O jornalismo de games na internet brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/3720 |
Resumo: | Apresenta o panorama da atual cobertura jornalística realizada pelos sites brasileiros, mostrando de que forma eles estão lutando contra um atraso em relação à produção americana e europeia. Foi realizada uma pesquisa sobre arte e convergência cultural por obras, principalmente, de Henry Jenkins (2005, 2006, 2009) e Janet Murray (2003), para apontar o vínculo que existe entre esses temas e a cultura dos games, e sobre o New Journalism, que tem um papel importante na trajetória do jornalismo de games internacional. Apresentando, por meio de análise quantitativa e qualitativa das matérias dos sites Arena IG, Baixaki Jogos, Kotaku Brasil, Techtudo e UOL Jogos, entre 2010 e 2013, e com o auxílio de estudo de casos em feiras internacionais, os pontos positivos e negativos da atual imprensa online nacional, este trabalho contribui para uma melhor visão do que os sites brasileiros precisam fazer para se destacar na cobertura da indústria de games. |
id |
UFRJ_bce261f5ae3e2e1d194b0b9bed6f03cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/3720 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Tibúrcio, Matheus Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Strozenberg, Ilanahttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482Costa, Cristiane Henriques2018-03-09T19:05:39Z2023-11-30T03:03:09Z2013-02-23TIBÚRCIO, Matheus Rodrigues. O jornalismo de games na internet brasileira. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://hdl.handle.net/11422/3720Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2016-12-21T14:17:37Z No. of bitstreams: 1 MTibúrcio.pdf: 1115904 bytes, checksum: d09cbf580e5cacaf546e858d8cca35d8 (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-09T19:05:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MTibúrcio.pdf: 1115904 bytes, checksum: d09cbf580e5cacaf546e858d8cca35d8 (MD5) Previous issue date: 2013-02-23Apresenta o panorama da atual cobertura jornalística realizada pelos sites brasileiros, mostrando de que forma eles estão lutando contra um atraso em relação à produção americana e europeia. Foi realizada uma pesquisa sobre arte e convergência cultural por obras, principalmente, de Henry Jenkins (2005, 2006, 2009) e Janet Murray (2003), para apontar o vínculo que existe entre esses temas e a cultura dos games, e sobre o New Journalism, que tem um papel importante na trajetória do jornalismo de games internacional. Apresentando, por meio de análise quantitativa e qualitativa das matérias dos sites Arena IG, Baixaki Jogos, Kotaku Brasil, Techtudo e UOL Jogos, entre 2010 e 2013, e com o auxílio de estudo de casos em feiras internacionais, os pontos positivos e negativos da atual imprensa online nacional, este trabalho contribui para uma melhor visão do que os sites brasileiros precisam fazer para se destacar na cobertura da indústria de games.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOJornalismo especializadoJogos eletrônicosJornalismo onlineConvergênciaO jornalismo de games na internet brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALMTibúrcio.pdfMTibúrcio.pdfapplication/pdf1115904http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3720/1/MTib%C3%BArcio.pdfd09cbf580e5cacaf546e858d8cca35d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3720/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/37202023-11-30 00:03:10.003oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:10Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jornalismo de games na internet brasileira |
title |
O jornalismo de games na internet brasileira |
spellingShingle |
O jornalismo de games na internet brasileira Tibúrcio, Matheus Rodrigues CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Jornalismo especializado Jogos eletrônicos Jornalismo online Convergência |
title_short |
O jornalismo de games na internet brasileira |
title_full |
O jornalismo de games na internet brasileira |
title_fullStr |
O jornalismo de games na internet brasileira |
title_full_unstemmed |
O jornalismo de games na internet brasileira |
title_sort |
O jornalismo de games na internet brasileira |
author |
Tibúrcio, Matheus Rodrigues |
author_facet |
Tibúrcio, Matheus Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8352428563251145 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tibúrcio, Matheus Rodrigues |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Luz, Cristina Rego Monteiro da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Strozenberg, Ilana |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0352176322106482 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Cristiane Henriques |
contributor_str_mv |
Luz, Cristina Rego Monteiro da Strozenberg, Ilana Costa, Cristiane Henriques |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Jornalismo especializado Jogos eletrônicos Jornalismo online Convergência |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo especializado Jogos eletrônicos Jornalismo online Convergência |
description |
Apresenta o panorama da atual cobertura jornalística realizada pelos sites brasileiros, mostrando de que forma eles estão lutando contra um atraso em relação à produção americana e europeia. Foi realizada uma pesquisa sobre arte e convergência cultural por obras, principalmente, de Henry Jenkins (2005, 2006, 2009) e Janet Murray (2003), para apontar o vínculo que existe entre esses temas e a cultura dos games, e sobre o New Journalism, que tem um papel importante na trajetória do jornalismo de games internacional. Apresentando, por meio de análise quantitativa e qualitativa das matérias dos sites Arena IG, Baixaki Jogos, Kotaku Brasil, Techtudo e UOL Jogos, entre 2010 e 2013, e com o auxílio de estudo de casos em feiras internacionais, os pontos positivos e negativos da atual imprensa online nacional, este trabalho contribui para uma melhor visão do que os sites brasileiros precisam fazer para se destacar na cobertura da indústria de games. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-09T19:05:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TIBÚRCIO, Matheus Rodrigues. O jornalismo de games na internet brasileira. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/3720 |
identifier_str_mv |
TIBÚRCIO, Matheus Rodrigues. O jornalismo de games na internet brasileira. 2013. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/3720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3720/1/MTib%C3%BArcio.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/3720/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d09cbf580e5cacaf546e858d8cca35d8 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097079714381824 |