Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Endlich, Rafaela Relva da Fonte Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12658
Resumo: Esta monografia pretende compreender as mudanças de representação de Hermione Granger nas fanfics brasileiras da série literária Harry Potter, de J. K. Rowling, em comparação com a forma como a personagem é apresentada pela autora da trama original. O fenômeno descrito é pensado à luz dos estudos de cultura de fãs e das contribuições teóricas da cultura da convergência, de Henry Jenkins (2009), além de noções das teorias feministas e do conceito de representação, trazido dos estudos culturais por meio da obra de Stuart Hall (2016). Desse modo, entende-se que o cenário contemporâneo, de predominância das tecnologias da informação, faz-se favorável à rápida difusão de conteúdos diversos em comunidades virtuais; material esse que cada vez mais sofre os reflexos do que alguns acadêmicos nomeiam de quarta onda do feminismo. Com o caminho metodológico do estudo de caso e da análise do discurso, algumas fanfics do universo Harry Potter são aqui analisadas, com o objetivo de compreender como suas autoras utilizam seus escritos para aproximar a personagem Hermione Granger de suas próprias vivências e anseios.
id UFRJ_b1d536e0e0532ef26de04258d777464a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12658
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileirasFanficsCultura na literaturaTecnologia da informaçãoFeminismoHarry PotterCulture in literatureInformation technologyFeminismCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEsta monografia pretende compreender as mudanças de representação de Hermione Granger nas fanfics brasileiras da série literária Harry Potter, de J. K. Rowling, em comparação com a forma como a personagem é apresentada pela autora da trama original. O fenômeno descrito é pensado à luz dos estudos de cultura de fãs e das contribuições teóricas da cultura da convergência, de Henry Jenkins (2009), além de noções das teorias feministas e do conceito de representação, trazido dos estudos culturais por meio da obra de Stuart Hall (2016). Desse modo, entende-se que o cenário contemporâneo, de predominância das tecnologias da informação, faz-se favorável à rápida difusão de conteúdos diversos em comunidades virtuais; material esse que cada vez mais sofre os reflexos do que alguns acadêmicos nomeiam de quarta onda do feminismo. Com o caminho metodológico do estudo de caso e da análise do discurso, algumas fanfics do universo Harry Potter são aqui analisadas, com o objetivo de compreender como suas autoras utilizam seus escritos para aproximar a personagem Hermione Granger de suas próprias vivências e anseios.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJCardoso, Monica MachadoBurrowes, Patrícia CecíliaCabral, Thaís Dias DelfinoEndlich, Rafaela Relva da Fonte Gonçalves2020-07-03T19:30:16Z2023-12-21T03:01:08Z2019-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisENDLICH, Rafaela Relva da Fonte Gonçalves. Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:08Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12658Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:08Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras
title Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras
spellingShingle Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras
Endlich, Rafaela Relva da Fonte Gonçalves
Fanfics
Cultura na literatura
Tecnologia da informação
Feminismo
Harry Potter
Culture in literature
Information technology
Feminism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras
title_full Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras
title_fullStr Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras
title_full_unstemmed Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras
title_sort Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras
author Endlich, Rafaela Relva da Fonte Gonçalves
author_facet Endlich, Rafaela Relva da Fonte Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Monica Machado
Burrowes, Patrícia Cecília
Cabral, Thaís Dias Delfino
dc.contributor.author.fl_str_mv Endlich, Rafaela Relva da Fonte Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Fanfics
Cultura na literatura
Tecnologia da informação
Feminismo
Harry Potter
Culture in literature
Information technology
Feminism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Fanfics
Cultura na literatura
Tecnologia da informação
Feminismo
Harry Potter
Culture in literature
Information technology
Feminism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Esta monografia pretende compreender as mudanças de representação de Hermione Granger nas fanfics brasileiras da série literária Harry Potter, de J. K. Rowling, em comparação com a forma como a personagem é apresentada pela autora da trama original. O fenômeno descrito é pensado à luz dos estudos de cultura de fãs e das contribuições teóricas da cultura da convergência, de Henry Jenkins (2009), além de noções das teorias feministas e do conceito de representação, trazido dos estudos culturais por meio da obra de Stuart Hall (2016). Desse modo, entende-se que o cenário contemporâneo, de predominância das tecnologias da informação, faz-se favorável à rápida difusão de conteúdos diversos em comunidades virtuais; material esse que cada vez mais sofre os reflexos do que alguns acadêmicos nomeiam de quarta onda do feminismo. Com o caminho metodológico do estudo de caso e da análise do discurso, algumas fanfics do universo Harry Potter são aqui analisadas, com o objetivo de compreender como suas autoras utilizam seus escritos para aproximar a personagem Hermione Granger de suas próprias vivências e anseios.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
2020-07-03T19:30:16Z
2023-12-21T03:01:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ENDLICH, Rafaela Relva da Fonte Gonçalves. Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12658
identifier_str_mv ENDLICH, Rafaela Relva da Fonte Gonçalves. Lumos Maxima: um holofote sobre Hermione Granger, do cânone às fanfics brasileiras. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456006248857600