Economia circular em biocosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Fernanda Silveira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leig, Luiza Breustedt
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14485
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise do ramo da indústria na categoria de biocosméticos por meio do estudo de casos baseados na aplicação de ferramentas e conceitos de Economia Circular. A Economia Circular consiste em uma área que tem como objetivo a diminuição de desperdícios, e a transmissão de conhecimentos, em contraposição ao modelo tradicional da Economia Linear. A Economia Circular surge como uma nova tendência mundial na medida em que traz a possibilidade de implementação de modelos alternativos de negócio aos existentes nas indústrias cosméticas tradicionais, que apresentam problemas de desperdício e processos não sustentáveis. Tal inovação permitiu o surgimento do ramo dos biocosméticos. O modelo de negócio dos biocosméticos contribui com as necessidades de preservação de recursos na sociedade atual, mas por se tratar de um novo segmento, carece de algumas regulamentações. Esse trabalho propoe conceituar Economia Circular e biocosméticos, e mostrar os cenários mundiais atuais em relação a implementação desses dois conceitos. Para analisar os estudos de caso e sua implementação, utilizou-se da plataforma percursora do movimento circular da Fundação Ellen MacArthur e seus estudos de casos, além de artigos científicos de bases como Scopus. Os estudos de caso foram baseados em empresas de cosméticos que compõem o ranking Women’s Wear Daily (WWD) de 2017, utilizando empresas com diferentes faturamentos para analisar as aplicações de modelos mais circulares, em função de suas respectivas receitas. Foram analisadas as variáveis de viabilidade dos modelos, as vantagens econômicas, aspectos sociais e os aspectos ambientais de cada caso selecionado. Como resultados, pôde ser observado como os dois conceitos já trazem resultados mensuráveis e relevantes juntos, além disso um novo modelo (hipotético, porém factível) foi criado. Exemplos como a Natura e o Grupo Boticário, citados no trabalho, evidenciam estas ideias. Mostramos como a preocupação com o planeta pode estar presente desde a obtenção da matéria prima, passando pelo processo de fabricação do produto, até o consumidor final. Embalagens recicladas, escolha do local da planta, proximidade com os fornecedores da matéria prima são só algumas das iniciativas possíveis. Conclui-se que a Economia Circular quando aplicada no setor de biocosméticos, traz resultados extremamente interessantes não só para as empresas, mas também para o consumidor final e para o meio ambiente. A tecnologia e os novos estudos, alavancam grandes vi possibilidades, gerando valor agregado aos novos produtos e possibilitando o retorno dos mesmos ao ciclo de produção, porém se faz necessário que projetos de viabilidade claros sejam apresentados e que haja um interesse claro por parte do setor público e privado.
id UFRJ_b40c0f8406e78b9f423066cb107812c9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14485
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Economia circular em biocosméticosEconomia circularCosméticosIndustria químicaDesenvolvimento sustentávelCNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIALO presente trabalho apresenta uma análise do ramo da indústria na categoria de biocosméticos por meio do estudo de casos baseados na aplicação de ferramentas e conceitos de Economia Circular. A Economia Circular consiste em uma área que tem como objetivo a diminuição de desperdícios, e a transmissão de conhecimentos, em contraposição ao modelo tradicional da Economia Linear. A Economia Circular surge como uma nova tendência mundial na medida em que traz a possibilidade de implementação de modelos alternativos de negócio aos existentes nas indústrias cosméticas tradicionais, que apresentam problemas de desperdício e processos não sustentáveis. Tal inovação permitiu o surgimento do ramo dos biocosméticos. O modelo de negócio dos biocosméticos contribui com as necessidades de preservação de recursos na sociedade atual, mas por se tratar de um novo segmento, carece de algumas regulamentações. Esse trabalho propoe conceituar Economia Circular e biocosméticos, e mostrar os cenários mundiais atuais em relação a implementação desses dois conceitos. Para analisar os estudos de caso e sua implementação, utilizou-se da plataforma percursora do movimento circular da Fundação Ellen MacArthur e seus estudos de casos, além de artigos científicos de bases como Scopus. Os estudos de caso foram baseados em empresas de cosméticos que compõem o ranking Women’s Wear Daily (WWD) de 2017, utilizando empresas com diferentes faturamentos para analisar as aplicações de modelos mais circulares, em função de suas respectivas receitas. Foram analisadas as variáveis de viabilidade dos modelos, as vantagens econômicas, aspectos sociais e os aspectos ambientais de cada caso selecionado. Como resultados, pôde ser observado como os dois conceitos já trazem resultados mensuráveis e relevantes juntos, além disso um novo modelo (hipotético, porém factível) foi criado. Exemplos como a Natura e o Grupo Boticário, citados no trabalho, evidenciam estas ideias. Mostramos como a preocupação com o planeta pode estar presente desde a obtenção da matéria prima, passando pelo processo de fabricação do