Marcas mutantes: uma análise do doodle
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/746 |
Resumo: | Este trabalho busca refletir as tendências do design gráfico e do branding, a partir das novas configurações sociais, sobre a ótica do recurso que promove frequentes alterações no logotipo: as marcas mutantes. Procurou-se, para tanto, reunir recortes da história das marcas e da história do consumo, com foco no período iniciado pela modernidade, bem como suas influencias na forma de percepção do homem. Observou-se o cenário contemporâneo, partindo dos conceitos de efemeridade, liquidez e hiperestímulos que influenciaram o comportamento expressivo das marcas, permitindo a existências das mutações no logotipo. Para isso, foram pesquisadas as características dessa estratégia de marca e estudou-se de maneira mais profunda o caso dos Doodles, as alterações no logotipo do Google, por ser referência em inovação. Como resultado, as informações obtidas possibilitaram compreender as marcas mutantes e sua interação com os públicos. |
id |
UFRJ_b7d4cee6bb2eac72ff88fa95a8698edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/746 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Marcas mutantes: uma análise do doodleBrandingMarcaDesign gráficoDoodlesImagemCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEste trabalho busca refletir as tendências do design gráfico e do branding, a partir das novas configurações sociais, sobre a ótica do recurso que promove frequentes alterações no logotipo: as marcas mutantes. Procurou-se, para tanto, reunir recortes da história das marcas e da história do consumo, com foco no período iniciado pela modernidade, bem como suas influencias na forma de percepção do homem. Observou-se o cenário contemporâneo, partindo dos conceitos de efemeridade, liquidez e hiperestímulos que influenciaram o comportamento expressivo das marcas, permitindo a existências das mutações no logotipo. Para isso, foram pesquisadas as características dessa estratégia de marca e estudou-se de maneira mais profunda o caso dos Doodles, as alterações no logotipo do Google, por ser referência em inovação. Como resultado, as informações obtidas possibilitaram compreender as marcas mutantes e sua interação com os públicos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJPinheiro, Marta de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704Lagôa, Maria Beatriz da Rochahttp://lattes.cnpq.br/4053248213865133Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Giovanini, Fernanda Nunes2016-08-31T18:53:01Z2023-12-21T03:02:59Z2014-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNUNES GIOVANINI, Fernanda. Marcas mutantes: uma análise do Doodle. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:59Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/746Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:59Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marcas mutantes: uma análise do doodle |
title |
Marcas mutantes: uma análise do doodle |
spellingShingle |
Marcas mutantes: uma análise do doodle Giovanini, Fernanda Nunes Branding Marca Design gráfico Doodles Imagem CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Marcas mutantes: uma análise do doodle |
title_full |
Marcas mutantes: uma análise do doodle |
title_fullStr |
Marcas mutantes: uma análise do doodle |
title_full_unstemmed |
Marcas mutantes: uma análise do doodle |
title_sort |
Marcas mutantes: uma análise do doodle |
author |
Giovanini, Fernanda Nunes |
author_facet |
Giovanini, Fernanda Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Marta de Araújo http://lattes.cnpq.br/9021048263321704 Lagôa, Maria Beatriz da Rocha http://lattes.cnpq.br/4053248213865133 Rett, Lucimara http://lattes.cnpq.br/1020341783834309 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovanini, Fernanda Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branding Marca Design gráfico Doodles Imagem CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Branding Marca Design gráfico Doodles Imagem CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Este trabalho busca refletir as tendências do design gráfico e do branding, a partir das novas configurações sociais, sobre a ótica do recurso que promove frequentes alterações no logotipo: as marcas mutantes. Procurou-se, para tanto, reunir recortes da história das marcas e da história do consumo, com foco no período iniciado pela modernidade, bem como suas influencias na forma de percepção do homem. Observou-se o cenário contemporâneo, partindo dos conceitos de efemeridade, liquidez e hiperestímulos que influenciaram o comportamento expressivo das marcas, permitindo a existências das mutações no logotipo. Para isso, foram pesquisadas as características dessa estratégia de marca e estudou-se de maneira mais profunda o caso dos Doodles, as alterações no logotipo do Google, por ser referência em inovação. Como resultado, as informações obtidas possibilitaram compreender as marcas mutantes e sua interação com os públicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-08 2016-08-31T18:53:01Z 2023-12-21T03:02:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES GIOVANINI, Fernanda. Marcas mutantes: uma análise do Doodle. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. http://hdl.handle.net/11422/746 |
identifier_str_mv |
NUNES GIOVANINI, Fernanda. Marcas mutantes: uma análise do Doodle. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455955256606720 |