O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/761 |
Resumo: | Os blogs, originalmente utilizados como diários virtuais, ganharam visibilidade e hoje são grandes fontes de informação para muitos leitores. A moda, produtora e veiculadora de identidades, se transformou ao longo dos anos e sua produção e consumo são cada vez mais acelerados. A velocidade da informação também aumentou com a Internet, o que possibilitou o sucesso de páginas como o blog Garotas Estúpidas, objeto de estudo deste trabalho, que disponibiliza novos conteúdos ao público diariamente. O grande número de leitores que essa categoria de blog possui chama a atenção de marcas, que desejam veicular seus produtos por meio de parcerias, aproveitando a empatia criada pela blogueira. As autoras dessas páginas estão se tornando formadoras de opinião, influenciadoras de consumo e criadoras de tendências. Por meio do embasamento teórico deste trabalho, procuramos compreender esse fenômeno dos blogs de moda, a relação entre jornalistas e blogueiras e como se dá a publicidade veiculada nessas páginas. |
id |
UFRJ_b7752a8104b1adb42cf742498a54a993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/761 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas EstúpidasBlogsModaInformaçãoConsumoMídias sociaisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAOs blogs, originalmente utilizados como diários virtuais, ganharam visibilidade e hoje são grandes fontes de informação para muitos leitores. A moda, produtora e veiculadora de identidades, se transformou ao longo dos anos e sua produção e consumo são cada vez mais acelerados. A velocidade da informação também aumentou com a Internet, o que possibilitou o sucesso de páginas como o blog Garotas Estúpidas, objeto de estudo deste trabalho, que disponibiliza novos conteúdos ao público diariamente. O grande número de leitores que essa categoria de blog possui chama a atenção de marcas, que desejam veicular seus produtos por meio de parcerias, aproveitando a empatia criada pela blogueira. As autoras dessas páginas estão se tornando formadoras de opinião, influenciadoras de consumo e criadoras de tendências. Por meio do embasamento teórico deste trabalho, procuramos compreender esse fenômeno dos blogs de moda, a relação entre jornalistas e blogueiras e como se dá a publicidade veiculada nessas páginas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJPereira, Camila Augusta Alveshttp://lattes.cnpq.br/1284922248505888Ribeiro, Amanda Fontoura Zanottohttp://lattes.cnpq.br/1070238130184703Ortiz, Anderson de Almeida Canohttp://lattes.cnpq.br/3338372078427869Moraes, Ana Lívia Rego2016-09-09T18:57:07Z2023-12-21T03:03:01Z2014-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMORAES, Ana Lívia Rego. O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/761Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas |
title |
O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas |
spellingShingle |
O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas Moraes, Ana Lívia Rego Blogs Moda Informação Consumo Mídias sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas |
title_full |
O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas |
title_fullStr |
O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas |
title_full_unstemmed |
O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas |
title_sort |
O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas |
author |
Moraes, Ana Lívia Rego |
author_facet |
Moraes, Ana Lívia Rego |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Camila Augusta Alves http://lattes.cnpq.br/1284922248505888 Ribeiro, Amanda Fontoura Zanotto http://lattes.cnpq.br/1070238130184703 Ortiz, Anderson de Almeida Cano http://lattes.cnpq.br/3338372078427869 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Ana Lívia Rego |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogs Moda Informação Consumo Mídias sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Blogs Moda Informação Consumo Mídias sociais CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Os blogs, originalmente utilizados como diários virtuais, ganharam visibilidade e hoje são grandes fontes de informação para muitos leitores. A moda, produtora e veiculadora de identidades, se transformou ao longo dos anos e sua produção e consumo são cada vez mais acelerados. A velocidade da informação também aumentou com a Internet, o que possibilitou o sucesso de páginas como o blog Garotas Estúpidas, objeto de estudo deste trabalho, que disponibiliza novos conteúdos ao público diariamente. O grande número de leitores que essa categoria de blog possui chama a atenção de marcas, que desejam veicular seus produtos por meio de parcerias, aproveitando a empatia criada pela blogueira. As autoras dessas páginas estão se tornando formadoras de opinião, influenciadoras de consumo e criadoras de tendências. Por meio do embasamento teórico deste trabalho, procuramos compreender esse fenômeno dos blogs de moda, a relação entre jornalistas e blogueiras e como se dá a publicidade veiculada nessas páginas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-04 2016-09-09T18:57:07Z 2023-12-21T03:03:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Ana Lívia Rego. O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. http://hdl.handle.net/11422/761 |
identifier_str_mv |
MORAES, Ana Lívia Rego. O poder das blogueiras de moda: estudo de caso sobre o blog Garotas Estúpidas. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455955283869696 |