Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16823
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar as seguintes coleções de livros didáticos de biologia para o ensino médio com relação à abordagem dos temas “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Mudanças Climáticas”: - “Biologia”, autora Vivian L. Mendonça. - “Biologia Hoje”, autores Fernando Gewandsznajder e Sérgio Linhares - “Coleção Biologia”, autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho Foi realizada uma verificação do número de páginas referentes aos temas nas coleções para comparar o quanto os assuntos ocupam em cada volume, o número de exercícios, além da quantidade e dos tipos de atividades complementares sugeridas. Além, disso foram analisadas qualitativamente as informações relativas à apresentação e organização dos conteúdos, atualidade da bibliografia apresentada pelos autores, explicações sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global/mudança climática, prováveis imprecisões ou erros nas informações oferecidas e se é enfatizado que, conforme o entendimento majoritário da comunidade científica (5º IPCC, 2014), o fenômeno aquecimento global/mudança climática tem origem antrópica. Objetivamente comparando as coleções, conclui-se que a coleção “Biologia Hoje” é a que melhor apresenta os temas efeito estufa, aquecimento global e mudança climática para alunos do ensino médio, por apresentar as informações sobre os assuntos com profundidade de conteúdo, com clareza, com sólida argumentação científica e sem uso de expressões dúbias e/ou imprecisas.
id UFRJ_aa785c18971a457ee5d7f3f1e71cc6ce
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16823
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologiaMudança climáticaLivros de texto como assuntoEnsino fundamental e médioAquecimento globalEfeito estufaClimate changeTextbooks as topicEducation, primary and secondaryGlobal warmingGreenhouse effectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASEste trabalho teve como objetivo avaliar as seguintes coleções de livros didáticos de biologia para o ensino médio com relação à abordagem dos temas “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Mudanças Climáticas”: - “Biologia”, autora Vivian L. Mendonça. - “Biologia Hoje”, autores Fernando Gewandsznajder e Sérgio Linhares - “Coleção Biologia”, autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho Foi realizada uma verificação do número de páginas referentes aos temas nas coleções para comparar o quanto os assuntos ocupam em cada volume, o número de exercícios, além da quantidade e dos tipos de atividades complementares sugeridas. Além, disso foram analisadas qualitativamente as informações relativas à apresentação e organização dos conteúdos, atualidade da bibliografia apresentada pelos autores, explicações sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global/mudança climática, prováveis imprecisões ou erros nas informações oferecidas e se é enfatizado que, conforme o entendimento majoritário da comunidade científica (5º IPCC, 2014), o fenômeno aquecimento global/mudança climática tem origem antrópica. Objetivamente comparando as coleções, conclui-se que a coleção “Biologia Hoje” é a que melhor apresenta os temas efeito estufa, aquecimento global e mudança climática para alunos do ensino médio, por apresentar as informações sobre os assuntos com profundidade de conteúdo, com clareza, com sólida argumentação científica e sem uso de expressões dúbias e/ou imprecisas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJSilva, Benedita Aglai Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/6460728196311228Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani2022-05-10T19:52:09Z2023-12-21T03:02:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPINHEIRO, Sandra Lucia Pizzani. Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/16823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16823Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia
title Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia
spellingShingle Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia
Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani
Mudança climática
Livros de texto como assunto
Ensino fundamental e médio
Aquecimento global
Efeito estufa
Climate change
Textbooks as topic
Education, primary and secondary
Global warming
Greenhouse effect
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
title_short Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia
title_full Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia
title_fullStr Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia
title_full_unstemmed Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia
title_sort Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia
author Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani
author_facet Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Benedita Aglai Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/6460728196311228
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança climática
Livros de texto como assunto
Ensino fundamental e médio
Aquecimento global
Efeito estufa
Climate change
Textbooks as topic
Education, primary and secondary
Global warming
Greenhouse effect
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
topic Mudança climática
Livros de texto como assunto
Ensino fundamental e médio
Aquecimento global
Efeito estufa
Climate change
Textbooks as topic
Education, primary and secondary
Global warming
Greenhouse effect
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
description Este trabalho teve como objetivo avaliar as seguintes coleções de livros didáticos de biologia para o ensino médio com relação à abordagem dos temas “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Mudanças Climáticas”: - “Biologia”, autora Vivian L. Mendonça. - “Biologia Hoje”, autores Fernando Gewandsznajder e Sérgio Linhares - “Coleção Biologia”, autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho Foi realizada uma verificação do número de páginas referentes aos temas nas coleções para comparar o quanto os assuntos ocupam em cada volume, o número de exercícios, além da quantidade e dos tipos de atividades complementares sugeridas. Além, disso foram analisadas qualitativamente as informações relativas à apresentação e organização dos conteúdos, atualidade da bibliografia apresentada pelos autores, explicações sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global/mudança climática, prováveis imprecisões ou erros nas informações oferecidas e se é enfatizado que, conforme o entendimento majoritário da comunidade científica (5º IPCC, 2014), o fenômeno aquecimento global/mudança climática tem origem antrópica. Objetivamente comparando as coleções, conclui-se que a coleção “Biologia Hoje” é a que melhor apresenta os temas efeito estufa, aquecimento global e mudança climática para alunos do ensino médio, por apresentar as informações sobre os assuntos com profundidade de conteúdo, com clareza, com sólida argumentação científica e sem uso de expressões dúbias e/ou imprecisas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-05-10T19:52:09Z
2023-12-21T03:02:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, Sandra Lucia Pizzani. Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/16823
identifier_str_mv PINHEIRO, Sandra Lucia Pizzani. Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/16823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456027780317184