A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68451 |
Resumo: | O intuito desta dissertação é a investigação das possíveis relações entre o bordado e a literatura. No início do mestrado, o objeto de pesquisa inicial eram os aspectos testemunhais da série Ça va Aller, produção em bordado e fotografia da artista marfinense Joana Choumali. Com o andamento da pesquisa, a percepção das relações entre o bordado e a literatura ampliou e promoveu diálogos com outras produções artísticas, como a série Bastidores (1997), da artista brasileira Rosana Paulino, e tecidos manchados da artista mexicana Teresa Margolles. O diálogo com a literatura é inserida na pesquisa a partir da relação entre os bordados do coletivo Savane Rutongo-Kabuye, produzidos pós-genocídio de Ruanda (1994), e o livro Baratas de autoria da escritora ruandense Scholastique Mukasonga. Os argumentos teóricos evocados na pesquisa partem de conceitos sobre corpo-memória e oralitura, termos cunhados por Leda Maria Martins. Em relação ao testemunho e sua relação com a memória e linguagens artísticas, como a fotografia, a perspectiva do crítico brasileiro Márcio Seligmann-Silva é de suma importância. Além disso, a relação do bordado, vestígio e testemunha serão tratados através de análises da professora Aleida Assman e da teórica Jeanne-Marie Gagnebin. |
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A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunhoL'écriture comme broderie : dialogues entre littérature et arts plastiques à travers le témoignageartes visuaiscorpotraumaBordadoLiteraturaChoumali, JoanaPaulino, Rosana, 1967-Margolles, Teresa, 1963-Savane Rutongo-KibuyeMukasonga, ScholastiqueO intuito desta dissertação é a investigação das possíveis relações entre o bordado e a literatura. No início do mestrado, o objeto de pesquisa inicial eram os aspectos testemunhais da série Ça va Aller, produção em bordado e fotografia da artista marfinense Joana Choumali. Com o andamento da pesquisa, a percepção das relações entre o bordado e a literatura ampliou e promoveu diálogos com outras produções artísticas, como a série Bastidores (1997), da artista brasileira Rosana Paulino, e tecidos manchados da artista mexicana Teresa Margolles. O diálogo com a literatura é inserida na pesquisa a partir da relação entre os bordados do coletivo Savane Rutongo-Kabuye, produzidos pós-genocídio de Ruanda (1994), e o livro Baratas de autoria da escritora ruandense Scholastique Mukasonga. Os argumentos teóricos evocados na pesquisa partem de conceitos sobre corpo-memória e oralitura, termos cunhados por Leda Maria Martins. Em relação ao testemunho e sua relação com a memória e linguagens artísticas, como a fotografia, a perspectiva do crítico brasileiro Márcio Seligmann-Silva é de suma importância. Além disso, a relação do bordado, vestígio e testemunha serão tratados através de análises da professora Aleida Assman e da teórica Jeanne-Marie Gagnebin.Le but de cette thèse est d'étudier les relations possibles entre la broderie et la littérature. Au début du master, l'objet de recherches initiales était les aspects testimoniaux de la série Ça va aller, réalisation en broderie et photographie de l'artiste ivoirienne Joana Choumali. Au fur et à mesure que la recherche avançait, la perception de la relation entre broderie et littérature s'est élargie et a favorisé des dialogues avec d'autres produits artistiques, comme la série Bastidores (1997), de l'artiste brésilienne Rosana Paulino, et les tissus tachés de l'artiste mexicaine Teresa Margolles. Le dialogue avec la littérature s'insère dans la recherche à partir du rapport entre la broderie du collectif Savanee Rutongo - Kabuye, réalisé après le génocide rwandais (1994), et le livre Cafards de l'écrivaine rwandaise Scholastique Mukasonga. Les arguments théoriques évoqués dans la recherche sont utilisés des concepts de mémoire corporelle et d'oraliture, termes inventés par Leda Maria Martins. En ce qui concerne le témoignage et sa relation avec la mémoire et les langages artistiques, comme la photographie, le point de vue du critique brésilien Márcio Seligmann-Silva est d'une importance primordiale. De plus, la relation entre broderie, vestige et témoin sera abordée à travers les analyses de la professeure Aleida Assman et de la théoricienne Jeanne-Marie Gagnebin.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloVidal, Palomahttp://lattes.cnpq.br/1921642933020819Braz, Jordana Aparecida Alvaro [UNIFESP]2023-07-04T20:49:05Z2023-07-04T20:49:05Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion85 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68451porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T23:46:06Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68451Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T23:46:06Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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