Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21804 |
Resumo: | Esse trabalho analisa a trajetória das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano entre 2000 e 2019, investigando como essa foi impactada pela emergência da China no comércio internacional. A hipótese que orienta a pesquisa é de que houve uma perda de espaço dos bens manufaturados brasileiros naquele mercado, a qual esteve associada à concorrência com os produtos chineses. Para isso, são revisados aspectos teóricos da literatura sobre a importância das exportações de manufaturados para a economia de um país, a fim de demonstrar a relevância do tema. Em seguida, é realizada uma revisão da literatura para mapear os principais pontos observados em relação à ascensão da China no contexto internacional, analisando seus impactos sobre a inserção externa comercial da América Latina; assim como, de forma mais específica, sobre as vendas de manufaturas do Brasil para terceiros mercados, em especial os EUA. Por fim, é realizada a análise de dados e indicadores que comparam as exportações brasileiras de manufaturados para os EUA com as chinesas, visando identificar sinais de ameaça concorrencial. Em linhas gerais, o efeito negativo chinês ressaltado pela literatura sobre as exportações de manufaturas do Brasil parece ser comprovado pelos resultados apresentados pelos dados: de fato, ao longo do período analisado, as exportações brasileiras desses bens perderam espaço no mercado norte-americano, paralelamente ao aumento do market share chinês. Apesar de o ano de 2019 parecer apontar para sinais de redução dessa ameaça chinesa, é possível observar que o período analisado contemplou um Brasil que não foi capaz de desenvolver e impulsionar o crescimento das suas exportações para o seu maior mercado de manufaturas da mesma forma que a China conseguiu. |
id |
UFRJ_b0740d01e14af20e81434b156b39ddea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/21804 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)Comércio internacionalExportaçãoManufaturaChinaBrasilMercado consumidorEstados UnidosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAEsse trabalho analisa a trajetória das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano entre 2000 e 2019, investigando como essa foi impactada pela emergência da China no comércio internacional. A hipótese que orienta a pesquisa é de que houve uma perda de espaço dos bens manufaturados brasileiros naquele mercado, a qual esteve associada à concorrência com os produtos chineses. Para isso, são revisados aspectos teóricos da literatura sobre a importância das exportações de manufaturados para a economia de um país, a fim de demonstrar a relevância do tema. Em seguida, é realizada uma revisão da literatura para mapear os principais pontos observados em relação à ascensão da China no contexto internacional, analisando seus impactos sobre a inserção externa comercial da América Latina; assim como, de forma mais específica, sobre as vendas de manufaturas do Brasil para terceiros mercados, em especial os EUA. Por fim, é realizada a análise de dados e indicadores que comparam as exportações brasileiras de manufaturados para os EUA com as chinesas, visando identificar sinais de ameaça concorrencial. Em linhas gerais, o efeito negativo chinês ressaltado pela literatura sobre as exportações de manufaturas do Brasil parece ser comprovado pelos resultados apresentados pelos dados: de fato, ao longo do período analisado, as exportações brasileiras desses bens perderam espaço no mercado norte-americano, paralelamente ao aumento do market share chinês. Apesar de o ano de 2019 parecer apontar para sinais de redução dessa ameaça chinesa, é possível observar que o período analisado contemplou um Brasil que não foi capaz de desenvolver e impulsionar o crescimento das suas exportações para o seu maior mercado de manufaturas da mesma forma que a China conseguiu.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJVergnhanini, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/5783106323806211Costa, Kaio Glauber Vital dahttp://lattes.cnpq.br/7140134340728211Silva, Simone Fiorittihttp://lattes.cnpq.br/8480645142519713Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon2023-10-10T11:51:00Z2023-12-21T03:02:03Z2022-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHADDAD, Luiza Sanmartin Perez Leon. Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/21804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:03Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21804Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019) |
title |
Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019) |
spellingShingle |
Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019) Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon Comércio internacional Exportação Manufatura China Brasil Mercado consumidor Estados Unidos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019) |
title_full |
Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019) |
title_fullStr |
Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019) |
title_full_unstemmed |
Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019) |
title_sort |
Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019) |
author |
Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon |
author_facet |
Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vergnhanini, Rodrigo http://lattes.cnpq.br/5783106323806211 Costa, Kaio Glauber Vital da http://lattes.cnpq.br/7140134340728211 Silva, Simone Fioritti http://lattes.cnpq.br/8480645142519713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio internacional Exportação Manufatura China Brasil Mercado consumidor Estados Unidos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
Comércio internacional Exportação Manufatura China Brasil Mercado consumidor Estados Unidos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
Esse trabalho analisa a trajetória das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano entre 2000 e 2019, investigando como essa foi impactada pela emergência da China no comércio internacional. A hipótese que orienta a pesquisa é de que houve uma perda de espaço dos bens manufaturados brasileiros naquele mercado, a qual esteve associada à concorrência com os produtos chineses. Para isso, são revisados aspectos teóricos da literatura sobre a importância das exportações de manufaturados para a economia de um país, a fim de demonstrar a relevância do tema. Em seguida, é realizada uma revisão da literatura para mapear os principais pontos observados em relação à ascensão da China no contexto internacional, analisando seus impactos sobre a inserção externa comercial da América Latina; assim como, de forma mais específica, sobre as vendas de manufaturas do Brasil para terceiros mercados, em especial os EUA. Por fim, é realizada a análise de dados e indicadores que comparam as exportações brasileiras de manufaturados para os EUA com as chinesas, visando identificar sinais de ameaça concorrencial. Em linhas gerais, o efeito negativo chinês ressaltado pela literatura sobre as exportações de manufaturas do Brasil parece ser comprovado pelos resultados apresentados pelos dados: de fato, ao longo do período analisado, as exportações brasileiras desses bens perderam espaço no mercado norte-americano, paralelamente ao aumento do market share chinês. Apesar de o ano de 2019 parecer apontar para sinais de redução dessa ameaça chinesa, é possível observar que o período analisado contemplou um Brasil que não foi capaz de desenvolver e impulsionar o crescimento das suas exportações para o seu maior mercado de manufaturas da mesma forma que a China conseguiu. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-09 2023-10-10T11:51:00Z 2023-12-21T03:02:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HADDAD, Luiza Sanmartin Perez Leon. Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. http://hdl.handle.net/11422/21804 |
identifier_str_mv |
HADDAD, Luiza Sanmartin Perez Leon. Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/21804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456046071676928 |