Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21804
Resumo: Esse trabalho analisa a trajetória das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano entre 2000 e 2019, investigando como essa foi impactada pela emergência da China no comércio internacional. A hipótese que orienta a pesquisa é de que houve uma perda de espaço dos bens manufaturados brasileiros naquele mercado, a qual esteve associada à concorrência com os produtos chineses. Para isso, são revisados aspectos teóricos da literatura sobre a importância das exportações de manufaturados para a economia de um país, a fim de demonstrar a relevância do tema. Em seguida, é realizada uma revisão da literatura para mapear os principais pontos observados em relação à ascensão da China no contexto internacional, analisando seus impactos sobre a inserção externa comercial da América Latina; assim como, de forma mais específica, sobre as vendas de manufaturas do Brasil para terceiros mercados, em especial os EUA. Por fim, é realizada a análise de dados e indicadores que comparam as exportações brasileiras de manufaturados para os EUA com as chinesas, visando identificar sinais de ameaça concorrencial. Em linhas gerais, o efeito negativo chinês ressaltado pela literatura sobre as exportações de manufaturas do Brasil parece ser comprovado pelos resultados apresentados pelos dados: de fato, ao longo do período analisado, as exportações brasileiras desses bens perderam espaço no mercado norte-americano, paralelamente ao aumento do market share chinês. Apesar de o ano de 2019 parecer apontar para sinais de redução dessa ameaça chinesa, é possível observar que o período analisado contemplou um Brasil que não foi capaz de desenvolver e impulsionar o crescimento das suas exportações para o seu maior mercado de manufaturas da mesma forma que a China conseguiu.
id UFRJ_b0740d01e14af20e81434b156b39ddea
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/21804
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)Comércio internacionalExportaçãoManufaturaChinaBrasilMercado consumidorEstados UnidosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAEsse trabalho analisa a trajetória das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano entre 2000 e 2019, investigando como essa foi impactada pela emergência da China no comércio internacional. A hipótese que orienta a pesquisa é de que houve uma perda de espaço dos bens manufaturados brasileiros naquele mercado, a qual esteve associada à concorrência com os produtos chineses. Para isso, são revisados aspectos teóricos da literatura sobre a importância das exportações de manufaturados para a economia de um país, a fim de demonstrar a relevância do tema. Em seguida, é realizada uma revisão da literatura para mapear os principais pontos observados em relação à ascensão da China no contexto internacional, analisando seus impactos sobre a inserção externa comercial da América Latina; assim como, de forma mais específica, sobre as vendas de manufaturas do Brasil para terceiros mercados, em especial os EUA. Por fim, é realizada a análise de dados e indicadores que comparam as exportações brasileiras de manufaturados para os EUA com as chinesas, visando identificar sinais de ameaça concorrencial. Em linhas gerais, o efeito negativo chinês ressaltado pela literatura sobre as exportações de manufaturas do Brasil parece ser comprovado pelos resultados apresentados pelos dados: de fato, ao longo do período analisado, as exportações brasileiras desses bens perderam espaço no mercado norte-americano, paralelamente ao aumento do market share chinês. Apesar de o ano de 2019 parecer apontar para sinais de redução dessa ameaça chinesa, é possível observar que o período analisado contemplou um Brasil que não foi capaz de desenvolver e impulsionar o crescimento das suas exportações para o seu maior mercado de manufaturas da mesma forma que a China conseguiu.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJVergnhanini, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/5783106323806211Costa, Kaio Glauber Vital dahttp://lattes.cnpq.br/7140134340728211Silva, Simone Fiorittihttp://lattes.cnpq.br/8480645142519713Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon2023-10-10T11:51:00Z2023-12-21T03:02:03Z2022-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHADDAD, Luiza Sanmartin Perez Leon. Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/21804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:03Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/21804Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
title Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
spellingShingle Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon
Comércio internacional
Exportação
Manufatura
China
Brasil
Mercado consumidor
Estados Unidos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
title_full Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
title_fullStr Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
title_full_unstemmed Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
title_sort Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019)
author Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon
author_facet Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vergnhanini, Rodrigo
http://lattes.cnpq.br/5783106323806211
Costa, Kaio Glauber Vital da
http://lattes.cnpq.br/7140134340728211
Silva, Simone Fioritti
http://lattes.cnpq.br/8480645142519713
dc.contributor.author.fl_str_mv Haddad, Luiza Sanmartin Perez Leon
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio internacional
Exportação
Manufatura
China
Brasil
Mercado consumidor
Estados Unidos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Comércio internacional
Exportação
Manufatura
China
Brasil
Mercado consumidor
Estados Unidos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Esse trabalho analisa a trajetória das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano entre 2000 e 2019, investigando como essa foi impactada pela emergência da China no comércio internacional. A hipótese que orienta a pesquisa é de que houve uma perda de espaço dos bens manufaturados brasileiros naquele mercado, a qual esteve associada à concorrência com os produtos chineses. Para isso, são revisados aspectos teóricos da literatura sobre a importância das exportações de manufaturados para a economia de um país, a fim de demonstrar a relevância do tema. Em seguida, é realizada uma revisão da literatura para mapear os principais pontos observados em relação à ascensão da China no contexto internacional, analisando seus impactos sobre a inserção externa comercial da América Latina; assim como, de forma mais específica, sobre as vendas de manufaturas do Brasil para terceiros mercados, em especial os EUA. Por fim, é realizada a análise de dados e indicadores que comparam as exportações brasileiras de manufaturados para os EUA com as chinesas, visando identificar sinais de ameaça concorrencial. Em linhas gerais, o efeito negativo chinês ressaltado pela literatura sobre as exportações de manufaturas do Brasil parece ser comprovado pelos resultados apresentados pelos dados: de fato, ao longo do período analisado, as exportações brasileiras desses bens perderam espaço no mercado norte-americano, paralelamente ao aumento do market share chinês. Apesar de o ano de 2019 parecer apontar para sinais de redução dessa ameaça chinesa, é possível observar que o período analisado contemplou um Brasil que não foi capaz de desenvolver e impulsionar o crescimento das suas exportações para o seu maior mercado de manufaturas da mesma forma que a China conseguiu.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-09
2023-10-10T11:51:00Z
2023-12-21T03:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HADDAD, Luiza Sanmartin Perez Leon. Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/21804
identifier_str_mv HADDAD, Luiza Sanmartin Perez Leon. Caminhos das exportações brasileiras de manufaturados para o mercado norte-americano à luz da ascensão chinesa: uma análise do período (2000-2019). 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/21804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456046071676928