O ensino jurídico e a pesquisa empírica: um estudo de caso de uma disciplina de pesquisa na graduação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11374 |
Resumo: | Concepções teóricas sobre o direito afetam as considerações metodológicas acerca da pesquisa empírica em âmbito jurídico. Contudo, a substancialização de definições teórico-dogmáticas, ao limitar as discussões sobre o que estaria compreendido como direito, pode sobrepor a liberdade e a fluidez das possibilidades metodológicas. Com essa preocupação, a disciplina obrigatória de Métodos e Técnicas da Pesquisa Sócio-Jurídica, da Faculdade Nacional de Direito, requer que alunos e alunas realizem pesquisa empírica, permitindo que se agrupem livremente para escolha de uma temática a ser investigada. Nesse trabalho, apresentaremos as principais questões mobilizadas no processo de pesquisa realizado nessa disciplina com o propósito de compreender como os trabalhos elaborados pelos alunos compreendem a categoria “jurídico”. Através de observações, entrevistas e análise de documentos, será apresentado que o conjunto das temáticas conhecidas indica uma tendência ao pessimismo quanto ao direito, que é acessado através de uma ênfase dada ao poder judiciário e às leis estabelecidas. |
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O ensino jurídico e a pesquisa empírica: um estudo de caso de uma disciplina de pesquisa na graduaçãoEnsino jurídicoEtnografia jurídicaPesquisa empíricaLegal educationLegal ethnographyEmpirical researchCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::ANTROPOLOGIA JURIDICAConcepções teóricas sobre o direito afetam as considerações metodológicas acerca da pesquisa empírica em âmbito jurídico. Contudo, a substancialização de definições teórico-dogmáticas, ao limitar as discussões sobre o que estaria compreendido como direito, pode sobrepor a liberdade e a fluidez das possibilidades metodológicas. Com essa preocupação, a disciplina obrigatória de Métodos e Técnicas da Pesquisa Sócio-Jurídica, da Faculdade Nacional de Direito, requer que alunos e alunas realizem pesquisa empírica, permitindo que se agrupem livremente para escolha de uma temática a ser investigada. Nesse trabalho, apresentaremos as principais questões mobilizadas no processo de pesquisa realizado nessa disciplina com o propósito de compreender como os trabalhos elaborados pelos alunos compreendem a categoria “jurídico”. Através de observações, entrevistas e análise de documentos, será apresentado que o conjunto das temáticas conhecidas indica uma tendência ao pessimismo quanto ao direito, que é acessado através de uma ênfase dada ao poder judiciário e às leis estabelecidas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade Nacional de DireitoUFRJXavier, José Roberto Francohttp://lattes.cnpq.br/9379352762102363http://lattes.cnpq.br/0273493417125062Sacramento, Fabiano Ramos de Moras2020-02-18T18:55:12Z2023-12-21T03:06:51Z2019-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSACRAMENTO, Fabiano Ramos de Moras. O ensino jurídico e a pesquisa empírica: um estudo de caso de uma disciplina de pesquisa na graduação. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/11374porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/11374Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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