Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6086 |
Resumo: | Estudo sobre arte e violência, aprofundado nos conceitos de testemunho, objetificação do testemunho, desmaterialização corpórea e memória. O estudo se concentra em algumas obras da artista contemporânea mexicana Teresa Margolles e na Ciudad de Juárez, no México, local usado como laboratório da artista para a construção dos trabalhos aqui apresentados. Margolles é uma das artistas contemporâneas mais importantes do México, de alcance e relevância internacionais, reconhecida por seu trabalho e convidada a participar da 53º Bienal de Veneza, em 2009, sendo assim de extrema importância estudá-la para a compreensão desse tema, que só surge enquanto campo de estudo acadêmico na História da Arte na contemporaneidade. A pesquisa tem como foco entender o processo de materialização ao qual se submete o conceito de testemunho nos objetos artísticos criados por Margolles e compreender como a desmaterialização corpórea de minorias políticas, em especial de mulheres, faz parte da construção dessas obras, passando por conceitos como memória, lembrança e esquecimento para essa análise. O tema do testemunho trazido através de seu trabalho é aqui teorizado a partir das reflexões de Márcio Seligmann-Silva e analisado em suas obras através do olhar de María Inés Rodríguez e Juan A. Gaitán. Ainda participando da discussão teórica em relação à violência, à memória e à corporeidade, os pensadores Henri Bergson, Maurice Halbwachs e Paul Ricoeur são algumas das referências para se criar o diálogo entre esses conceitos. |
id |
UFRJ_b130ee3c4be15a89afd1483f6cdf3742 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6086 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Mayara Soeiro dehttp://lattes.cnpq.br/6337035900819790Corrêa, Patricia Leal Azevedo2019-01-11T13:48:55Z2023-11-30T03:03:08Z2018LIMA, Mayara Soeiro de. Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/6086Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2019-01-11T13:48:55Z No. of bitstreams: 1 MLima.pdf: 886505 bytes, checksum: 878f2631ffd23359727e79cd8c39f9c9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-11T13:48:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLima.pdf: 886505 bytes, checksum: 878f2631ffd23359727e79cd8c39f9c9 (MD5) Previous issue date: 2018Estudo sobre arte e violência, aprofundado nos conceitos de testemunho, objetificação do testemunho, desmaterialização corpórea e memória. O estudo se concentra em algumas obras da artista contemporânea mexicana Teresa Margolles e na Ciudad de Juárez, no México, local usado como laboratório da artista para a construção dos trabalhos aqui apresentados. Margolles é uma das artistas contemporâneas mais importantes do México, de alcance e relevância internacionais, reconhecida por seu trabalho e convidada a participar da 53º Bienal de Veneza, em 2009, sendo assim de extrema importância estudá-la para a compreensão desse tema, que só surge enquanto campo de estudo acadêmico na História da Arte na contemporaneidade. A pesquisa tem como foco entender o processo de materialização ao qual se submete o conceito de testemunho nos objetos artísticos criados por Margolles e compreender como a desmaterialização corpórea de minorias políticas, em especial de mulheres, faz parte da construção dessas obras, passando por conceitos como memória, lembrança e esquecimento para essa análise. O tema do testemunho trazido através de seu trabalho é aqui teorizado a partir das reflexões de Márcio Seligmann-Silva e analisado em suas obras através do olhar de María Inés Rodríguez e Juan A. Gaitán. Ainda participando da discussão teórica em relação à violência, à memória e à corporeidade, os pensadores Henri Bergson, Maurice Halbwachs e Paul Ricoeur são algumas das referências para se criar o diálogo entre esses conceitos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEMargolles, TeresaArteViolênciaTestemunhoPercepçãoMemóriaObjetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margollesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMLima.pdfMLima.pdfapplication/pdf886505http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6086/1/MLima.pdf878f2631ffd23359727e79cd8c39f9c9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6086/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/60862023-11-30 00:03:08.274oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles |
title |
Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles |
spellingShingle |
Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles Lima, Mayara Soeiro de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Margolles, Teresa Arte Violência Testemunho Percepção Memória |
title_short |
Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles |
title_full |
Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles |
title_fullStr |
Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles |
title_full_unstemmed |
Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles |
title_sort |
Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles |
author |
Lima, Mayara Soeiro de |
author_facet |
Lima, Mayara Soeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6337035900819790 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mayara Soeiro de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corrêa, Patricia Leal Azevedo |
contributor_str_mv |
Corrêa, Patricia Leal Azevedo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE Margolles, Teresa Arte Violência Testemunho Percepção Memória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Margolles, Teresa Arte Violência Testemunho Percepção Memória |
description |
Estudo sobre arte e violência, aprofundado nos conceitos de testemunho, objetificação do testemunho, desmaterialização corpórea e memória. O estudo se concentra em algumas obras da artista contemporânea mexicana Teresa Margolles e na Ciudad de Juárez, no México, local usado como laboratório da artista para a construção dos trabalhos aqui apresentados. Margolles é uma das artistas contemporâneas mais importantes do México, de alcance e relevância internacionais, reconhecida por seu trabalho e convidada a participar da 53º Bienal de Veneza, em 2009, sendo assim de extrema importância estudá-la para a compreensão desse tema, que só surge enquanto campo de estudo acadêmico na História da Arte na contemporaneidade. A pesquisa tem como foco entender o processo de materialização ao qual se submete o conceito de testemunho nos objetos artísticos criados por Margolles e compreender como a desmaterialização corpórea de minorias políticas, em especial de mulheres, faz parte da construção dessas obras, passando por conceitos como memória, lembrança e esquecimento para essa análise. O tema do testemunho trazido através de seu trabalho é aqui teorizado a partir das reflexões de Márcio Seligmann-Silva e analisado em suas obras através do olhar de María Inés Rodríguez e Juan A. Gaitán. Ainda participando da discussão teórica em relação à violência, à memória e à corporeidade, os pensadores Henri Bergson, Maurice Halbwachs e Paul Ricoeur são algumas das referências para se criar o diálogo entre esses conceitos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-11T13:48:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Mayara Soeiro de. Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6086 |
identifier_str_mv |
LIMA, Mayara Soeiro de. Objetificação do testemunho e desmaterialização corpórea: a arte de Teresa Margolles. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Belas Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6086/1/MLima.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/6086/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
878f2631ffd23359727e79cd8c39f9c9 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097123639230464 |