O mercado financeiro e o marketing: um estudo de caso em uma instituição bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crispim, William Warner de Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15123
Resumo: O marketing financeiro possui influência significativa nos resultados anuais dos bancos públicos e privados, uma vez que é responsável por levar a oferta de produtos e serviços financeiros ao cliente de uma forma mais simples e informativa com o intuito de maximizar o spread bancário. As estratégias de marketing para esse tipo de mercado têm o objetivo de captar o maior número possível de clientes que estejam interessados em ter serviços com alta capacidade de atendimento e uso das novas tecnologias e inovações capazes de encorajar esses clientes a utilizarem as plataformas digitais dos bancos. Como a concorrência é grande , as instituições financeiras precisaram se reinventar para manter suas respectivas carteiras de clientes, criando novos mecanismos competitivos capazes de confrontar de forma igualitária a concorrência. A preocupação com o meio ambiente e também com ações de reponsabilidade social e boas práticas de gestão de pessoas tem sido implementada pelo segmento financeiro e principalmente pelos bancos. Ao demonstrar preocupação com o bem estar da população, qualidade de vida dos seus colaboradores e diminuir os impactos ambientais uma instituição financeira pode destacar-se e conseguir fidelização de um consumidor cada vez mais crítico e bem informado. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é descrever as estratégias de marketing utilizadas pelo setor bancário para reter e fidelizar seus clientes e diferenciar-se dos concorrentes. Para atingir o objetivo proposto foi escolhido um banco privado de grande porte: o Bradesco S/A. Conclui-se que um planejamento bem feito, tendo como foco o marketing de serviços e institucional levando em consideração os novos estilos de vida, a tecnologia, diferentes culturas e a questão econômica durante e pós pandemia, são fundamentais para a sobrevivência e sustentabilidade dos bancos.
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