Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16823 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo avaliar as seguintes coleções de livros didáticos de biologia para o ensino médio com relação à abordagem dos temas “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Mudanças Climáticas”: - “Biologia”, autora Vivian L. Mendonça. - “Biologia Hoje”, autores Fernando Gewandsznajder e Sérgio Linhares - “Coleção Biologia”, autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho Foi realizada uma verificação do número de páginas referentes aos temas nas coleções para comparar o quanto os assuntos ocupam em cada volume, o número de exercícios, além da quantidade e dos tipos de atividades complementares sugeridas. Além, disso foram analisadas qualitativamente as informações relativas à apresentação e organização dos conteúdos, atualidade da bibliografia apresentada pelos autores, explicações sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global/mudança climática, prováveis imprecisões ou erros nas informações oferecidas e se é enfatizado que, conforme o entendimento majoritário da comunidade científica (5º IPCC, 2014), o fenômeno aquecimento global/mudança climática tem origem antrópica. Objetivamente comparando as coleções, conclui-se que a coleção “Biologia Hoje” é a que melhor apresenta os temas efeito estufa, aquecimento global e mudança climática para alunos do ensino médio, por apresentar as informações sobre os assuntos com profundidade de conteúdo, com clareza, com sólida argumentação científica e sem uso de expressões dúbias e/ou imprecisas. |
id |
UFRJ_aa785c18971a457ee5d7f3f1e71cc6ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16823 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologiaMudança climáticaLivros de texto como assuntoEnsino fundamental e médioAquecimento globalEfeito estufaClimate changeTextbooks as topicEducation, primary and secondaryGlobal warmingGreenhouse effectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASEste trabalho teve como objetivo avaliar as seguintes coleções de livros didáticos de biologia para o ensino médio com relação à abordagem dos temas “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Mudanças Climáticas”: - “Biologia”, autora Vivian L. Mendonça. - “Biologia Hoje”, autores Fernando Gewandsznajder e Sérgio Linhares - “Coleção Biologia”, autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho Foi realizada uma verificação do número de páginas referentes aos temas nas coleções para comparar o quanto os assuntos ocupam em cada volume, o número de exercícios, além da quantidade e dos tipos de atividades complementares sugeridas. Além, disso foram analisadas qualitativamente as informações relativas à apresentação e organização dos conteúdos, atualidade da bibliografia apresentada pelos autores, explicações sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global/mudança climática, prováveis imprecisões ou erros nas informações oferecidas e se é enfatizado que, conforme o entendimento majoritário da comunidade científica (5º IPCC, 2014), o fenômeno aquecimento global/mudança climática tem origem antrópica. Objetivamente comparando as coleções, conclui-se que a coleção “Biologia Hoje” é a que melhor apresenta os temas efeito estufa, aquecimento global e mudança climática para alunos do ensino médio, por apresentar as informações sobre os assuntos com profundidade de conteúdo, com clareza, com sólida argumentação científica e sem uso de expressões dúbias e/ou imprecisas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJSilva, Benedita Aglai Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/6460728196311228Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani2022-05-10T19:52:09Z2023-12-21T03:02:28Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPINHEIRO, Sandra Lucia Pizzani. Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/16823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16823Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia |
title |
Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia |
spellingShingle |
Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani Mudança climática Livros de texto como assunto Ensino fundamental e médio Aquecimento global Efeito estufa Climate change Textbooks as topic Education, primary and secondary Global warming Greenhouse effect CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
title_short |
Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia |
title_full |
Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia |
title_fullStr |
Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia |
title_full_unstemmed |
Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia |
title_sort |
Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia |
author |
Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani |
author_facet |
Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Benedita Aglai Oliveira da http://lattes.cnpq.br/6460728196311228 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Sandra Lucia Pizzani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mudança climática Livros de texto como assunto Ensino fundamental e médio Aquecimento global Efeito estufa Climate change Textbooks as topic Education, primary and secondary Global warming Greenhouse effect CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
topic |
Mudança climática Livros de texto como assunto Ensino fundamental e médio Aquecimento global Efeito estufa Climate change Textbooks as topic Education, primary and secondary Global warming Greenhouse effect CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
description |
Este trabalho teve como objetivo avaliar as seguintes coleções de livros didáticos de biologia para o ensino médio com relação à abordagem dos temas “Efeito Estufa”, “Aquecimento Global” e “Mudanças Climáticas”: - “Biologia”, autora Vivian L. Mendonça. - “Biologia Hoje”, autores Fernando Gewandsznajder e Sérgio Linhares - “Coleção Biologia”, autores José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Martho Foi realizada uma verificação do número de páginas referentes aos temas nas coleções para comparar o quanto os assuntos ocupam em cada volume, o número de exercícios, além da quantidade e dos tipos de atividades complementares sugeridas. Além, disso foram analisadas qualitativamente as informações relativas à apresentação e organização dos conteúdos, atualidade da bibliografia apresentada pelos autores, explicações sobre os fenômenos efeito estufa e aquecimento global/mudança climática, prováveis imprecisões ou erros nas informações oferecidas e se é enfatizado que, conforme o entendimento majoritário da comunidade científica (5º IPCC, 2014), o fenômeno aquecimento global/mudança climática tem origem antrópica. Objetivamente comparando as coleções, conclui-se que a coleção “Biologia Hoje” é a que melhor apresenta os temas efeito estufa, aquecimento global e mudança climática para alunos do ensino médio, por apresentar as informações sobre os assuntos com profundidade de conteúdo, com clareza, com sólida argumentação científica e sem uso de expressões dúbias e/ou imprecisas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-05-10T19:52:09Z 2023-12-21T03:02:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINHEIRO, Sandra Lucia Pizzani. Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/16823 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Sandra Lucia Pizzani. Mudança climática: análise em três coleções de livros didáticos para o ensino médio de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade EAD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456027780317184 |