A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/16695 |
Resumo: | O lúdico faz parte da vida humana e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Nos anos iniciais é uma das atividades mais importantes para a criança, pois necessita brincar, criar, inventar para a construção de sua personalidade. Esse trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e também na visão de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro que responderam a um questionário sobre o tema. AÀ prática mais dinâmica dessas atividades, segundo alguns estudiosos, proporciona aos alunos maior prazer na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito às ciências, aliar o conteúdo ao lúdico pode ser uma ferramenta bastante proveitosa. A alfabetização científica é parte do processo educativo e consiste em ajudar no crescimento do aluno como ser humano e cidadão. É importante tentar compreender porque alguns educadores, apesar de concordarem com a importância do lúdico nessa fase do ensino, não conseguem trabalhar ciências satisfatoriamente e não fazem uso de atividades lúdicas para o enriquecimento de suas aulas. Apesar de toda experiência desses professores, pois nenhum deles tinha menos de 10 anos de magistério, percebeu-se a dificuldade de inclusão do lúdico e do ensino de ciências em suas aulas e, de acordo com que foi pesquisado o professor é o mediador e motivador de seus alunos. Sem a interferência do professor, este processo fica prejudicado. |
id |
UFRJ_b2365b6b4225f40a7c67eb5022cb7081 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/16695 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamentalEnsino fundamentalEnsino de ciênciasJogos e brinquedosCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALO lúdico faz parte da vida humana e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Nos anos iniciais é uma das atividades mais importantes para a criança, pois necessita brincar, criar, inventar para a construção de sua personalidade. Esse trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e também na visão de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro que responderam a um questionário sobre o tema. AÀ prática mais dinâmica dessas atividades, segundo alguns estudiosos, proporciona aos alunos maior prazer na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito às ciências, aliar o conteúdo ao lúdico pode ser uma ferramenta bastante proveitosa. A alfabetização científica é parte do processo educativo e consiste em ajudar no crescimento do aluno como ser humano e cidadão. É importante tentar compreender porque alguns educadores, apesar de concordarem com a importância do lúdico nessa fase do ensino, não conseguem trabalhar ciências satisfatoriamente e não fazem uso de atividades lúdicas para o enriquecimento de suas aulas. Apesar de toda experiência desses professores, pois nenhum deles tinha menos de 10 anos de magistério, percebeu-se a dificuldade de inclusão do lúdico e do ensino de ciências em suas aulas e, de acordo com que foi pesquisado o professor é o mediador e motivador de seus alunos. Sem a interferência do professor, este processo fica prejudicado.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de BiologiaUFRJSoares, Suzana Pimentelhttp://lattes.cnpq.br/7026319752383529Simões, Ana Cristina Pantojahttp://lattes.cnpq.br/4566636331205655Lima, Leonardo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9236870914699869Delgado, Roberta de Almeida2022-04-13T13:27:33Z2023-12-21T03:02:26Z2016-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDELGADO, Roberta de Almeida. A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 47 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/16695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:26Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/16695Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental Delgado, Roberta de Almeida Ensino fundamental Ensino de ciências Jogos e brinquedos CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
title_short |
A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Delgado, Roberta de Almeida |
author_facet |
Delgado, Roberta de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Suzana Pimentel http://lattes.cnpq.br/7026319752383529 Simões, Ana Cristina Pantoja http://lattes.cnpq.br/4566636331205655 Lima, Leonardo da Silva http://lattes.cnpq.br/9236870914699869 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delgado, Roberta de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Ensino de ciências Jogos e brinquedos CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
topic |
Ensino fundamental Ensino de ciências Jogos e brinquedos CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
description |
O lúdico faz parte da vida humana e caracteriza-se por sua capacidade de propor satisfação, funcionalidade e por sua espontaneidade. Nos anos iniciais é uma das atividades mais importantes para a criança, pois necessita brincar, criar, inventar para a construção de sua personalidade. Esse trabalho foi baseado em pesquisas bibliográficas e também na visão de professores de escolas públicas do município do Rio de Janeiro que responderam a um questionário sobre o tema. AÀ prática mais dinâmica dessas atividades, segundo alguns estudiosos, proporciona aos alunos maior prazer na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No que diz respeito às ciências, aliar o conteúdo ao lúdico pode ser uma ferramenta bastante proveitosa. A alfabetização científica é parte do processo educativo e consiste em ajudar no crescimento do aluno como ser humano e cidadão. É importante tentar compreender porque alguns educadores, apesar de concordarem com a importância do lúdico nessa fase do ensino, não conseguem trabalhar ciências satisfatoriamente e não fazem uso de atividades lúdicas para o enriquecimento de suas aulas. Apesar de toda experiência desses professores, pois nenhum deles tinha menos de 10 anos de magistério, percebeu-se a dificuldade de inclusão do lúdico e do ensino de ciências em suas aulas e, de acordo com que foi pesquisado o professor é o mediador e motivador de seus alunos. Sem a interferência do professor, este processo fica prejudicado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-13 2022-04-13T13:27:33Z 2023-12-21T03:02:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DELGADO, Roberta de Almeida. A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 47 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/16695 |
identifier_str_mv |
DELGADO, Roberta de Almeida. A importância do Lúdico no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. 47 f. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/16695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Biologia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456027953332224 |