O coronelismo no livro didático do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17103 |
Resumo: | O trabalho analisa como a temática “Coronelismo” é apresentada em livro didático de História do Ensino Fundamental. Intencionávamos verificar como as práticas políticas desta forma particular de mandonismo político eram apresentadas aos estudantes e que possíveis relações poderiam ser estabelecidas com a presença de aspectos políticos da sociedade brasileira contemporânea. A definição da temática decorreu do fato desta integrar conteúdo das Orientações Curriculares de História para o Ensino Fundamental formuladas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e trabalhada com alunos do 9º Ano no primeiro bimestre letivo. A opção por trabalhar com assunto pertinente a programa de alunos do 9º Ano decorre do fato desses alunos estarem concluindo o ensino fundamental e apresentarem, em geral, maior maturidade cognitiva e intelectual. Foi selecionado para analise o manual didático de história para o 9º ano “Projeto Araribá”, um dos livros mais adotados por professores do Rio de Janeiro e de todo Brasil. A pesquisa tem caráter bibliográfico, tendo sido realizado levantamento de literatura pertinente sobre a temática. Comparamos a produção histórica e sociológica produzida no Brasil e o exposto no livro. Concluímos que relações entre práticas clientelistas do passado brasileiro, como no coronelismo, e as do presente não são ressaltadas no livro, reproduzindo uma visão mais tradicional do fenômeno do coronelismo. |
id |
UFRJ_aade6b4fd86952f1f112afc65e0a2025 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17103 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O coronelismo no livro didático do ensino fundamentalCoronelismoLivro didáticoEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAO trabalho analisa como a temática “Coronelismo” é apresentada em livro didático de História do Ensino Fundamental. Intencionávamos verificar como as práticas políticas desta forma particular de mandonismo político eram apresentadas aos estudantes e que possíveis relações poderiam ser estabelecidas com a presença de aspectos políticos da sociedade brasileira contemporânea. A definição da temática decorreu do fato desta integrar conteúdo das Orientações Curriculares de História para o Ensino Fundamental formuladas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e trabalhada com alunos do 9º Ano no primeiro bimestre letivo. A opção por trabalhar com assunto pertinente a programa de alunos do 9º Ano decorre do fato desses alunos estarem concluindo o ensino fundamental e apresentarem, em geral, maior maturidade cognitiva e intelectual. Foi selecionado para analise o manual didático de história para o 9º ano “Projeto Araribá”, um dos livros mais adotados por professores do Rio de Janeiro e de todo Brasil. A pesquisa tem caráter bibliográfico, tendo sido realizado levantamento de literatura pertinente sobre a temática. Comparamos a produção histórica e sociológica produzida no Brasil e o exposto no livro. Concluímos que relações entre práticas clientelistas do passado brasileiro, como no coronelismo, e as do presente não são ressaltadas no livro, reproduzindo uma visão mais tradicional do fenômeno do coronelismo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de HistóriaUFRJMasson, Máximo Augusto Campos Massonhttp://lattes.cnpq.br/1132398987153174Almeida, Sheila Ferreira2022-06-08T22:12:32Z2023-12-21T03:08:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/17103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17103Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O coronelismo no livro didático do ensino fundamental |
title |
O coronelismo no livro didático do ensino fundamental |
spellingShingle |
O coronelismo no livro didático do ensino fundamental Almeida, Sheila Ferreira Coronelismo Livro didático Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
O coronelismo no livro didático do ensino fundamental |
title_full |
O coronelismo no livro didático do ensino fundamental |
title_fullStr |
O coronelismo no livro didático do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O coronelismo no livro didático do ensino fundamental |
title_sort |
O coronelismo no livro didático do ensino fundamental |
author |
Almeida, Sheila Ferreira |
author_facet |
Almeida, Sheila Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Masson, Máximo Augusto Campos Masson http://lattes.cnpq.br/1132398987153174 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Sheila Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coronelismo Livro didático Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Coronelismo Livro didático Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
O trabalho analisa como a temática “Coronelismo” é apresentada em livro didático de História do Ensino Fundamental. Intencionávamos verificar como as práticas políticas desta forma particular de mandonismo político eram apresentadas aos estudantes e que possíveis relações poderiam ser estabelecidas com a presença de aspectos políticos da sociedade brasileira contemporânea. A definição da temática decorreu do fato desta integrar conteúdo das Orientações Curriculares de História para o Ensino Fundamental formuladas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e trabalhada com alunos do 9º Ano no primeiro bimestre letivo. A opção por trabalhar com assunto pertinente a programa de alunos do 9º Ano decorre do fato desses alunos estarem concluindo o ensino fundamental e apresentarem, em geral, maior maturidade cognitiva e intelectual. Foi selecionado para analise o manual didático de história para o 9º ano “Projeto Araribá”, um dos livros mais adotados por professores do Rio de Janeiro e de todo Brasil. A pesquisa tem caráter bibliográfico, tendo sido realizado levantamento de literatura pertinente sobre a temática. Comparamos a produção histórica e sociológica produzida no Brasil e o exposto no livro. Concluímos que relações entre práticas clientelistas do passado brasileiro, como no coronelismo, e as do presente não são ressaltadas no livro, reproduzindo uma visão mais tradicional do fenômeno do coronelismo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-06-08T22:12:32Z 2023-12-21T03:08:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/17103 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de História UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de História UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456032041730048 |