produto, até o consumidor final. Embalagens recicladas, escolha do local da planta, proximidade com os fornecedores da matéria prima são só algumas das iniciativas possíveis. Conclui-se que a Economia Circular quando aplicada no setor de biocosméticos, traz resultados extremamente interessantes não só para as empresas, mas também para o consumidor final e para o meio ambiente. A tecnologia e os novos estudos, alavancam grandes vi possibilidades, gerando valor agregado aos novos produtos e possibilitando o retorno dos mesmos ao ciclo de produção, porém se faz necessário que projetos de viabilidade claros sejam apresentados e que haja um interesse claro por parte do setor público e privado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de QuímicaUFRJBorschiver, BorschiverTavares, Aline SouzaFerraz, Clarice Campelo de MeloBorges, Élcio RibeiroAraújo, Fernanda Silveira deLeig, Luiza Breustedt2021-06-14T13:52:45Z2023-12-21T03:07:56Z2020-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/14485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:56Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14485Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Economia circular em biocosméticos
title Economia circular em biocosméticos
spellingShingle Economia circular em biocosméticos
Araújo, Fernanda Silveira de
Economia circular
Cosméticos
Industria química
Desenvolvimento sustentável
CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
title_short Economia circular em biocosméticos
title_full Economia circular em biocosméticos
title_fullStr Economia circular em biocosméticos
title_full_unstemmed Economia circular em biocosméticos
title_sort Economia circular em biocosméticos
author Araújo, Fernanda Silveira de
author_facet Araújo, Fernanda Silveira de
Leig, Luiza Breustedt
author_role author
author2 Leig, Luiza Breustedt
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borschiver, Borschiver
Tavares, Aline Souza
Ferraz, Clarice Campelo de Melo
Borges, Élcio Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Fernanda Silveira de
Leig, Luiza Breustedt
dc.subject.por.fl_str_mv Economia circular
Cosméticos
Industria química
Desenvolvimento sustentável
CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
topic Economia circular
Cosméticos
Industria química
Desenvolvimento sustentável
CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
description O presente trabalho apresenta uma análise do ramo da indústria na categoria de biocosméticos por meio do estudo de casos baseados na aplicação de ferramentas e conceitos de Economia Circular. A Economia Circular consiste em uma área que tem como objetivo a diminuição de desperdícios, e a transmissão de conhecimentos, em contraposição ao modelo tradicional da Economia Linear. A Economia Circular surge como uma nova tendência mundial na medida em que traz a possibilidade de implementação de modelos alternativos de negócio aos existentes nas indústrias cosméticas tradicionais, que apresentam problemas de desperdício e processos não sustentáveis. Tal inovação permitiu o surgimento do ramo dos biocosméticos. O modelo de negócio dos biocosméticos contribui com as necessidades de preservação de recursos na sociedade atual, mas por se tratar de um novo segmento, carece de algumas regulamentações. Esse trabalho propoe conceituar Economia Circular e biocosméticos, e mostrar os cenários mundiais atuais em relação a implementação desses dois conceitos. Para analisar os estudos de caso e sua implementação, utilizou-se da plataforma percursora do movimento circular da Fundação Ellen MacArthur e seus estudos de casos, além de artigos científicos de bases como Scopus. Os estudos de caso foram baseados em empresas de cosméticos que compõem o ranking Women’s Wear Daily (WWD) de 2017, utilizando empresas com diferentes faturamentos para analisar as aplicações de modelos mais circulares, em função de suas respectivas receitas. Foram analisadas as variáveis de viabilidade dos modelos, as vantagens econômicas, aspectos sociais e os aspectos ambientais de cada caso selecionado. Como resultados, pôde ser observado como os dois conceitos já trazem resultados mensuráveis e relevantes juntos, além disso um novo modelo (hipotético, porém factível) foi criado. Exemplos como a Natura e o Grupo Boticário, citados no trabalho, evidenciam estas ideias. Mostramos como a preocupação com o planeta pode estar presente desde a obtenção da matéria prima, passando pelo processo de fabricação do produto, até o consumidor final. Embalagens recicladas, escolha do local da planta, proximidade com os fornecedores da matéria prima são só algumas das iniciativas possíveis. Conclui-se que a Economia Circular quando aplicada no setor de biocosméticos, traz resultados extremamente interessantes não só para as empresas, mas também para o consumidor final e para o meio ambiente. A tecnologia e os novos estudos, alavancam grandes vi possibilidades, gerando valor agregado aos novos produtos e possibilitando o retorno dos mesmos ao ciclo de produção, porém se faz necessário que projetos de viabilidade claros sejam apresentados e que haja um interesse claro por parte do setor público e privado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
2021-06-14T13:52:45Z
2023-12-21T03:07:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/14485
url http://hdl.handle.net/11422/14485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456019454623744