Comunicação, mídia e gastronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Juliana Ribeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/5784
Resumo: Reflexão sobre o crescente interesse da mídia contemporânea em temas relacionados à comida e alimentação, como resultante do acelerado processo de midiatização, estetização e espetacularização da gastronomia. A partir de uma breve análise sobre as relações existentes entre cultura, alimentação, consumo, mídia e sociedade do espetáculo, busca-se compreender como atualmente a gastronomia foi incorporada pelos meios de comunicação como um forte produto de entretenimento e consumo. Para isso, serão levantados conceitos desenvolvidos por Debord e Lipovetsky, além de referências a estudos de importantes teóricos da alimentação, como Brillat-Savarin, Massimo Montanari e Michael Pollan. A mídia, ao movimentar debates e ditar tendências, contribui de maneira determinante para uma nova maneira de lidarmos com a comida, que transcende sua função puramente nutricional, e a transforma em objeto de desejo, prazer e status. Todos os anos, vários programas culinários são lançados pelos canais de TV, conquistando rapidamente audiência e um público fiel. Para melhor entender como isso acontece, será analisado, por fim, o programa MasterChef Brasil, transmitido pela Rede Bandeirantes.
id UFRJ_bbd0a24d5a5600c830e3e8a7e790f51d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/5784
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Comunicação, mídia e gastronomiaTelevisãoMeios de comunicação de massaGastronomiaCulturaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOReflexão sobre o crescente interesse da mídia contemporânea em temas relacionados à comida e alimentação, como resultante do acelerado processo de midiatização, estetização e espetacularização da gastronomia. A partir de uma breve análise sobre as relações existentes entre cultura, alimentação, consumo, mídia e sociedade do espetáculo, busca-se compreender como atualmente a gastronomia foi incorporada pelos meios de comunicação como um forte produto de entretenimento e consumo. Para isso, serão levantados conceitos desenvolvidos por Debord e Lipovetsky, além de referências a estudos de importantes teóricos da alimentação, como Brillat-Savarin, Massimo Montanari e Michael Pollan. A mídia, ao movimentar debates e ditar tendências, contribui de maneira determinante para uma nova maneira de lidarmos com a comida, que transcende sua função puramente nutricional, e a transforma em objeto de desejo, prazer e status. Todos os anos, vários programas culinários são lançados pelos canais de TV, conquistando rapidamente audiência e um público fiel. Para melhor entender como isso acontece, será analisado, por fim, o programa MasterChef Brasil, transmitido pela Rede Bandeirantes.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJJunqueira, Maria Helena RegoPerelson, Simonehttp://lattes.cnpq.br/8406453519000157Herschmann, Micael Maiolinohttp://lattes.cnpq.br/8285658527971096Araujo, Juliana Ribeiro2018-11-21T18:39:20Z2023-12-21T03:04:11Z2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAraújo, Juliana Ribeiro. Comunicação, mídia e gastronomia. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/5784porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:11Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/5784Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:11Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação, mídia e gastronomia
title Comunicação, mídia e gastronomia
spellingShingle Comunicação, mídia e gastronomia
Araujo, Juliana Ribeiro
Televisão
Meios de comunicação de massa
Gastronomia
Cultura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Comunicação, mídia e gastronomia
title_full Comunicação, mídia e gastronomia
title_fullStr Comunicação, mídia e gastronomia
title_full_unstemmed Comunicação, mídia e gastronomia
title_sort Comunicação, mídia e gastronomia
author Araujo, Juliana Ribeiro
author_facet Araujo, Juliana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Junqueira, Maria Helena Rego
Perelson, Simone
http://lattes.cnpq.br/8406453519000157
Herschmann, Micael Maiolino
http://lattes.cnpq.br/8285658527971096
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Juliana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Meios de comunicação de massa
Gastronomia
Cultura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Televisão
Meios de comunicação de massa
Gastronomia
Cultura
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Reflexão sobre o crescente interesse da mídia contemporânea em temas relacionados à comida e alimentação, como resultante do acelerado processo de midiatização, estetização e espetacularização da gastronomia. A partir de uma breve análise sobre as relações existentes entre cultura, alimentação, consumo, mídia e sociedade do espetáculo, busca-se compreender como atualmente a gastronomia foi incorporada pelos meios de comunicação como um forte produto de entretenimento e consumo. Para isso, serão levantados conceitos desenvolvidos por Debord e Lipovetsky, além de referências a estudos de importantes teóricos da alimentação, como Brillat-Savarin, Massimo Montanari e Michael Pollan. A mídia, ao movimentar debates e ditar tendências, contribui de maneira determinante para uma nova maneira de lidarmos com a comida, que transcende sua função puramente nutricional, e a transforma em objeto de desejo, prazer e status. Todos os anos, vários programas culinários são lançados pelos canais de TV, conquistando rapidamente audiência e um público fiel. Para melhor entender como isso acontece, será analisado, por fim, o programa MasterChef Brasil, transmitido pela Rede Bandeirantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
2018-11-21T18:39:20Z
2023-12-21T03:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Araújo, Juliana Ribeiro. Comunicação, mídia e gastronomia. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/5784
identifier_str_mv Araújo, Juliana Ribeiro. Comunicação, mídia e gastronomia. 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/5784
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455962052427776