O jornalismo de games na internet brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tibúrcio, Matheus Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3720
Resumo: Apresenta o panorama da atual cobertura jornalística realizada pelos sites brasileiros, mostrando de que forma eles estão lutando contra um atraso em relação à produção americana e europeia. Foi realizada uma pesquisa sobre arte e convergência cultural por obras, principalmente, de Henry Jenkins (2005, 2006, 2009) e Janet Murray (2003), para apontar o vínculo que existe entre esses temas e a cultura dos games, e sobre o New Journalism, que tem um papel importante na trajetória do jornalismo de games internacional. Apresentando, por meio de análise quantitativa e qualitativa das matérias dos sites Arena IG, Baixaki Jogos, Kotaku Brasil, Techtudo e UOL Jogos, entre 2010 e 2013, e com o auxílio de estudo de casos em feiras internacionais, os pontos positivos e negativos da atual imprensa online nacional, este trabalho contribui para uma melhor visão do que os sites brasileiros precisam fazer para se destacar na cobertura da indústria de games.
id UFRJ_bce261f5ae3e2e1d194b0b9bed6f03cb
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/3720
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Tibúrcio, Matheus Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Costa, Cristiane Henriques2018-03-09T19:05:39Z2023-11-30T03:03:09Z2013-02-23TIBÚRCIO, Matheus Rodrigues. O jornalismo de games na internet brasileira. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/3720Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-12-21T14:17:37Z No. of bitstreams: 1 MTibúrcio.pdf: 1115904 bytes, checksum: d09cbf580e5cacaf546e858d8cca35d8 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-09T19:05:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MTibúrcio.pdf: 1115904 bytes, checksum: d09cbf580e5cacaf546e858d8cca35d8 (MD5) Previous issue date: 2013-02-23Apresenta o panorama da atual cobertura jornalística realizada pelos sites brasileiros, mostrando de que forma eles estão lutando contra um atraso em relação à produção americana e europeia. Foi realizada uma pesquisa sobre arte e convergência cultural por obras, principalmente, de Henry Jenkins (2005, 2006, 2009) e Janet Murray (2003), para apontar o vínculo que existe entre esses temas e a cultura dos games, e sobre o New Journalism, que tem um papel importante na trajetória do jornalismo de games internacional. Apresentando, por meio de análise quantitativa e qualitativa das matérias dos sites Arena IG, Baixaki Jogos, Kotaku Brasil, Techtudo e UOL Jogos, entre 2010 e 2013, e com o auxílio de estudo de casos em feiras internacionais, os pontos positivos e negativos da atual imprensa online nacional, este trabalho contribui para uma melhor visão do que os sites brasileiros precisam fazer para se destacar na cobertura da indústria de games.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOJornalismo especializadoJogos eletrônicosJornalismo onlineConvergênciaO jornalismo de games na internet brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMTibúrcio.pdfMTibúrcio.pdfapplication/pdf1115904http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3720/1/MTib%C3%BArcio.pdfd09cbf580e5cacaf546e858d8cca35d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3720/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/37202023-11-30 00:03:10.003oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jornalismo de games na internet brasileira
title O jornalismo de games na internet brasileira
spellingShingle O jornalismo de games na internet brasileira
Tibúrcio, Matheus Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Jornalismo especializado
Jogos eletrônicos
Jornalismo online
Convergência
title_short O jornalismo de games na internet brasileira
title_full O jornalismo de games na internet brasileira
title_fullStr O jornalismo de games na internet brasileira
title_full_unstemmed O jornalismo de games na internet brasileira
title_sort O jornalismo de games na internet brasileira
author Tibúrcio, Matheus Rodrigues
author_facet Tibúrcio, Matheus Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8352428563251145
dc.contributor.author.fl_str_mv Tibúrcio, Matheus Rodrigues
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Strozenberg, Ilana
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0352176322106482
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Cristiane Henriques
contributor_str_mv Luz, Cristina Rego Monteiro da
Strozenberg, Ilana
Costa, Cristiane Henriques
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Jornalismo especializado
Jogos eletrônicos
Jornalismo online
Convergência
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo especializado
Jogos eletrônicos
Jornalismo online
Convergência
description Apresenta o panorama da atual cobertura jornalística realizada pelos sites brasileiros, mostrando de que forma eles estão lutando contra um atraso em relação à produção americana e europeia. Foi realizada uma pesquisa sobre arte e convergência cultural por obras, principalmente, de Henry Jenkins (2005, 2006, 2009) e Janet Murray (2003), para apontar o vínculo que existe entre esses temas e a cultura dos games, e sobre o New Journalism, que tem um papel importante na trajetória do jornalismo de games internacional. Apresentando, por meio de análise quantitativa e qualitativa das matérias dos sites Arena IG, Baixaki Jogos, Kotaku Brasil, Techtudo e UOL Jogos, entre 2010 e 2013, e com o auxílio de estudo de casos em feiras internacionais, os pontos positivos e negativos da atual imprensa online nacional, este trabalho contribui para uma melhor visão do que os sites brasileiros precisam fazer para se destacar na cobertura da indústria de games.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-09T19:05:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TIBÚRCIO, Matheus Rodrigues. O jornalismo de games na internet brasileira. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/3720
identifier_str_mv TIBÚRCIO, Matheus Rodrigues. O jornalismo de games na internet brasileira. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://hdl.handle.net/11422/3720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3720/1/MTib%C3%BArcio.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3720/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d09cbf580e5cacaf546e858d8cca35d8
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097079714381824