O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/15123 |
Resumo: | O marketing financeiro possui influência significativa nos resultados anuais dos bancos públicos e privados, uma vez que é responsável por levar a oferta de produtos e serviços financeiros ao cliente de uma forma mais simples e informativa com o intuito de maximizar o spread bancário. As estratégias de marketing para esse tipo de mercado têm o objetivo de captar o maior número possível de clientes que estejam interessados em ter serviços com alta capacidade de atendimento e uso das novas tecnologias e inovações capazes de encorajar esses clientes a utilizarem as plataformas digitais dos bancos. Como a concorrência é grande , as instituições financeiras precisaram se reinventar para manter suas respectivas carteiras de clientes, criando novos mecanismos competitivos capazes de confrontar de forma igualitária a concorrência. A preocupação com o meio ambiente e também com ações de reponsabilidade social e boas práticas de gestão de pessoas tem sido implementada pelo segmento financeiro e principalmente pelos bancos. Ao demonstrar preocupação com o bem estar da população, qualidade de vida dos seus colaboradores e diminuir os impactos ambientais uma instituição financeira pode destacar-se e conseguir fidelização de um consumidor cada vez mais crítico e bem informado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever as estratégias de marketing utilizadas pelo setor bancário para reter e fidelizar seus clientes e diferenciar-se dos concorrentes. Para atingir o objetivo proposto foi escolhido um banco privado de grande porte: o Bradesco S/A. Conclui-se que um planejamento bem feito, tendo como foco o marketing de serviços e institucional levando em consideração os novos estilos de vida, a tecnologia, diferentes culturas e a questão econômica durante e pós pandemia, são fundamentais para a sobrevivência e sustentabilidade dos bancos. |
id |
UFRJ_b42942063fcf11fcc1ced6d9162cbfea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/15123 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancáriaMarketingEstratégia de marketingInstituições financeirasCampanhas publicitáriasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISO marketing financeiro possui influência significativa nos resultados anuais dos bancos públicos e privados, uma vez que é responsável por levar a oferta de produtos e serviços financeiros ao cliente de uma forma mais simples e informativa com o intuito de maximizar o spread bancário. As estratégias de marketing para esse tipo de mercado têm o objetivo de captar o maior número possível de clientes que estejam interessados em ter serviços com alta capacidade de atendimento e uso das novas tecnologias e inovações capazes de encorajar esses clientes a utilizarem as plataformas digitais dos bancos. Como a concorrência é grande , as instituições financeiras precisaram se reinventar para manter suas respectivas carteiras de clientes, criando novos mecanismos competitivos capazes de confrontar de forma igualitária a concorrência. A preocupação com o meio ambiente e também com ações de reponsabilidade social e boas práticas de gestão de pessoas tem sido implementada pelo segmento financeiro e principalmente pelos bancos. Ao demonstrar preocupação com o bem estar da população, qualidade de vida dos seus colaboradores e diminuir os impactos ambientais uma instituição financeira pode destacar-se e conseguir fidelização de um consumidor cada vez mais crítico e bem informado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever as estratégias de marketing utilizadas pelo setor bancário para reter e fidelizar seus clientes e diferenciar-se dos concorrentes. Para atingir o objetivo proposto foi escolhido um banco privado de grande porte: o Bradesco S/A. Conclui-se que um planejamento bem feito, tendo como foco o marketing de serviços e institucional levando em consideração os novos estilos de vida, a tecnologia, diferentes culturas e a questão econômica durante e pós pandemia, são fundamentais para a sobrevivência e sustentabilidade dos bancos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJMelo, Mônica Visconti dehttp://lattes.cnpq.br/5730227904760697Crispim, William Warner de Freitas2021-09-09T19:40:31Z2023-12-21T03:08:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCRISPIM, William Warner de Freitas. O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/15123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:08:19Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15123Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:08:19Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária |
title |
O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária |
spellingShingle |
O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária Crispim, William Warner de Freitas Marketing Estratégia de marketing Instituições financeiras Campanhas publicitárias CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária |
title_full |
O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária |
title_fullStr |
O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária |
title_full_unstemmed |
O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária |
title_sort |
O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária |
author |
Crispim, William Warner de Freitas |
author_facet |
Crispim, William Warner de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Mônica Visconti de http://lattes.cnpq.br/5730227904760697 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crispim, William Warner de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Estratégia de marketing Instituições financeiras Campanhas publicitárias CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
Marketing Estratégia de marketing Instituições financeiras Campanhas publicitárias CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
O marketing financeiro possui influência significativa nos resultados anuais dos bancos públicos e privados, uma vez que é responsável por levar a oferta de produtos e serviços financeiros ao cliente de uma forma mais simples e informativa com o intuito de maximizar o spread bancário. As estratégias de marketing para esse tipo de mercado têm o objetivo de captar o maior número possível de clientes que estejam interessados em ter serviços com alta capacidade de atendimento e uso das novas tecnologias e inovações capazes de encorajar esses clientes a utilizarem as plataformas digitais dos bancos. Como a concorrência é grande , as instituições financeiras precisaram se reinventar para manter suas respectivas carteiras de clientes, criando novos mecanismos competitivos capazes de confrontar de forma igualitária a concorrência. A preocupação com o meio ambiente e também com ações de reponsabilidade social e boas práticas de gestão de pessoas tem sido implementada pelo segmento financeiro e principalmente pelos bancos. Ao demonstrar preocupação com o bem estar da população, qualidade de vida dos seus colaboradores e diminuir os impactos ambientais uma instituição financeira pode destacar-se e conseguir fidelização de um consumidor cada vez mais crítico e bem informado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever as estratégias de marketing utilizadas pelo setor bancário para reter e fidelizar seus clientes e diferenciar-se dos concorrentes. Para atingir o objetivo proposto foi escolhido um banco privado de grande porte: o Bradesco S/A. Conclui-se que um planejamento bem feito, tendo como foco o marketing de serviços e institucional levando em consideração os novos estilos de vida, a tecnologia, diferentes culturas e a questão econômica durante e pós pandemia, são fundamentais para a sobrevivência e sustentabilidade dos bancos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-09T19:40:31Z 2021 2023-12-21T03:08:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRISPIM, William Warner de Freitas. O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/15123 |
identifier_str_mv |
CRISPIM, William Warner de Freitas. O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/15123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Administração e Ciências Contábeis UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456020403585024 |