Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Filho, Edson Machado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1238
http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1238
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
id UNB-2_d1fdceafe8d4b7bd6d4ffdc7c282e000
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1238
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Sousa Filho, Edson MachadoPorto, Rafael BarreirosSOUSA FILHO, Edson Machado. Eficácia da propaganda: a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados. 2010. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/1238http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1238Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.Diante da crescente participação de instituições de ensino superior privadas no sistema educacional brasileiro, a utilização de ferramentas gerenciais modernas tornou-se regra. O presente estudo teve um delineamento quase-experimental e visa contribuir ao conhecimento de marketing educacional ao evidenciar a relação entre investimentos em mídia, duração e inserções das campanhas publicitárias com o número de pessoas que se inscreveram e, posteriormente, se matricularam em uma instituição de ensino superior privada. Tal objetivo foi realizado através da coleta de dados secundários sobre os planos de mídia das campanhas publicitárias da instituição e da análise de regressão dos dados referentes ao período de Outubro de 2004 a Abril de 2010. Constatou-se que as principais variáveis preditivas do número de inscritos e matriculados são o investimento em campanhas do tipo institucional e de vestibular agendado e a duração dessas campanhas. Tais achados indicam tendências contrárias às práticas do mercado e sugerem o advento do vestibular agendado como principal forma de processo seletivo e campanhas publicitárias com mensagens institucionais que permaneçam por períodos maiores em veiculação. Tanto o formato de vestibular agendado quanto a veiculação de mensagens publicitárias institucionais indicam fontes para novas pesquisas, uma vez que não se estudou as razões dessas tendências.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-10-29T13:41:32Z No. of bitstreams: 1 2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf: 692801 bytes, checksum: 565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-11-12T15:30:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf: 692801 bytes, checksum: 565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72f (MD5)Made available in DSpace on 2010-11-12T15:30:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf: 692801 bytes, checksum: 565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72f (MD5)MarketingCampanhas publicitáriasEficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-11-12T15:30:27Z2010-11-12T15:30:27Z2010-11-12T15:30:27Z2010-08-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdfapplication/pdf692801http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/1/2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20924http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/3/license_text2007e731b83279338882cd4d9f98fc08MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream19710http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/4/license_rdfaa65da15f424ff71c620a992a187295cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/5/license.txtdbbde32d4a25f82a578b5f55a2eaeb6bMD5510483/12382021-09-24 11:16:40.71oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-24T14:16:40Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados
title Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados
spellingShingle Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados
Sousa Filho, Edson Machado
Marketing
Campanhas publicitárias
title_short Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados
title_full Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados
title_fullStr Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados
title_full_unstemmed Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados
title_sort Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados
author Sousa Filho, Edson Machado
author_facet Sousa Filho, Edson Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Filho, Edson Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Rafael Barreiros
contributor_str_mv Porto, Rafael Barreiros
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Marketing
Campanhas publicitárias
topic Marketing
Campanhas publicitárias
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.
publishDate 2010
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2010-08-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-11-12T15:30:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-11-12T15:30:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-11-12T15:30:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA FILHO, Edson Machado. Eficácia da propaganda: a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados. 2010. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1238
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1238
identifier_str_mv SOUSA FILHO, Edson Machado. Eficácia da propaganda: a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados. 2010. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1238
http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/1/2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72f
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
2007e731b83279338882cd4d9f98fc08
aa65da15f424ff71c620a992a187295c
dbbde32d4a25f82a578b5f55a2eaeb6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907733807628288