Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junges, Alexandre Luis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Vinicius Yuri dos, Massoni, Neusa Teresinha, Santos, Francineide Amorim Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/194261
Resumo: A temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda da educação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, inclusive sobre seus aspectos científicos mais básicos. O presente artigo pretende contribuir para a articulação e inserção deste tema no ensino de ciências, especialmente nos níveis médio e fundamental. Para tanto é feita uma abordagem da perspectiva da Física básica discutindo os principais conceitos científicos necessários para a compreensão dos fenômenos do efeito estufa e do aquecimento global. Buscamos fazê-lo de forma detalhada, apresentando passo a passo os conceitos e incluindo alguns aspectos da história da ciência do clima, de modo que o leitor não familiarizado com o assunto possa formar uma visão científica inicial acerca do tema.
id UFRGS-2_9769ff139c487aa75c6c41c38bc271f6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194261
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Junges, Alexandre LuisSantos, Vinicius Yuri dosMassoni, Neusa TeresinhaSantos, Francineide Amorim Costa2019-05-15T02:38:06Z20181982-2413http://hdl.handle.net/10183/194261001085731A temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda da educação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, inclusive sobre seus aspectos científicos mais básicos. O presente artigo pretende contribuir para a articulação e inserção deste tema no ensino de ciências, especialmente nos níveis médio e fundamental. Para tanto é feita uma abordagem da perspectiva da Física básica discutindo os principais conceitos científicos necessários para a compreensão dos fenômenos do efeito estufa e do aquecimento global. Buscamos fazê-lo de forma detalhada, apresentando passo a passo os conceitos e incluindo alguns aspectos da história da ciência do clima, de modo que o leitor não familiarizado com o assunto possa formar uma visão científica inicial acerca do tema.Climate change is one of the main themes of the environmental education agenda for the 21st century. However, this topic is still poorly addressed in the classroom of basic education and requires more in-depth discussions, including its most basic scientific aspects. This article aims to contribute to the articulation and insertion of this theme in science education, especially at the elementary and high school levels. In order to do so, we made an approach from the perspective of Physics, discussing the main scientific concepts that are necessary to understand the phenomena of the greenhouse effect and global warming. We made this in a detailed way, presenting the concepts step by step and including some aspects of the history of climate science, so the reader unfamiliar with the subject can form an initial scientific view about the topic.application/pdfporExperiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 13, n. 5 (dez. 2018), p. 126-151Aquecimento globalEfeito estufaMudanças climáticasEducação ambientalEnsino de físicaGreenhouse effectGlobal warmingClimate changeEnvironmental educationEfeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básicaGreenhouse effect and global warming : a conceptual approach from the perspective of physics to basic educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085731.pdf.txt001085731.pdf.txtExtracted Texttext/plain77264http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194261/2/001085731.pdf.txtd0056e135854bc554ab3c2ed70dd0660MD52ORIGINAL001085731.pdfTexto completoapplication/pdf1065667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194261/1/001085731.pdf947290665fbc4ebcbea246e9c52247d1MD5110183/1942612019-06-07 02:35:36.492303oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194261Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:35:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Greenhouse effect and global warming : a conceptual approach from the perspective of physics to basic education
title Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
spellingShingle Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
Junges, Alexandre Luis
Aquecimento global
Efeito estufa
Mudanças climáticas
Educação ambiental
Ensino de física
Greenhouse effect
Global warming
Climate change
Environmental education
title_short Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
title_full Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
title_fullStr Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
title_full_unstemmed Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
title_sort Efeito estufa e aquecimento global : uma abordagem conceitual a partir da física para educação básica
author Junges, Alexandre Luis
author_facet Junges, Alexandre Luis
Santos, Vinicius Yuri dos
Massoni, Neusa Teresinha
Santos, Francineide Amorim Costa
author_role author
author2 Santos, Vinicius Yuri dos
Massoni, Neusa Teresinha
Santos, Francineide Amorim Costa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junges, Alexandre Luis
Santos, Vinicius Yuri dos
Massoni, Neusa Teresinha
Santos, Francineide Amorim Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Aquecimento global
Efeito estufa
Mudanças climáticas
Educação ambiental
Ensino de física
topic Aquecimento global
Efeito estufa
Mudanças climáticas
Educação ambiental
Ensino de física
Greenhouse effect
Global warming
Climate change
Environmental education
dc.subject.eng.fl_str_mv Greenhouse effect
Global warming
Climate change
Environmental education
description A temática das mudanças climáticas é um dos principais temas da agenda da educação ambiental para o século XXI. Contudo, o tema ainda é pouco abordado na sala de aula da educação básica e requer discussões mais aprofundadas, inclusive sobre seus aspectos científicos mais básicos. O presente artigo pretende contribuir para a articulação e inserção deste tema no ensino de ciências, especialmente nos níveis médio e fundamental. Para tanto é feita uma abordagem da perspectiva da Física básica discutindo os principais conceitos científicos necessários para a compreensão dos fenômenos do efeito estufa e do aquecimento global. Buscamos fazê-lo de forma detalhada, apresentando passo a passo os conceitos e incluindo alguns aspectos da história da ciência do clima, de modo que o leitor não familiarizado com o assunto possa formar uma visão científica inicial acerca do tema.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-15T02:38:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/194261
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-2413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001085731
identifier_str_mv 1982-2413
001085731
url http://hdl.handle.net/10183/194261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Experiências em Ensino de Ciências. Cuiabá. Vol. 13, n. 5 (dez. 2018), p. 126-151
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194261/2/001085731.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194261/1/001085731.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d0056e135854bc554ab3c2ed70dd0660
947290665fbc4ebcbea246e9c52247d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224965679218688