author_facet Velloso, Felipe Gustavo Lucchesi
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7071148421168484
dc.contributor.author.fl_str_mv Velloso, Felipe Gustavo Lucchesi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prochnik, Victor
contributor_str_mv Prochnik, Victor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::BALANCO DE PAGAMENTOS FINANCAS INTERNACIONAIS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::BALANCO DE PAGAMENTOS FINANCAS INTERNACIONAIS
Indústria automobilística
Brasil
Desindustrialização
Cadeias Globais de Valor
Produção industrial
Comércio exterior
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria automobilística
Brasil
Desindustrialização
Cadeias Globais de Valor
Produção industrial
Comércio exterior
description Observação fundamentada para as seguintes questões prévias: A indústria automobilística brasileira, durante os anos de 2008 a 2014, apresentou indícios concretos de estar passando por um processo de desindustrialização? Se sim, essa suposta tendência estaria concentrada em algum setor específico ou na indústria automotiva como um todo? Para conseguir responder essas perguntas, a metodologia de pesquisa se pautou, primeiramente, numa revisão teórica do tema desindustrialização e dos aspectos por detrás da cadeia de valor da indústria automobilística, após forte onda globalizante na década de 1990. Posteriormente, foram utilizados alguns indicadores industriais de desempenho (VA, VTI, VTI/VBPI, produtividade, emprego, intensidade dos serviços industriais, taxa de investimento e receita líquida de vendas), para que se pudesse analisar a evolução da estrutura produtiva no período escolhido. O intuito dessa etapa do trabalho foi entender como o comportamento das variáveis no período foi influenciado pela dinâmica da cadeia de valor do setor e o quanto esse comportamento foi determinante para se afirmar ou não que houve um processo de desindustrialização em curso. O entendimento acerca dos movimentos dos indicadores de desempenho industrial somado ao conhecimento do referencial teórico (desindustrialização e cadeia de valor automobilística) foi essencial para a elaboração de um diagnóstico final ao trabalho. A conclusão da pesquisa foi a seguinte: o setor automobilístico brasileiro, durante o período de 2008 a 2014, apresentou sinais inquietantes de estar passando por um processo desindustrializante, sendo o setor de autopeças onde o processo se demonstrou mais intenso. Por ser um setor majoritariamente formado por fornecedoras nacionais pouco competitivas dentro da lógica organizacional da cadeia de valor automotiva, o problema foi e continua sendo inevitavelmente maior e mais perverso em termos de estrutura produtiva.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-28T20:43:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4707
url http://hdl.handle.net/11422/4707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4707/1/Mon_2017.01.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/4707/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 295ec7963aa315d14361cae26ff2b1d6
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097108624670720