Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1238 http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1238 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. |
id |
UNB-2_d1fdceafe8d4b7bd6d4ffdc7c282e000 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1238 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Sousa Filho, Edson MachadoPorto, Rafael BarreirosSOUSA FILHO, Edson Machado. Eficácia da propaganda: a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados. 2010. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://bdm.unb.br/handle/10483/1238http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1238Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010.Diante da crescente participação de instituições de ensino superior privadas no sistema educacional brasileiro, a utilização de ferramentas gerenciais modernas tornou-se regra. O presente estudo teve um delineamento quase-experimental e visa contribuir ao conhecimento de marketing educacional ao evidenciar a relação entre investimentos em mídia, duração e inserções das campanhas publicitárias com o número de pessoas que se inscreveram e, posteriormente, se matricularam em uma instituição de ensino superior privada. Tal objetivo foi realizado através da coleta de dados secundários sobre os planos de mídia das campanhas publicitárias da instituição e da análise de regressão dos dados referentes ao período de Outubro de 2004 a Abril de 2010. Constatou-se que as principais variáveis preditivas do número de inscritos e matriculados são o investimento em campanhas do tipo institucional e de vestibular agendado e a duração dessas campanhas. Tais achados indicam tendências contrárias às práticas do mercado e sugerem o advento do vestibular agendado como principal forma de processo seletivo e campanhas publicitárias com mensagens institucionais que permaneçam por períodos maiores em veiculação. Tanto o formato de vestibular agendado quanto a veiculação de mensagens publicitárias institucionais indicam fontes para novas pesquisas, uma vez que não se estudou as razões dessas tendências.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-10-29T13:41:32Z No. of bitstreams: 1 2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf: 692801 bytes, checksum: 565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-11-12T15:30:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf: 692801 bytes, checksum: 565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72f (MD5)Made available in DSpace on 2010-11-12T15:30:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf: 692801 bytes, checksum: 565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72f (MD5)MarketingCampanhas publicitáriasEficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-11-12T15:30:27Z2010-11-12T15:30:27Z2010-11-12T15:30:27Z2010-08-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdfapplication/pdf692801http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/1/2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72fMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream20924http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/3/license_text2007e731b83279338882cd4d9f98fc08MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream19710http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/4/license_rdfaa65da15f424ff71c620a992a187295cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/5/license.txtdbbde32d4a25f82a578b5f55a2eaeb6bMD5510483/12382021-09-24 11:16:40.71oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-24T14:16:40Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados |
title |
Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados |
spellingShingle |
Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados Sousa Filho, Edson Machado Marketing Campanhas publicitárias |
title_short |
Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados |
title_full |
Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados |
title_fullStr |
Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados |
title_full_unstemmed |
Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados |
title_sort |
Eficácia da propaganda : a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados |
author |
Sousa Filho, Edson Machado |
author_facet |
Sousa Filho, Edson Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Filho, Edson Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
contributor_str_mv |
Porto, Rafael Barreiros |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Marketing Campanhas publicitárias |
topic |
Marketing Campanhas publicitárias |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2010-08-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-11-12T15:30:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-11-12T15:30:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-11-12T15:30:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA FILHO, Edson Machado. Eficácia da propaganda: a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados. 2010. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1238 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1238 |
identifier_str_mv |
SOUSA FILHO, Edson Machado. Eficácia da propaganda: a relação preditiva entre investimentos em campanhas de processo seletivo de uma faculdade particular do DF e seus inscritos e matriculados. 2010. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1238 http://dx.doi.org/10.26512/2010.08.TCC.1238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/1/2010_EdsonMachadoSousaFilho.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1238/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
565dc1d9b8f42d875a90fae2b62ff72f fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 2007e731b83279338882cd4d9f98fc08 aa65da15f424ff71c620a992a187295c dbbde32d4a25f82a578b5f55a2eaeb6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907733807628288 |