Smart contracts: o direito na era blockchain

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel Antunes de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/23980
Resumo: O presente estudo tem como objetivo aprofundar a análise da tecnologia dos Smart Contracts em relação ao cenário jurídico brasileiro, com o intuito de avaliar tanto sua viabilidade prática quanto sua conformidade com as normas legais. Dividiremos nossa investigação em duas partes essenciais. Na primeira parte, exploraremos a inovação que é a rede Blockchain e os Smart Contracts. A Blockchain é reconhecida como uma das mais notáveis invenções do último século, graças ao seu protocolo de proof-of-work, que estabeleceu uma rede descentralizada de confiança. Esse protocolo viabilizou o desenvolvimento dos Smart Contracts, caracterizados por serem programas de computador que operam de forma autônoma, executando cláusulas contratuais quando condições predefinidas são atendidas. A segunda parte de nossa análise se concentrará na compreensão das aplicações práticas dessa tecnologia, assim como nas críticas e desvantagens associadas à sua implementação. O objetivo final será determinar a natureza jurídica dessas duas modalidades de utilização dos Smart Contracts perante o arcabouço jurídico do Brasil. Por meio dessa análise detalhada, pretendemos contribuir para o entendimento dos benefícios e desafios que a adoção de Smart Contracts pode representar no contexto legal brasileiro, abrindo caminho para uma maior clareza e segurança nas transações contratuais modernas.
id UFRJ_b2251a831b699ac08a9196fb050d6f2b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/23980
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Smart contracts: o direito na era blockchainSmart ContractsTecnologia BlockchainRiscos e BenefíciosInovaçãoBlockchain TechnologyRisks and BenefitsInnovationCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIALO presente estudo tem como objetivo aprofundar a análise da tecnologia dos Smart Contracts em relação ao cenário jurídico brasileiro, com o intuito de avaliar tanto sua viabilidade prática quanto sua conformidade com as normas legais. Dividiremos nossa investigação em duas partes essenciais. Na primeira parte, exploraremos a inovação que é a rede Blockchain e os Smart Contracts. A Blockchain é reconhecida como uma das mais notáveis invenções do último século, graças ao seu protocolo de proof-of-work, que estabeleceu uma rede descentralizada de confiança. Esse protocolo viabilizou o desenvolvimento dos Smart Contracts, caracterizados por serem programas de computador que operam de forma autônoma, executando cláusulas contratuais quando condições predefinidas são atendidas. A segunda parte de nossa análise se concentrará na compreensão das aplicações práticas dessa tecnologia, assim como nas críticas e desvantagens associadas à sua implementação. O objetivo final será determinar a natureza jurídica dessas duas modalidades de utilização dos Smart Contracts perante o arcabouço jurídico do Brasil. Por meio dessa análise detalhada, pretendemos contribuir para o entendimento dos benefícios e desafios que a adoção de Smart Contracts pode representar no contexto legal brasileiro, abrindo caminho para uma maior clareza e segurança nas transações contratuais modernas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade Nacional de DireitoUFRJMartins, Flávio Alveshttp://lattes.cnpq.br/1330862317567677Gomes, Luiz Cláudio Moreirahttp://lattes.cnpq.br/2750257855105240Silva, Gabriel Antunes de Souza2024-10-14T13:08:55Z2024-10-16T03:00:12Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Gabriel Antunes de Souza. Smart contracts: o direito na era blockchain. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.http://hdl.handle.net/11422/23980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-10-16T03:00:12Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/23980Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-10-16T03:00:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Smart contracts: o direito na era blockchain
title Smart contracts: o direito na era blockchain
spellingShingle Smart contracts: o direito na era blockchain
Silva, Gabriel Antunes de Souza
Smart Contracts
Tecnologia Blockchain
Riscos e Benefícios
Inovação
Blockchain Technology
Risks and Benefits
Innovation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
title_short Smart contracts: o direito na era blockchain
title_full Smart contracts: o direito na era blockchain
title_fullStr Smart contracts: o direito na era blockchain
title_full_unstemmed Smart contracts: o direito na era blockchain
title_sort Smart contracts: o direito na era blockchain
author Silva, Gabriel Antunes de Souza
author_facet Silva, Gabriel Antunes de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Flávio Alves
http://lattes.cnpq.br/1330862317567677
Gomes, Luiz Cláudio Moreira
http://lattes.cnpq.br/2750257855105240
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriel Antunes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Smart Contracts
Tecnologia Blockchain
Riscos e Benefícios
Inovação
Blockchain Technology
Risks and Benefits
Innovation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
topic Smart Contracts
Tecnologia Blockchain
Riscos e Benefícios
Inovação
Blockchain Technology
Risks and Benefits
Innovation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
description O presente estudo tem como objetivo aprofundar a análise da tecnologia dos Smart Contracts em relação ao cenário jurídico brasileiro, com o intuito de avaliar tanto sua viabilidade prática quanto sua conformidade com as normas legais. Dividiremos nossa investigação em duas partes essenciais. Na primeira parte, exploraremos a inovação que é a rede Blockchain e os Smart Contracts. A Blockchain é reconhecida como uma das mais notáveis invenções do último século, graças ao seu protocolo de proof-of-work, que estabeleceu uma rede descentralizada de confiança. Esse protocolo viabilizou o desenvolvimento dos Smart Contracts, caracterizados por serem programas de computador que operam de forma autônoma, executando cláusulas contratuais quando condições predefinidas são atendidas. A segunda parte de nossa análise se concentrará na compreensão das aplicações práticas dessa tecnologia, assim como nas críticas e desvantagens associadas à sua implementação. O objetivo final será determinar a natureza jurídica dessas duas modalidades de utilização dos Smart Contracts perante o arcabouço jurídico do Brasil. Por meio dessa análise detalhada, pretendemos contribuir para o entendimento dos benefícios e desafios que a adoção de Smart Contracts pode representar no contexto legal brasileiro, abrindo caminho para uma maior clareza e segurança nas transações contratuais modernas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-10-14T13:08:55Z
2024-10-16T03:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Gabriel Antunes de Souza. Smart contracts: o direito na era blockchain. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
http://hdl.handle.net/11422/23980
identifier_str_mv SILVA, Gabriel Antunes de Souza. Smart contracts: o direito na era blockchain. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
url http://hdl.handle.net/11422/23980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456060525248512