Marcas mutantes: uma análise do doodle

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanini, Fernanda Nunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/746
Resumo: Este trabalho busca refletir as tendências do design gráfico e do branding, a partir das novas configurações sociais, sobre a ótica do recurso que promove frequentes alterações no logotipo: as marcas mutantes. Procurou-se, para tanto, reunir recortes da história das marcas e da história do consumo, com foco no período iniciado pela modernidade, bem como suas influencias na forma de percepção do homem. Observou-se o cenário contemporâneo, partindo dos conceitos de efemeridade, liquidez e hiperestímulos que influenciaram o comportamento expressivo das marcas, permitindo a existências das mutações no logotipo. Para isso, foram pesquisadas as características dessa estratégia de marca e estudou-se de maneira mais profunda o caso dos Doodles, as alterações no logotipo do Google, por ser referência em inovação. Como resultado, as informações obtidas possibilitaram compreender as marcas mutantes e sua interação com os públicos.
id UFRJ_b7d4cee6bb2eac72ff88fa95a8698edc
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/746
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Marcas mutantes: uma análise do doodleBrandingMarcaDesign gráficoDoodlesImagemCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEste trabalho busca refletir as tendências do design gráfico e do branding, a partir das novas configurações sociais, sobre a ótica do recurso que promove frequentes alterações no logotipo: as marcas mutantes. Procurou-se, para tanto, reunir recortes da história das marcas e da história do consumo, com foco no período iniciado pela modernidade, bem como suas influencias na forma de percepção do homem. Observou-se o cenário contemporâneo, partindo dos conceitos de efemeridade, liquidez e hiperestímulos que influenciaram o comportamento expressivo das marcas, permitindo a existências das mutações no logotipo. Para isso, foram pesquisadas as características dessa estratégia de marca e estudou-se de maneira mais profunda o caso dos Doodles, as alterações no logotipo do Google, por ser referência em inovação. Como resultado, as informações obtidas possibilitaram compreender as marcas mutantes e sua interação com os públicos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJPinheiro, Marta de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9021048263321704Lagôa, Maria Beatriz da Rochahttp://lattes.cnpq.br/4053248213865133Rett, Lucimarahttp://lattes.cnpq.br/1020341783834309Giovanini, Fernanda Nunes2016-08-31T18:53:01Z2023-12-21T03:02:59Z2014-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNUNES GIOVANINI, Fernanda. Marcas mutantes: uma análise do Doodle. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:59Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/746Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:59Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Marcas mutantes: uma análise do doodle
title Marcas mutantes: uma análise do doodle
spellingShingle Marcas mutantes: uma análise do doodle
Giovanini, Fernanda Nunes
Branding
Marca
Design gráfico
Doodles
Imagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Marcas mutantes: uma análise do doodle
title_full Marcas mutantes: uma análise do doodle
title_fullStr Marcas mutantes: uma análise do doodle
title_full_unstemmed Marcas mutantes: uma análise do doodle
title_sort Marcas mutantes: uma análise do doodle
author Giovanini, Fernanda Nunes
author_facet Giovanini, Fernanda Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Marta de Araújo
http://lattes.cnpq.br/9021048263321704
Lagôa, Maria Beatriz da Rocha
http://lattes.cnpq.br/4053248213865133
Rett, Lucimara
http://lattes.cnpq.br/1020341783834309
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovanini, Fernanda Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
Marca
Design gráfico
Doodles
Imagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Branding
Marca
Design gráfico
Doodles
Imagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Este trabalho busca refletir as tendências do design gráfico e do branding, a partir das novas configurações sociais, sobre a ótica do recurso que promove frequentes alterações no logotipo: as marcas mutantes. Procurou-se, para tanto, reunir recortes da história das marcas e da história do consumo, com foco no período iniciado pela modernidade, bem como suas influencias na forma de percepção do homem. Observou-se o cenário contemporâneo, partindo dos conceitos de efemeridade, liquidez e hiperestímulos que influenciaram o comportamento expressivo das marcas, permitindo a existências das mutações no logotipo. Para isso, foram pesquisadas as características dessa estratégia de marca e estudou-se de maneira mais profunda o caso dos Doodles, as alterações no logotipo do Google, por ser referência em inovação. Como resultado, as informações obtidas possibilitaram compreender as marcas mutantes e sua interação com os públicos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-08
2016-08-31T18:53:01Z
2023-12-21T03:02:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES GIOVANINI, Fernanda. Marcas mutantes: uma análise do Doodle. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
http://hdl.handle.net/11422/746
identifier_str_mv NUNES GIOVANINI, Fernanda. Marcas mutantes: uma análise do Doodle. 2014. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455955256606720