A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1174 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade o estudo da linguagem publicitária e seus recursos, e detém-se a analisar a propaganda de produtos e serviços que focam o consumidor infantil. Primeiramente, é abordada a perspectiva histórica da infância desde sua origem até os dias atuais. Em seguida, vai ser traçado um panorama do comportamento de compra do consumidor infantil. A linguagem publicitária é definida de forma bem geral e depois disso, se descreve a busca da publicidade por uma comunicação eficiente com as crianças, mesmo com a nova regulamentação do Conar. A comunicação do Mc Donald‟s na TV e na internet tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de entrevistas com psicólogos, publicitários da área de criação e profissionais de marketing, leituras diversas e análise de imagens, busca-se mostrar que para se comunicar com a criança é preciso falar a sua linguagem. |
id |
UFRJ_abc1cc0283c5b180a5457fe2d655877f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1174 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Viviane Costa dahttp://lattes.cnpq.br/3297000216106768Barros, Sebastião Amoêdo dehttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785Gallotti, Luiz Solon Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/1822664013296488Silva, Claudete Lima da2017-01-02T17:08:40Z2023-11-30T03:02:47Z2007-06-13SILVA, Viviane Costa da. A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. 2007. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/1174Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-08-02T16:02:52Z No. of bitstreams: 1 VSilva.pdf: 1760765 bytes, checksum: 41033071826ecf32e33971082b5f24ed (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-02T17:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VSilva.pdf: 1760765 bytes, checksum: 41033071826ecf32e33971082b5f24ed (MD5) Previous issue date: 2007-06-13Este trabalho tem por finalidade o estudo da linguagem publicitária e seus recursos, e detém-se a analisar a propaganda de produtos e serviços que focam o consumidor infantil. Primeiramente, é abordada a perspectiva histórica da infância desde sua origem até os dias atuais. Em seguida, vai ser traçado um panorama do comportamento de compra do consumidor infantil. A linguagem publicitária é definida de forma bem geral e depois disso, se descreve a busca da publicidade por uma comunicação eficiente com as crianças, mesmo com a nova regulamentação do Conar. A comunicação do Mc Donald‟s na TV e na internet tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de entrevistas com psicólogos, publicitários da área de criação e profissionais de marketing, leituras diversas e análise de imagens, busca-se mostrar que para se comunicar com a criança é preciso falar a sua linguagem.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAConsumidor infantilLinguagem publicitariaComportamento do consumidorFast foodA linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALVSilva.pdfVSilva.pdfapplication/pdf1760765http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/1/VSilva.pdf41033071826ecf32e33971082b5f24edMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTVSilva.pdf.txtVSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain201827http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/3/VSilva.pdf.txt81d36b70bcefb2a8c7e1c9dbe879a00eMD5311422/11742023-11-30 00:02:47.814oai:pantheon.ufrj.br:11422/1174TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. |
title |
A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. |
spellingShingle |
A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. Silva, Viviane Costa da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Consumidor infantil Linguagem publicitaria Comportamento do consumidor Fast food |
title_short |
A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. |
title_full |
A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. |
title_fullStr |
A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. |
title_full_unstemmed |
A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. |
title_sort |
A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. |
author |
Silva, Viviane Costa da |
author_facet |
Silva, Viviane Costa da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3297000216106768 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Viviane Costa da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barros, Sebastião Amoêdo de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9348394251309785 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gallotti, Luiz Solon Gonçalves |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1822664013296488 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Claudete Lima da |
contributor_str_mv |
Barros, Sebastião Amoêdo de Gallotti, Luiz Solon Gonçalves Silva, Claudete Lima da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Consumidor infantil Linguagem publicitaria Comportamento do consumidor Fast food |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor infantil Linguagem publicitaria Comportamento do consumidor Fast food |
description |
Este trabalho tem por finalidade o estudo da linguagem publicitária e seus recursos, e detém-se a analisar a propaganda de produtos e serviços que focam o consumidor infantil. Primeiramente, é abordada a perspectiva histórica da infância desde sua origem até os dias atuais. Em seguida, vai ser traçado um panorama do comportamento de compra do consumidor infantil. A linguagem publicitária é definida de forma bem geral e depois disso, se descreve a busca da publicidade por uma comunicação eficiente com as crianças, mesmo com a nova regulamentação do Conar. A comunicação do Mc Donald‟s na TV e na internet tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de entrevistas com psicólogos, publicitários da área de criação e profissionais de marketing, leituras diversas e análise de imagens, busca-se mostrar que para se comunicar com a criança é preciso falar a sua linguagem. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-06-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-02T17:08:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Viviane Costa da. A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. 2007. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1174 |
identifier_str_mv |
SILVA, Viviane Costa da. A linguagem publicitária voltada para o público infantil: o mundo mágico do fast food. 2007. 129 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/1/VSilva.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1174/3/VSilva.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41033071826ecf32e33971082b5f24ed dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 81d36b70bcefb2a8c7e1c9dbe879a00e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097069519077376 |