A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Juliana Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/14409
Resumo: O presente trabalho busca investigar como a inclusão do lúdico, o qual é relativo a jogos e brincadeiras, interfere no processo ensino-aprendizagem. Para isto, houve a confecção de um jogo de boliche, onde foram estabelecidas regras próprias para que fosse possível aplicá-lo na sala de aula, mostrando aos alunos uma proposta de aula diferente, utilizando como ferramenta didática um jogo. A temática apresentada no jogo foi sobre os insetos, mas para atingir o propósito do mesmo, foram incluídas fotos de animais pertencentes a classes diferentes. A atividade foi realizada em três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, na escola Darcílio Ayres Raunheitti, em Nova Iguaçu. A dinâmica foi vista pelos alunos de forma positiva e os resultados mostraram que o lúdico pode ser um importante aliado no trabalho do professor, pois torna a aula mais dinâmica, interessante e aluno participa ativamente, facilitando, assim, seu aprendizado como um todo.
id UFRJ_b97fde958bf16c9a2e2b1f735514a8d0
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/14409
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamentalJogos educativosEnsino e aprendizagemEnsino de ciênciasEnsino fundamentalCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALO presente trabalho busca investigar como a inclusão do lúdico, o qual é relativo a jogos e brincadeiras, interfere no processo ensino-aprendizagem. Para isto, houve a confecção de um jogo de boliche, onde foram estabelecidas regras próprias para que fosse possível aplicá-lo na sala de aula, mostrando aos alunos uma proposta de aula diferente, utilizando como ferramenta didática um jogo. A temática apresentada no jogo foi sobre os insetos, mas para atingir o propósito do mesmo, foram incluídas fotos de animais pertencentes a classes diferentes. A atividade foi realizada em três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, na escola Darcílio Ayres Raunheitti, em Nova Iguaçu. A dinâmica foi vista pelos alunos de forma positiva e os resultados mostraram que o lúdico pode ser um importante aliado no trabalho do professor, pois torna a aula mais dinâmica, interessante e aluno participa ativamente, facilitando, assim, seu aprendizado como um todo.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJBitencourt, José Augusto Pireshttp://lattes.cnpq.br/1330312158604944Cunha, Aline Meneguci dahttp://lattes.cnpq.br/4360029315507230Vale, Carolina Coelho da CostaRibeiro, Juliana Machado2021-06-07T12:05:57Z2023-12-21T03:07:54Z2016-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRIBEIRO, Juliana Machado. A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/14409porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:54Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/14409Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:54Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental
title A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental
spellingShingle A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental
Ribeiro, Juliana Machado
Jogos educativos
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
title_short A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental
title_full A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental
title_fullStr A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental
title_full_unstemmed A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental
title_sort A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental
author Ribeiro, Juliana Machado
author_facet Ribeiro, Juliana Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bitencourt, José Augusto Pires
http://lattes.cnpq.br/1330312158604944
Cunha, Aline Meneguci da
http://lattes.cnpq.br/4360029315507230
Vale, Carolina Coelho da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Juliana Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos educativos
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
topic Jogos educativos
Ensino e aprendizagem
Ensino de ciências
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description O presente trabalho busca investigar como a inclusão do lúdico, o qual é relativo a jogos e brincadeiras, interfere no processo ensino-aprendizagem. Para isto, houve a confecção de um jogo de boliche, onde foram estabelecidas regras próprias para que fosse possível aplicá-lo na sala de aula, mostrando aos alunos uma proposta de aula diferente, utilizando como ferramenta didática um jogo. A temática apresentada no jogo foi sobre os insetos, mas para atingir o propósito do mesmo, foram incluídas fotos de animais pertencentes a classes diferentes. A atividade foi realizada em três turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, na escola Darcílio Ayres Raunheitti, em Nova Iguaçu. A dinâmica foi vista pelos alunos de forma positiva e os resultados mostraram que o lúdico pode ser um importante aliado no trabalho do professor, pois torna a aula mais dinâmica, interessante e aluno participa ativamente, facilitando, assim, seu aprendizado como um todo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-12
2021-06-07T12:05:57Z
2023-12-21T03:07:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Juliana Machado. A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/14409
identifier_str_mv RIBEIRO, Juliana Machado. A inclusão do lúdico no processo ensino-aprendizagem: o uso de um jogo de boliche em aula de ciências do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/14409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456018517196800