Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Encarnação, Rafael Nascimento da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9693
Resumo: O principal objetivo deste trabalho é estudar a metodologia de análise estática de estacas utilizadas como pontos fixos de ancoragem de estruturas offshore. Foram verificados os efeitos das não-linearidades físicas, geométricas e de contato nos resultados. Foram realizadas análises utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF), através do programa comercial ANSYS [25] . Os modelos utilizados nas análises com o MEF englobam a simulação tanto da estaca quanto do solo. A utilização deste tipo de análise permite que o comportamento local da estaca, as concentrações de tensões ou deformações excessivas devidas à aplicação da carga, sejam mais precisamente avaliados. Para a validação dos resultados obtidos a partir das análises pelo MEF, são apresentados os Métodos Clássicos de Análise, em especial, o Modelo de Winkler Modificado (MWM), implementado no programa PILEMICRO (Ellwanger & Aguiar, [4] ). Adicionalmente, foi desenvolvida uma planilha de cálculo no programa Mathcad [36] , disponibilizada no ANEXO B, para verificar os resultados obtidos. Foram realizadas comparações entre resultados obtidos aplicando o MEF e os Métodos Clássicos na análise de uma estaca torpedo, embebida em solo coesivo. O MEF, no caso da estaca torpedo, foi de grande utilidade, já que a geometria da estaca é diferente da convencional. Neste caso, então, a metodologia clássica pode não representar o problema de forma adequada, tornando-se assim o estudo com o MEF importante para o entendimento do comportamento deste tipo de estaca.
id UFRJ_b24931d101c482a15f994fe303ed523b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9693
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedoMétodo dos Elementos FinitosANSYSestacasestaca torpedoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILO principal objetivo deste trabalho é estudar a metodologia de análise estática de estacas utilizadas como pontos fixos de ancoragem de estruturas offshore. Foram verificados os efeitos das não-linearidades físicas, geométricas e de contato nos resultados. Foram realizadas análises utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF), através do programa comercial ANSYS [25] . Os modelos utilizados nas análises com o MEF englobam a simulação tanto da estaca quanto do solo. A utilização deste tipo de análise permite que o comportamento local da estaca, as concentrações de tensões ou deformações excessivas devidas à aplicação da carga, sejam mais precisamente avaliados. Para a validação dos resultados obtidos a partir das análises pelo MEF, são apresentados os Métodos Clássicos de Análise, em especial, o Modelo de Winkler Modificado (MWM), implementado no programa PILEMICRO (Ellwanger & Aguiar, [4] ). Adicionalmente, foi desenvolvida uma planilha de cálculo no programa Mathcad [36] , disponibilizada no ANEXO B, para verificar os resultados obtidos. Foram realizadas comparações entre resultados obtidos aplicando o MEF e os Métodos Clássicos na análise de uma estaca torpedo, embebida em solo coesivo. O MEF, no caso da estaca torpedo, foi de grande utilidade, já que a geometria da estaca é diferente da convencional. Neste caso, então, a metodologia clássica pode não representar o problema de forma adequada, tornando-se assim o estudo com o MEF importante para o entendimento do comportamento deste tipo de estaca.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJEllwanger, Gilberto BrunoAlmeida, Maria Cascão Ferreira deOliveira, Roberto Fernandes deAguiar, Cristiano Santos deEncarnação, Rafael Nascimento da2019-09-19T17:28:17Z2023-12-21T03:06:18Z2009-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/9693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:18Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/9693Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:18Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedo
title Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedo
spellingShingle Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedo
Encarnação, Rafael Nascimento da
Método dos Elementos Finitos
ANSYS
estacas
estaca torpedo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
title_short Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedo
title_full Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedo
title_fullStr Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedo
title_full_unstemmed Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedo
title_sort Análise da capacidade de carga axial de estacas torpedo
author Encarnação, Rafael Nascimento da
author_facet Encarnação, Rafael Nascimento da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ellwanger, Gilberto Bruno
Almeida, Maria Cascão Ferreira de
Oliveira, Roberto Fernandes de
Aguiar, Cristiano Santos de
dc.contributor.author.fl_str_mv Encarnação, Rafael Nascimento da
dc.subject.por.fl_str_mv Método dos Elementos Finitos
ANSYS
estacas
estaca torpedo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic Método dos Elementos Finitos
ANSYS
estacas
estaca torpedo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
description O principal objetivo deste trabalho é estudar a metodologia de análise estática de estacas utilizadas como pontos fixos de ancoragem de estruturas offshore. Foram verificados os efeitos das não-linearidades físicas, geométricas e de contato nos resultados. Foram realizadas análises utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF), através do programa comercial ANSYS [25] . Os modelos utilizados nas análises com o MEF englobam a simulação tanto da estaca quanto do solo. A utilização deste tipo de análise permite que o comportamento local da estaca, as concentrações de tensões ou deformações excessivas devidas à aplicação da carga, sejam mais precisamente avaliados. Para a validação dos resultados obtidos a partir das análises pelo MEF, são apresentados os Métodos Clássicos de Análise, em especial, o Modelo de Winkler Modificado (MWM), implementado no programa PILEMICRO (Ellwanger & Aguiar, [4] ). Adicionalmente, foi desenvolvida uma planilha de cálculo no programa Mathcad [36] , disponibilizada no ANEXO B, para verificar os resultados obtidos. Foram realizadas comparações entre resultados obtidos aplicando o MEF e os Métodos Clássicos na análise de uma estaca torpedo, embebida em solo coesivo. O MEF, no caso da estaca torpedo, foi de grande utilidade, já que a geometria da estaca é diferente da convencional. Neste caso, então, a metodologia clássica pode não representar o problema de forma adequada, tornando-se assim o estudo com o MEF importante para o entendimento do comportamento deste tipo de estaca.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08
2019-09-19T17:28:17Z
2023-12-21T03:06:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/9693
url http://hdl.handle.net/11422/9693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455996213985280