O desafio da promoção da equidade racial na escola à luz dos indicadores educacionais brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19745 |
Resumo: | O presente trabalho busca traçar um panorama das assimetrias raciais presentes nos indicadores educacionais de rendimento, através da análise do SAEB 2005 e da Prova Brasil 2009. Pudemos verificar que os alunos negros apresentam os piores resultados, e os brancos os melhores. Ademais, os exercícios de desagregação feitos a partir da Prova Brasil nos permitiram concluir que o nível socioeconômico, embora importante, não foi suficiente para explicar totalmente as assimetrias raciais de proficiência. O mesmo ocorreu com a infraestrutura da escola. Argumenta-se que existem fatores, para além do nível socioeconômico e das condições físicas de instalação das instituições de ensino, que poderiam explicam o menor desempenho escolar de alunos negros, comparativamente aos brancos. Um deles seria a existência de práticas discriminatórias cristalizadas na escola, que acaba se tornando um lócus de ratificação, em vez da superação, das desigualdades existentes na sociedade como um todo. |
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