Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Isadora
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19439
Resumo: Esta pesquisa busca realizar uma investigação prático-teórica sobre a construção da identidade negra a partir do processo de invisibilidade desses corpos. Inicia-se por um breve contexto histórico que nos apresenta a fotografia como objeto de negação dessas identidades até a sua transição para uma imagética que os reconhece como autores da sua própria história. O ponto central dessa transição é a produção de novas imagens por artistas visuais negros como Yhuri Cruz, Rosana Paulino, Eustáquio Neves, Aline Motta, entre outros. Por fim, a pesquisa resultou na elaboração de obras visuais inspiradas nos estudos sobre os gráficos da teoria de Roberto Damatta (1984) e das divagações sobre a fotografia de Alberto Henschel, “Mulher Negra de Turbante” (1870).
id UFRJ_b59b144a5b7cabc18db464630346b851
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19439
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Duarte, IsadoraSoares, Lilian de Carvalho2023-01-03T15:17:29Z2023-11-30T03:05:24Z2022-09-13DUARTE, Isadora. Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/19439Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2023-01-03T15:17:29Z No. of bitstreams: 1 IDuarte.pdf: 5326048 bytes, checksum: 33704d39d82baaa097063f5e3328c249 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-03T15:17:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 IDuarte.pdf: 5326048 bytes, checksum: 33704d39d82baaa097063f5e3328c249 (MD5) Previous issue date: 2022-09-13Esta pesquisa busca realizar uma investigação prático-teórica sobre a construção da identidade negra a partir do processo de invisibilidade desses corpos. Inicia-se por um breve contexto histórico que nos apresenta a fotografia como objeto de negação dessas identidades até a sua transição para uma imagética que os reconhece como autores da sua própria história. O ponto central dessa transição é a produção de novas imagens por artistas visuais negros como Yhuri Cruz, Rosana Paulino, Eustáquio Neves, Aline Motta, entre outros. Por fim, a pesquisa resultou na elaboração de obras visuais inspiradas nos estudos sobre os gráficos da teoria de Roberto Damatta (1984) e das divagações sobre a fotografia de Alberto Henschel, “Mulher Negra de Turbante” (1870).porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALImagemIdentidade negraNão-identidadePrática artísticaLugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19439/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALIDuarte.pdfIDuarte.pdfapplication/pdf5326048http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19439/1/IDuarte.pdf33704d39d82baaa097063f5e3328c249MD5111422/194392023-11-30 00:05:24.687oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:05:24Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro
title Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro
spellingShingle Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro
Duarte, Isadora
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Imagem
Identidade negra
Não-identidade
Prática artística
title_short Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro
title_full Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro
title_fullStr Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro
title_full_unstemmed Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro
title_sort Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro
author Duarte, Isadora
author_facet Duarte, Isadora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Isadora
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Lilian de Carvalho
contributor_str_mv Soares, Lilian de Carvalho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Imagem
Identidade negra
Não-identidade
Prática artística
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Identidade negra
Não-identidade
Prática artística
description Esta pesquisa busca realizar uma investigação prático-teórica sobre a construção da identidade negra a partir do processo de invisibilidade desses corpos. Inicia-se por um breve contexto histórico que nos apresenta a fotografia como objeto de negação dessas identidades até a sua transição para uma imagética que os reconhece como autores da sua própria história. O ponto central dessa transição é a produção de novas imagens por artistas visuais negros como Yhuri Cruz, Rosana Paulino, Eustáquio Neves, Aline Motta, entre outros. Por fim, a pesquisa resultou na elaboração de obras visuais inspiradas nos estudos sobre os gráficos da teoria de Roberto Damatta (1984) e das divagações sobre a fotografia de Alberto Henschel, “Mulher Negra de Turbante” (1870).
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-03T15:17:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:05:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUARTE, Isadora. Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/19439
identifier_str_mv DUARTE, Isadora. Lugar para cada coisa? deslocamento entre imagens e a construção identitária do ser negro. 2022. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/19439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19439/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/19439/1/IDuarte.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
33704d39d82baaa097063f5e3328c249
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097275201454080