O gordo, a faminta e a comida: a exposição da gastronomia na mídia e a mudança na relação com o prazer de comer
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1539 |
Resumo: | Analisa como a discussão sobre comida – os malefícios e benefícios e, principalmente o conceito de prazer gastronômico – mudou a relação dos indivíduos com a comida. Desde os anos 60, a sociedade passou a cultivar um ideal de beleza baseado no corpo esbelto. Ao mesmo tempo, médicos comprovavam os danos causados à saúde de uma alimentação desregrada. Desse modo, os gordos passaram a ocupar o lugar de anormal, antes reservado ao louco e ao pervertido sexual. Além do preconceito com os obesos, a busca do corpo perfeito provoca uma febre de dietas e incentiva uma distorção da percepção do corpo real. Através da mídia, se aprende que sempre se pode emagrecer mais um pouco. Essa eterna insatisfação com o corpo impulsiona o aparecimento de distúrbios alimentares – anorexia e bulimia – principalmente em mulheres. Se o gordo é o símbolo do fracasso, a comida se torna a sua maior inimiga. Esse quadro vai sofrer uma mudança quando, já nos anos 90, a gastronomia passa a ser explorada pela mídia e o prazer de comer entra na pauta da discussão social. Ao mesmo tempo em que continua dizendo aos gordos para fecharem as bocas, a sociedade vai abraçar a gastronomia como um dos prazeres essenciais que todos devem desfrutar. |
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O gordo, a faminta e a comida: a exposição da gastronomia na mídia e a mudança na relação com o prazer de comerGastronomiaObesidadeDistúrbios alimentaresCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnalisa como a discussão sobre comida – os malefícios e benefícios e, principalmente o conceito de prazer gastronômico – mudou a relação dos indivíduos com a comida. Desde os anos 60, a sociedade passou a cultivar um ideal de beleza baseado no corpo esbelto. Ao mesmo tempo, médicos comprovavam os danos causados à saúde de uma alimentação desregrada. Desse modo, os gordos passaram a ocupar o lugar de anormal, antes reservado ao louco e ao pervertido sexual. Além do preconceito com os obesos, a busca do corpo perfeito provoca uma febre de dietas e incentiva uma distorção da percepção do corpo real. Através da mídia, se aprende que sempre se pode emagrecer mais um pouco. Essa eterna insatisfação com o corpo impulsiona o aparecimento de distúrbios alimentares – anorexia e bulimia – principalmente em mulheres. Se o gordo é o símbolo do fracasso, a comida se torna a sua maior inimiga. Esse quadro vai sofrer uma mudança quando, já nos anos 90, a gastronomia passa a ser explorada pela mídia e o prazer de comer entra na pauta da discussão social. Ao mesmo tempo em que continua dizendo aos gordos para fecharem as bocas, a sociedade vai abraçar a gastronomia como um dos prazeres essenciais que todos devem desfrutar.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJVaz, Paulo Roberto Gibaldihttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Bruno, Fernanda Glóriahttp://lattes.cnpq.br/0010160208417370Padrón, Clara Soares Souto2017-03-13T19:00:02Z2023-12-21T03:02:48Z2006-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPADRÓN, Clara Soares Souto. O gordo, a faminta e a comida: a exposição da gastronomia na mídia e a mudança na relação com o prazer de comer. 2006. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/1539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1539Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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