A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Viviane Costa da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1174
Resumo: Este trabalho tem por finalidade o estudo da linguagem publicitária e seus recursos, e detém-se a analisar a propaganda de produtos e serviços que focam o consumidor infantil. Primeiramente, é abordada a perspectiva histórica da infância desde sua origem até os dias atuais. Em seguida, vai ser traçado um panorama do comportamento de compra do consumidor infantil. A linguagem publicitária é definida de forma bem geral e depois disso, se descreve a busca da publicidade por uma comunicação eficiente com as crianças, mesmo com a nova regulamentação do Conar. A comunicação do Mc Donald‟s na TV e na internet tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de entrevistas com psicólogos, publicitários da área de criação e profissionais de marketing, leituras diversas e análise de imagens, busca-se mostrar que para se comunicar com a criança é preciso falar a sua linguagem.
id UFRJ_abc1cc0283c5b180a5457fe2d655877f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1174
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Silva, Viviane Costa dahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Barros, Sebastião Amoêdo dehttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785Gallotti, Luiz Solon Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488Silva, Claudete Lima da2017-01-02T17:08:40Z2023-11-30T03:02:47Z2007-06-13SILVA, Viviane Costa da. A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. 2007. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1174Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-08-02T16:02:52Z No. of bitstreams: 1 VSilva.pdf: 1760765 bytes, checksum: 41033071826ecf32e33971082b5f24ed (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-02T17:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VSilva.pdf: 1760765 bytes, checksum: 41033071826ecf32e33971082b5f24ed (MD5) Previous issue date: 2007-06-13Este trabalho tem por finalidade o estudo da linguagem publicitária e seus recursos, e detém-se a analisar a propaganda de produtos e serviços que focam o consumidor infantil. Primeiramente, é abordada a perspectiva histórica da infância desde sua origem até os dias atuais. Em seguida, vai ser traçado um panorama do comportamento de compra do consumidor infantil. A linguagem publicitária é definida de forma bem geral e depois disso, se descreve a busca da publicidade por uma comunicação eficiente com as crianças, mesmo com a nova regulamentação do Conar. A comunicação do Mc Donald‟s na TV e na internet tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de entrevistas com psicólogos, publicitários da área de criação e profissionais de marketing, leituras diversas e análise de imagens, busca-se mostrar que para se comunicar com a criança é preciso falar a sua linguagem.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAConsumidor infantilLinguagem publicitariaComportamento do consumidorFast foodA linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALVSilva.pdfVSilva.pdfapplication/pdf1760765http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/1/VSilva.pdf41033071826ecf32e33971082b5f24edMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTVSilva.pdf.txtVSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain201827http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/3/VSilva.pdf.txt81d36b70bcefb2a8c7e1c9dbe879a00eMD5311422/11742023-11-30 00:02:47.814oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.
title A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.
spellingShingle A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.
Silva, Viviane Costa da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Consumidor infantil
Linguagem publicitaria
Comportamento do consumidor
Fast food
title_short A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.
title_full A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.
title_fullStr A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.
title_full_unstemmed A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.
title_sort A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.
author Silva, Viviane Costa da
author_facet Silva, Viviane Costa da
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3297000216106768
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Viviane Costa da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barros, Sebastião Amoêdo de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9348394251309785
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1822664013296488
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Claudete Lima da
contributor_str_mv Barros, Sebastião Amoêdo de
Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
Silva, Claudete Lima da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Consumidor infantil
Linguagem publicitaria
Comportamento do consumidor
Fast food
dc.subject.por.fl_str_mv Consumidor infantil
Linguagem publicitaria
Comportamento do consumidor
Fast food
description Este trabalho tem por finalidade o estudo da linguagem publicitária e seus recursos, e detém-se a analisar a propaganda de produtos e serviços que focam o consumidor infantil. Primeiramente, é abordada a perspectiva histórica da infância desde sua origem até os dias atuais. Em seguida, vai ser traçado um panorama do comportamento de compra do consumidor infantil. A linguagem publicitária é definida de forma bem geral e depois disso, se descreve a busca da publicidade por uma comunicação eficiente com as crianças, mesmo com a nova regulamentação do Conar. A comunicação do Mc Donald‟s na TV e na internet tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de entrevistas com psicólogos, publicitários da área de criação e profissionais de marketing, leituras diversas e análise de imagens, busca-se mostrar que para se comunicar com a criança é preciso falar a sua linguagem.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-02T17:08:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Viviane Costa da. A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. 2007. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/1174
identifier_str_mv SILVA, Viviane Costa da. A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. 2007. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://hdl.handle.net/11422/1174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/1/VSilva.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/3/VSilva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 41033071826ecf32e33971082b5f24ed
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
81d36b70bcefb2a8c7e1c9dbe879a00e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097069519077376