O perfume: análise da sua linguagem publicitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carla Sofia de Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1032
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing
id RCAP_28a5b69b230caac200707b69f66e60d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfume: análise da sua linguagem publicitáriaPublicidadeConsumidoresLinguagem publicitáriaPerfumesQuestões de géneroAnúncios publicitáriosDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e MarketingDa união entre a publicidade de perfumes e o género do consumidor, nasceu a questão de partida que deu sentido a esta investigação. De facto, cabe à publicidade ser a emissora da mensagem publicitária junto do consumidor e é através dos sentidos que percepcionamos o mundo em geral. O propósito desta tese é perceber quais são os significados atribuídos ao género feminino em comparação com o masculino, detectando se os estereótipos por género se mantêm na publicidade a perfumes. Homens e mulheres são consumidores diferentes com gostos, necessidades e motivações diferentes portanto, foi a busca sobre estes conhecimentos que despertou o interesse pelo tema apresentado. É através do quadro teórico que este tema se desenvolveu ao tentar-se perceber quais as origens da publicidade e de como evoluiu até aos dias de hoje, sendo capaz de responder às necessidades de uma sociedade cada vez mais consumista e a consumidores atentos e cuidadosos com a sua imagem, saúde e bem-estar. Neste sentido, é perceptível que as identidades femininas e masculinas sejam construídas como reflexo da sociedade.Da amostra de 40 anúncios, distribuídos igualmente por género, foi construída uma grelha de análise que possibilitou avaliar cada elemento presente na composição dos anúncios, permitindo chegar a conclusões que respondessem à questão de partida e satisfizessem os objectivos definidos.Escola Superior de Comunicação SocialMedeiros, CarlaRCIPLRodrigues, Carla Sofia de Almeida2012-01-11T12:50:31Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1032TID:201124246porRodrigues, Carla O perfume: análise da sua linguagem publicitária. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:38:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:10.588688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfume: análise da sua linguagem publicitária
title O perfume: análise da sua linguagem publicitária
spellingShingle O perfume: análise da sua linguagem publicitária
Rodrigues, Carla Sofia de Almeida
Publicidade
Consumidores
Linguagem publicitária
Perfumes
Questões de género
Anúncios publicitários
title_short O perfume: análise da sua linguagem publicitária
title_full O perfume: análise da sua linguagem publicitária
title_fullStr O perfume: análise da sua linguagem publicitária
title_full_unstemmed O perfume: análise da sua linguagem publicitária
title_sort O perfume: análise da sua linguagem publicitária
author Rodrigues, Carla Sofia de Almeida
author_facet Rodrigues, Carla Sofia de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Carla
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carla Sofia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Consumidores
Linguagem publicitária
Perfumes
Questões de género
Anúncios publicitários
topic Publicidade
Consumidores
Linguagem publicitária
Perfumes
Questões de género
Anúncios publicitários
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10
2011-10-01T00:00:00Z
2012-01-11T12:50:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/1032
TID:201124246
url http://hdl.handle.net/10400.21/1032
identifier_str_mv TID:201124246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Carla O perfume: análise da sua linguagem publicitária. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2011. - Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133363220512768