Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12888 |
Resumo: | Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a gestão democrática é incluída na lei como princípio do ensino público no país. Mediante a isso, observa-se uma discussão no campo educacional em busca de compreender o processo democrático no espaço escolar, ao passo em que o país se reestrutura como democracia. Sendo assim, através desse estudo, pretende-se analisar um instrumento da gestão escolar, o plano de gestão, e como esse dialoga com os pressupostos da gestão democrática. A partir de uma análise das normativas do processo de seleção de gestores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, buscamos analisar o planejamento educacional como meio e fim das práticas da gestão democrática. Esse estudo se apresenta como uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa. O aporte teórico dessa monografia se constitui de autores como Paro, Amaral, Bordignon, Fernández, dentre outros. Além disso, analisamos a Constituição Federal de 1988, a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2001 e de 2014; e normativas educacionais do município do Rio de Janeiro. Concluímos que as legislações acerca da gestão democrática contribuem para a construção de uma cultura democrática no espaço escolar, todavia essas não são garantidoras da encenação dessas políticas, visto que a discricionariedade dos atores ali envolvidos ressignificam o texto no contexto da prática. |
id |
UFRJ_a97cbfcbbab87722562ea7a6a268b303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12888 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de JaneiroAdministração da educaçãoGestão democráticaEscola públicaPlanejamento educacionalLegislação escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALCom a promulgação da Constituição Federal de 1988, a gestão democrática é incluída na lei como princípio do ensino público no país. Mediante a isso, observa-se uma discussão no campo educacional em busca de compreender o processo democrático no espaço escolar, ao passo em que o país se reestrutura como democracia. Sendo assim, através desse estudo, pretende-se analisar um instrumento da gestão escolar, o plano de gestão, e como esse dialoga com os pressupostos da gestão democrática. A partir de uma análise das normativas do processo de seleção de gestores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, buscamos analisar o planejamento educacional como meio e fim das práticas da gestão democrática. Esse estudo se apresenta como uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa. O aporte teórico dessa monografia se constitui de autores como Paro, Amaral, Bordignon, Fernández, dentre outros. Além disso, analisamos a Constituição Federal de 1988, a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2001 e de 2014; e normativas educacionais do município do Rio de Janeiro. Concluímos que as legislações acerca da gestão democrática contribuem para a construção de uma cultura democrática no espaço escolar, todavia essas não são garantidoras da encenação dessas políticas, visto que a discricionariedade dos atores ali envolvidos ressignificam o texto no contexto da prática.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJAmaral, Daniela Patti doFernández, Silvina JuliaCastro, Marcela Moraes deNascimento, Débora Silva Quirino do2020-08-11T13:18:31Z2023-12-21T03:07:50Z2020-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNASCIMENTO, Débora Silva Quirino do. Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.http://hdl.handle.net/11422/12888porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:50Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12888Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:50Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro |
title |
Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro Nascimento, Débora Silva Quirino do Administração da educação Gestão democrática Escola pública Planejamento educacional Legislação escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
title_short |
Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro |
title_full |
Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro |
title_sort |
Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro |
author |
Nascimento, Débora Silva Quirino do |
author_facet |
Nascimento, Débora Silva Quirino do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Daniela Patti do Fernández, Silvina Julia Castro, Marcela Moraes de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Débora Silva Quirino do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração da educação Gestão democrática Escola pública Planejamento educacional Legislação escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
topic |
Administração da educação Gestão democrática Escola pública Planejamento educacional Legislação escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL |
description |
Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a gestão democrática é incluída na lei como princípio do ensino público no país. Mediante a isso, observa-se uma discussão no campo educacional em busca de compreender o processo democrático no espaço escolar, ao passo em que o país se reestrutura como democracia. Sendo assim, através desse estudo, pretende-se analisar um instrumento da gestão escolar, o plano de gestão, e como esse dialoga com os pressupostos da gestão democrática. A partir de uma análise das normativas do processo de seleção de gestores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, buscamos analisar o planejamento educacional como meio e fim das práticas da gestão democrática. Esse estudo se apresenta como uma pesquisa documental e bibliográfica de natureza qualitativa. O aporte teórico dessa monografia se constitui de autores como Paro, Amaral, Bordignon, Fernández, dentre outros. Além disso, analisamos a Constituição Federal de 1988, a Lei De Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, o Plano Nacional de Educação de 2001 e de 2014; e normativas educacionais do município do Rio de Janeiro. Concluímos que as legislações acerca da gestão democrática contribuem para a construção de uma cultura democrática no espaço escolar, todavia essas não são garantidoras da encenação dessas políticas, visto que a discricionariedade dos atores ali envolvidos ressignificam o texto no contexto da prática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-11T13:18:31Z 2020-06-18 2023-12-21T03:07:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Débora Silva Quirino do. Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. http://hdl.handle.net/11422/12888 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Débora Silva Quirino do. Plano de gestão: um estudo sobre sua relação com a gestão democrática na rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456009545580544 |