As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosemere Rolim da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/873
Resumo: Investigates the perceptions of high school teachers from CIEP Brizolão 165 - Brig Sergio Carvalho on the use of information and communication technology. Public policies for High School are presented and the consequent challenges for teachers; ICT integration in teaching and the challenges faced by teachers, also the perceptions of teachers on the use of ICTs in education and their influences on the integration process ; we present the methodological options that have underpinned this study and the results obtained with the questionnaire, from which we obtained indicators that allowed us to make possible deductions and inferences and analysis of these results in order to bring thoughts on the perceptions of these teachers about the use of ICTs.
id UFRJ_a4bbb05759c86a99cbbac6dcc413b6e7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/873
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educaçãoTecnologia de informação e comunicaçãoTecnologia educacionalEstudo e ensinoInformation technologyTeach and learnCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALInvestigates the perceptions of high school teachers from CIEP Brizolão 165 - Brig Sergio Carvalho on the use of information and communication technology. Public policies for High School are presented and the consequent challenges for teachers; ICT integration in teaching and the challenges faced by teachers, also the perceptions of teachers on the use of ICTs in education and their influences on the integration process ; we present the methodological options that have underpinned this study and the results obtained with the questionnaire, from which we obtained indicators that allowed us to make possible deductions and inferences and analysis of these results in order to bring thoughts on the perceptions of these teachers about the use of ICTs.Investiga as percepções dos professores do ensino médio do Ciep Brizolão 165 – Brigadeiro Sérgio Carvalho quanto à utilização das tecnologias da informação e da comunicação. São apresentadas as políticas públicas para o ensino médio e os consequentes desafios colocados aos professores; a integração das TICs no ensino e os desafios enfrentados pelos professores, como também as percepções dos professores sobre o uso de TICs na educação e suas influências no processo de integração; apresenta-se as opções metodológicas que embasaram o presente estudo e os resultados obtidos com o questionário, do qual se obteve indicadores que nos permitiram fazer possíveis deduções e inferências e a análise desses resultados no sentido de trazer reflexões sobre as percepções desses professores sobre o uso das TICs.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto NUTES de Educação em Ciências e SaúdePrograma de Pós-graduação em Educação em Ciências e SaúdeUFRJGiannella, Taís Rabettihttp://lattes.cnpq.br/3610751337445829http://lattes.cnpq.br/6019163743847810Espíndola, Marina Bazzo dehttp://lattes.cnpq.br/5709091266789432Duarte, Silvia Esteveshttp://lattes.cnpq.br/2718575130525311Silva, Rosemere Rolim da2016-10-13T15:54:15Z2023-12-21T03:03:17Z2011-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:17Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/873Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:17Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação
title As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação
spellingShingle As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação
Silva, Rosemere Rolim da
Tecnologia de informação e comunicação
Tecnologia educacional
Estudo e ensino
Information technology
Teach and learn
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação
title_full As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação
title_fullStr As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação
title_full_unstemmed As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação
title_sort As percepções dos professores do ensino médio sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação
author Silva, Rosemere Rolim da
author_facet Silva, Rosemere Rolim da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giannella, Taís Rabetti
http://lattes.cnpq.br/3610751337445829
http://lattes.cnpq.br/6019163743847810
Espíndola, Marina Bazzo de
http://lattes.cnpq.br/5709091266789432
Duarte, Silvia Esteves
http://lattes.cnpq.br/2718575130525311
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosemere Rolim da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia de informação e comunicação
Tecnologia educacional
Estudo e ensino
Information technology
Teach and learn
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Tecnologia de informação e comunicação
Tecnologia educacional
Estudo e ensino
Information technology
Teach and learn
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description Investigates the perceptions of high school teachers from CIEP Brizolão 165 - Brig Sergio Carvalho on the use of information and communication technology. Public policies for High School are presented and the consequent challenges for teachers; ICT integration in teaching and the challenges faced by teachers, also the perceptions of teachers on the use of ICTs in education and their influences on the integration process ; we present the methodological options that have underpinned this study and the results obtained with the questionnaire, from which we obtained indicators that allowed us to make possible deductions and inferences and analysis of these results in order to bring thoughts on the perceptions of these teachers about the use of ICTs.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-09
2016-10-13T15:54:15Z
2023-12-21T03:03:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/873
url http://hdl.handle.net/11422/873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958034284544