A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado, Roberta de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16695
Resumo: O lúdico faz parte da vida humana e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Nos anos iniciais é uma das atividades mais importantes para a criança, pois necessita brincar, criar, inventar para a construção de sua personalidade. Esse trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e também na visão de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro que responderam a um questionário sobre o tema. AÀ prática mais dinâmica dessas atividades, segundo alguns estudiosos, proporciona aos alunos maior prazer na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito às ciências, aliar o conteúdo ao lúdico pode ser uma ferramenta bastante proveitosa. A alfabetização científica é parte do processo educativo e consiste em ajudar no crescimento do aluno como ser humano e cidadão. É importante tentar compreender porque alguns educadores, apesar de concordarem com a importância do lúdico nessa fase do ensino, não conseguem trabalhar ciências satisfatoriamente e não fazem uso de atividades lúdicas para o enriquecimento de suas aulas. Apesar de toda experiência desses professores, pois nenhum deles tinha menos de 10 anos de magistério, percebeu-se a dificuldade de inclusão do lúdico e do ensino de ciências em suas aulas e, de acordo com que foi pesquisado o professor é o mediador e motivador de seus alunos. Sem a interferência do professor, este processo fica prejudicado.
id UFRJ_b2365b6b4225f40a7c67eb5022cb7081
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16695
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalEnsino fundamentalEnsino de ciênciasJogos e brinquedosCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALO lúdico faz parte da vida humana e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Nos anos iniciais é uma das atividades mais importantes para a criança, pois necessita brincar, criar, inventar para a construção de sua personalidade. Esse trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e também na visão de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro que responderam a um questionário sobre o tema. AÀ prática mais dinâmica dessas atividades, segundo alguns estudiosos, proporciona aos alunos maior prazer na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito às ciências, aliar o conteúdo ao lúdico pode ser uma ferramenta bastante proveitosa. A alfabetização científica é parte do processo educativo e consiste em ajudar no crescimento do aluno como ser humano e cidadão. É importante tentar compreender porque alguns educadores, apesar de concordarem com a importância do lúdico nessa fase do ensino, não conseguem trabalhar ciências satisfatoriamente e não fazem uso de atividades lúdicas para o enriquecimento de suas aulas. Apesar de toda experiência desses professores, pois nenhum deles tinha menos de 10 anos de magistério, percebeu-se a dificuldade de inclusão do lúdico e do ensino de ciências em suas aulas e, de acordo com que foi pesquisado o professor é o mediador e motivador de seus alunos. Sem a interferência do professor, este processo fica prejudicado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJSoares, Suzana Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/7026319752383529Simões, Ana Cristina Pantojahttp://lattes.cnpq.br/4566636331205655Lima, Leonardo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9236870914699869Delgado, Roberta de Almeida2022-04-13T13:27:33Z2023-12-21T03:02:26Z2016-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDELGADO, Roberta de Almeida. A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 47 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/16695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:26Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16695Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Delgado, Roberta de Almeida
Ensino fundamental
Ensino de ciências
Jogos e brinquedos
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
title_short A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
author Delgado, Roberta de Almeida
author_facet Delgado, Roberta de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Suzana Pimentel
http://lattes.cnpq.br/7026319752383529
Simões, Ana Cristina Pantoja
http://lattes.cnpq.br/4566636331205655
Lima, Leonardo da Silva
http://lattes.cnpq.br/9236870914699869
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado, Roberta de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Ensino de ciências
Jogos e brinquedos
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
topic Ensino fundamental
Ensino de ciências
Jogos e brinquedos
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
description O lúdico faz parte da vida humana e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Nos anos iniciais é uma das atividades mais importantes para a criança, pois necessita brincar, criar, inventar para a construção de sua personalidade. Esse trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e também na visão de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro que responderam a um questionário sobre o tema. AÀ prática mais dinâmica dessas atividades, segundo alguns estudiosos, proporciona aos alunos maior prazer na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito às ciências, aliar o conteúdo ao lúdico pode ser uma ferramenta bastante proveitosa. A alfabetização científica é parte do processo educativo e consiste em ajudar no crescimento do aluno como ser humano e cidadão. É importante tentar compreender porque alguns educadores, apesar de concordarem com a importância do lúdico nessa fase do ensino, não conseguem trabalhar ciências satisfatoriamente e não fazem uso de atividades lúdicas para o enriquecimento de suas aulas. Apesar de toda experiência desses professores, pois nenhum deles tinha menos de 10 anos de magistério, percebeu-se a dificuldade de inclusão do lúdico e do ensino de ciências em suas aulas e, de acordo com que foi pesquisado o professor é o mediador e motivador de seus alunos. Sem a interferência do professor, este processo fica prejudicado.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-13
2022-04-13T13:27:33Z
2023-12-21T03:02:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELGADO, Roberta de Almeida. A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 47 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/16695
identifier_str_mv DELGADO, Roberta de Almeida. A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 47 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/16695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Biologia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456027953332224