O festival internacional de criatividade de Cannes: como a cultura de prêmios afeta a dinâmica das agências de publicidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Lucas Pimenta de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7823
Resumo: Estuda e investiga o comportamento e a dinâmica das agências de publicidade – empresas e seus funcionários - no que diz respeito ao Festival Internacional de Criatividade de Cannes (Cannes Lions). Com base em entrevistas com profissionais do mercado publicitário do Rio de Janeiro e associadas sobretudo ao estudo sociológico de Pierre Bourdieu, propõe-se uma análise acerca do campo do poder e a economia dos bens simbólicos, associando o Festival de Cannes e o prestígio alcançado pelas agências premiadas, com as relações de poder por meio do capital simbólico. Contarei também com o auxílio da linguagem audiovisual traduzida em um documentário acerca do tema. Em seu conteúdo, entrevistas de diferentes profissionais do mercado serão apresentadas juntamente com o trabalho escrito. O objetivo do estudo é investigar as circunstâncias que levam as agências de publicidade e seus funcionários - sobretudo os profissionais de criação - a supervalorizarem os grandes festivais. Não só as agências, mas também os clientes e fornecedores que, juntos, formam os principais pilares que sustentam os projetos premiados no Festival de Cannes. Acredito que esse trabalho pode ajudar a analisar comportamentalmente o mercado que, muitas vezes, se apresenta de maneira distorcida e obscura para os estudantes de comunicação.
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