Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2109 |
Resumo: | Análise das chamadas cinematografias do artista Jeff Wall, relacionando-as com questões importantes discutidas ao longo da história da fotografia, com o objetivo de desfazer certos preconceitos que estão vinculados à imagem fotográfica desde a sua criação. Para tal, estabeleceu-se, primeiramente, uma comparação entre os pensamentos acerca da fotografia no século XIX e na contemporaneidade, explicando como a fotografia passou a ser aceita no meio artístico, no qual era antes “rejeitada”. Tal comparação é essencial para a compreensão do trabalho de Wall, que possui, simultaneamente, características clássicas e contemporâneas. Posteriormente, realizou-se a análise das obras do artista. Utilizaramse como base para essa monografia textos de pensadores como Philippe Dubois, Abigail Solomon-Godeau, Margot Pavan, Fernando Cocchiarale, Beatriz Jaguaribe, Craig Burnett, Michael Fried, Gabriela Weeks, além de entrevistas com o próprio Wall. Com isso, pôde-se observar que esse artista contemporâneo possui uma importância fundamental para a consolidação da fotografia como forma de arte. Seu trabalho intervencionista transita, com naturalidade, entre o real e a ficção, além de aliar harmonicamente características tradicionais e experimentais na mesma obra. A análise levou à compreensão de que, ao dialogar diretamente com a questão do realismo na fotografia, Wall acaba rompendo com as fronteiras entre o real e a ficção de uma maneira anteriormente inimaginável. |
id |
UFRJ_b090eecdbe3a105082489007e01ec352 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2109 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Carolina Souza dehttp://lattes.cnpq.br/4404878872890292Gastaldoni, Dantehttp://lattes.cnpq.br/1793875080581837Abreu, Leandro Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/4456033954031120Fatorelli, Antonio Pacca2017-05-29T19:53:20Z2023-11-30T03:03:05Z2009-07-07ALMEIDA, Carolina Souza de. Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall. 2009. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/2109Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-10-10T14:32:50Z No. of bitstreams: 1 CALMEIDA.pdf: 7776961 bytes, checksum: 3628244ff29b3d511c5a04c33e23cff2 (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-29T19:53:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CALMEIDA.pdf: 7776961 bytes, checksum: 3628244ff29b3d511c5a04c33e23cff2 (MD5) Previous issue date: 2009-07-07Análise das chamadas cinematografias do artista Jeff Wall, relacionando-as com questões importantes discutidas ao longo da história da fotografia, com o objetivo de desfazer certos preconceitos que estão vinculados à imagem fotográfica desde a sua criação. Para tal, estabeleceu-se, primeiramente, uma comparação entre os pensamentos acerca da fotografia no século XIX e na contemporaneidade, explicando como a fotografia passou a ser aceita no meio artístico, no qual era antes “rejeitada”. Tal comparação é essencial para a compreensão do trabalho de Wall, que possui, simultaneamente, características clássicas e contemporâneas. Posteriormente, realizou-se a análise das obras do artista. Utilizaramse como base para essa monografia textos de pensadores como Philippe Dubois, Abigail Solomon-Godeau, Margot Pavan, Fernando Cocchiarale, Beatriz Jaguaribe, Craig Burnett, Michael Fried, Gabriela Weeks, além de entrevistas com o próprio Wall. Com isso, pôde-se observar que esse artista contemporâneo possui uma importância fundamental para a consolidação da fotografia como forma de arte. Seu trabalho intervencionista transita, com naturalidade, entre o real e a ficção, além de aliar harmonicamente características tradicionais e experimentais na mesma obra. A análise levou à compreensão de que, ao dialogar diretamente com a questão do realismo na fotografia, Wall acaba rompendo com as fronteiras entre o real e a ficção de uma maneira anteriormente inimaginável.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAWall, JeffFotografia artísticaIntervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wallinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCSAlmeida.pdfCSAlmeida.pdfapplication/pdf2057339http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2109/3/CSAlmeida.pdfee0ee4a6b03f2f3a0a7e43c00111e9cfMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2109/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTCSAlmeida.pdf.txtCSAlmeida.pdf.txtExtracted texttext/plain121548http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2109/4/CSAlmeida.pdf.txt4b59367a365e18ddfec9b16312137a83MD5411422/21092023-11-30 00:03:05.185oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall |
title |
Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall |
spellingShingle |
Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall Almeida, Carolina Souza de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Wall, Jeff Fotografia artística |
title_short |
Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall |
title_full |
Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall |
title_fullStr |
Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall |
title_full_unstemmed |
Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall |
title_sort |
Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall |
author |
Almeida, Carolina Souza de |
author_facet |
Almeida, Carolina Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4404878872890292 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Carolina Souza de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gastaldoni, Dante |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1793875080581837 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Abreu, Leandro Pimentel |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4456033954031120 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fatorelli, Antonio Pacca |
contributor_str_mv |
Gastaldoni, Dante Abreu, Leandro Pimentel Fatorelli, Antonio Pacca |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA Wall, Jeff Fotografia artística |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wall, Jeff Fotografia artística |
description |
Análise das chamadas cinematografias do artista Jeff Wall, relacionando-as com questões importantes discutidas ao longo da história da fotografia, com o objetivo de desfazer certos preconceitos que estão vinculados à imagem fotográfica desde a sua criação. Para tal, estabeleceu-se, primeiramente, uma comparação entre os pensamentos acerca da fotografia no século XIX e na contemporaneidade, explicando como a fotografia passou a ser aceita no meio artístico, no qual era antes “rejeitada”. Tal comparação é essencial para a compreensão do trabalho de Wall, que possui, simultaneamente, características clássicas e contemporâneas. Posteriormente, realizou-se a análise das obras do artista. Utilizaramse como base para essa monografia textos de pensadores como Philippe Dubois, Abigail Solomon-Godeau, Margot Pavan, Fernando Cocchiarale, Beatriz Jaguaribe, Craig Burnett, Michael Fried, Gabriela Weeks, além de entrevistas com o próprio Wall. Com isso, pôde-se observar que esse artista contemporâneo possui uma importância fundamental para a consolidação da fotografia como forma de arte. Seu trabalho intervencionista transita, com naturalidade, entre o real e a ficção, além de aliar harmonicamente características tradicionais e experimentais na mesma obra. A análise levou à compreensão de que, ao dialogar diretamente com a questão do realismo na fotografia, Wall acaba rompendo com as fronteiras entre o real e a ficção de uma maneira anteriormente inimaginável. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-29T19:53:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Carolina Souza de. Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall. 2009. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/2109 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Carolina Souza de. Intervencionismo na fotografia: as fronteiras entre o real e a ficção na obra de Jeff Wall. 2009. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2109/3/CSAlmeida.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2109/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2109/4/CSAlmeida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee0ee4a6b03f2f3a0a7e43c00111e9cf dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 4b59367a365e18ddfec9b16312137a83 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097073591746560 |