O coronelismo no livro didático do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sheila Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17103
Resumo: O trabalho analisa como a temática “Coronelismo” é apresentada em livro didático de História do Ensino Fundamental. Intencionávamos verificar como as práticas políticas desta forma particular de mandonismo político eram apresentadas aos estudantes e que possíveis relações poderiam ser estabelecidas com a presença de aspectos políticos da sociedade brasileira contemporânea. A definição da temática decorreu do fato desta integrar conteúdo das Orientações Curriculares de História para o Ensino Fundamental formuladas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e trabalhada com alunos do 9º Ano no primeiro bimestre letivo. A opção por trabalhar com assunto pertinente a programa de alunos do 9º Ano decorre do fato desses alunos estarem concluindo o ensino fundamental e apresentarem, em geral, maior maturidade cognitiva e intelectual. Foi selecionado para analise o manual didático de história para o 9º ano “Projeto Araribá”, um dos livros mais adotados por professores do Rio de Janeiro e de todo Brasil. A pesquisa tem caráter bibliográfico, tendo sido realizado levantamento de literatura pertinente sobre a temática. Comparamos a produção histórica e sociológica produzida no Brasil e o exposto no livro. Concluímos que relações entre práticas clientelistas do passado brasileiro, como no coronelismo, e as do presente não são ressaltadas no livro, reproduzindo uma visão mais tradicional do fenômeno do coronelismo.
id UFRJ_aade6b4fd86952f1f112afc65e0a2025
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17103
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O coronelismo no livro didático do ensino fundamentalCoronelismoLivro didáticoEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO trabalho analisa como a temática “Coronelismo” é apresentada em livro didático de História do Ensino Fundamental. Intencionávamos verificar como as práticas políticas desta forma particular de mandonismo político eram apresentadas aos estudantes e que possíveis relações poderiam ser estabelecidas com a presença de aspectos políticos da sociedade brasileira contemporânea. A definição da temática decorreu do fato desta integrar conteúdo das Orientações Curriculares de História para o Ensino Fundamental formuladas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e trabalhada com alunos do 9º Ano no primeiro bimestre letivo. A opção por trabalhar com assunto pertinente a programa de alunos do 9º Ano decorre do fato desses alunos estarem concluindo o ensino fundamental e apresentarem, em geral, maior maturidade cognitiva e intelectual. Foi selecionado para analise o manual didático de história para o 9º ano “Projeto Araribá”, um dos livros mais adotados por professores do Rio de Janeiro e de todo Brasil. A pesquisa tem caráter bibliográfico, tendo sido realizado levantamento de literatura pertinente sobre a temática. Comparamos a produção histórica e sociológica produzida no Brasil e o exposto no livro. Concluímos que relações entre práticas clientelistas do passado brasileiro, como no coronelismo, e as do presente não são ressaltadas no livro, reproduzindo uma visão mais tradicional do fenômeno do coronelismo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de HistóriaUFRJMasson, Máximo Augusto Campos Massonhttp://lattes.cnpq.br/1132398987153174Almeida, Sheila Ferreira2022-06-08T22:12:32Z2023-12-21T03:08:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17103Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O coronelismo no livro didático do ensino fundamental
title O coronelismo no livro didático do ensino fundamental
spellingShingle O coronelismo no livro didático do ensino fundamental
Almeida, Sheila Ferreira
Coronelismo
Livro didático
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short O coronelismo no livro didático do ensino fundamental
title_full O coronelismo no livro didático do ensino fundamental
title_fullStr O coronelismo no livro didático do ensino fundamental
title_full_unstemmed O coronelismo no livro didático do ensino fundamental
title_sort O coronelismo no livro didático do ensino fundamental
author Almeida, Sheila Ferreira
author_facet Almeida, Sheila Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Masson, Máximo Augusto Campos Masson
http://lattes.cnpq.br/1132398987153174
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sheila Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Coronelismo
Livro didático
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Coronelismo
Livro didático
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description O trabalho analisa como a temática “Coronelismo” é apresentada em livro didático de História do Ensino Fundamental. Intencionávamos verificar como as práticas políticas desta forma particular de mandonismo político eram apresentadas aos estudantes e que possíveis relações poderiam ser estabelecidas com a presença de aspectos políticos da sociedade brasileira contemporânea. A definição da temática decorreu do fato desta integrar conteúdo das Orientações Curriculares de História para o Ensino Fundamental formuladas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e trabalhada com alunos do 9º Ano no primeiro bimestre letivo. A opção por trabalhar com assunto pertinente a programa de alunos do 9º Ano decorre do fato desses alunos estarem concluindo o ensino fundamental e apresentarem, em geral, maior maturidade cognitiva e intelectual. Foi selecionado para analise o manual didático de história para o 9º ano “Projeto Araribá”, um dos livros mais adotados por professores do Rio de Janeiro e de todo Brasil. A pesquisa tem caráter bibliográfico, tendo sido realizado levantamento de literatura pertinente sobre a temática. Comparamos a produção histórica e sociológica produzida no Brasil e o exposto no livro. Concluímos que relações entre práticas clientelistas do passado brasileiro, como no coronelismo, e as do presente não são ressaltadas no livro, reproduzindo uma visão mais tradicional do fenômeno do coronelismo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-06-08T22:12:32Z
2023-12-21T03:08:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/17103
url http://hdl.handle.net/11422/17103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de História
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de História
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456032041730048