Recuperação da informação musical e memória
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11981 |
Resumo: | As primeiras propostas de técnicas de recuperação da informação musical nasceram em meados da década de 1960, porém o termo “recuperação da informação musical” surgiu recentemente na década de 1990. A recuperação da informação musical trouxe consigo missões que vão desde organizar o conteúdo musical que foi produzido até disponibilizar e garantir o acesso ao conteúdo para o usuário. A produção de informação musical e sua forma de recuperar foram intensificadas após as interações de sistemas automatizados com os artifícios da web, como aos dados indexados na rede. Entre suas propostas, este trabalho busca apresentar a relação entre a recuperação da informação musical e a produção memória no contexto digital. Pretende-se analisar como a recuperação da informação musical dialoga com a produção da memória a partir da Web. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório. A análise foi realizada por meio de um estudo que buscou compreender a relação entre recuperação da informação musical e memória a partir da análise da interação entre aplicativos musicais (Spotify, Shazam e Deezer) e sujeitos. A coleta de dados, sua sistematização e análise foram feita mediante a um formulário disponibilizado na Web que abrange questões sobre os aplicativos mencionados, bem como a extração de significados que levaram a uma consideração sólida do que foi analisado. Por ora, considera-se que os aplicativos musicais se destacam como extensores da memória humana. Reforça a disseminação da identidade cultural, auxilia na reflexão e no aprendizado do individuo e por meio do retorno que o aplicativo fornece ao o usuário, incita uma necessidade do individuo continuar a produção de memória digital. |
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A recuperação da informação musical trouxe consigo missões que vão desde organizar o conteúdo musical que foi produzido até disponibilizar e garantir o acesso ao conteúdo para o usuário. A produção de informação musical e sua forma de recuperar foram intensificadas após as interações de sistemas automatizados com os artifícios da web, como aos dados indexados na rede. Entre suas propostas, este trabalho busca apresentar a relação entre a recuperação da informação musical e a produção memória no contexto digital. Pretende-se analisar como a recuperação da informação musical dialoga com a produção da memória a partir da Web. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório. A análise foi realizada por meio de um estudo que buscou compreender a relação entre recuperação da informação musical e memória a partir da análise da interação entre aplicativos musicais (Spotify, Shazam e Deezer) e sujeitos. A coleta de dados, sua sistematização e análise foram feita mediante a um formulário disponibilizado na Web que abrange questões sobre os aplicativos mencionados, bem como a extração de significados que levaram a uma consideração sólida do que foi analisado. Por ora, considera-se que os aplicativos musicais se destacam como extensores da memória humana. Reforça a disseminação da identidade cultural, auxilia na reflexão e no aprendizado do individuo e por meio do retorno que o aplicativo fornece ao o usuário, incita uma necessidade do individuo continuar a produção de memória digital.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIARecuperação da InformaçãoInformação musicalSistemas automatizadosVirtualização da memóriaMemóriaRecuperação da informação musical e memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLSSaluzi.pdfLSSaluzi.pdfapplication/pdf469813http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11981/1/LSSaluzi.pdf66d1c34797abec232ca24e418e1ed20cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11981/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/119812023-11-30 00:02:23.477oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:23Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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As primeiras propostas de técnicas de recuperação da informação musical nasceram em meados da década de 1960, porém o termo “recuperação da informação musical” surgiu recentemente na década de 1990. A recuperação da informação musical trouxe consigo missões que vão desde organizar o conteúdo musical que foi produzido até disponibilizar e garantir o acesso ao conteúdo para o usuário. A produção de informação musical e sua forma de recuperar foram intensificadas após as interações de sistemas automatizados com os artifícios da web, como aos dados indexados na rede. Entre suas propostas, este trabalho busca apresentar a relação entre a recuperação da informação musical e a produção memória no contexto digital. Pretende-se analisar como a recuperação da informação musical dialoga com a produção da memória a partir da Web. A pesquisa é de caráter descritivo e exploratório. A análise foi realizada por meio de um estudo que buscou compreender a relação entre recuperação da informação musical e memória a partir da análise da interação entre aplicativos musicais (Spotify, Shazam e Deezer) e sujeitos. A coleta de dados, sua sistematização e análise foram feita mediante a um formulário disponibilizado na Web que abrange questões sobre os aplicativos mencionados, bem como a extração de significados que levaram a uma consideração sólida do que foi analisado. Por ora, considera-se que os aplicativos musicais se destacam como extensores da memória humana. Reforça a disseminação da identidade cultural, auxilia na reflexão e no aprendizado do individuo e por meio do retorno que o aplicativo fornece ao o usuário, incita uma necessidade do individuo continuar a produção de memória digital. |
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