Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6268 |
Resumo: | Todos os dias a humanidade produz, em média, uma montanha de 3,5 milhões de toneladas só de lixo domiciliar. A população mundial supera os seis bilhões de pessoas. O Brasil está com uma população em torno de 180 milhões de habitantes, onde a questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é preocupante, quando cerca de 240 mil toneladas de RSU são produzidas diariamente. A produção per capita de resíduos domésticos em áreas urbanas, no país, gira em torno de 0,5 kg a 1,0 kg por dia, dependendo do porte da cidade (IPT/CEMPRE, 2000). Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos RSU tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, o lixo é um problema, tanto em sua origem, gastando recursos naturais sem retorno, como no seu destino, degradando o ambiente natural com prejuízos à saúde humana. Mas também é emblemático na sua solução: se a sociedade passasse a produzir menos lixo, separasse-o antes de colocá-lo na rua, vendo ser reutilizado, reciclado ou compostado, os efeitos e as economias seriam incalculáveis. Este trabalho tem como objetivo apresentar o destino final e a gestão desse tipo de resíduo, considerando os principais impactos causados por eles, aspectos da legislação ambiental vigente em relação ao tema, o seu potencial de reaproveitamento e o emprego da educação como ferramenta de conscientização. O aluno precisa ser incentivado a refletir em relação a seus hábitos diários e as implicações quanto aos resíduos produzidos por ele. Deve-se incentivar nos alunos e nos cidadãos em geral uma postura em favor do consumo consciente e da reciclabilidade dos RSU. |
id |
UFRJ_bdf8c3c76158d6c0de5c10f27255b02f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/6268 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental: resíduos sólidos urbanosEducação ambientalTratamento de resíduosReciclagemResíduos sólidosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTALTodos os dias a humanidade produz, em média, uma montanha de 3,5 milhões de toneladas só de lixo domiciliar. A população mundial supera os seis bilhões de pessoas. O Brasil está com uma população em torno de 180 milhões de habitantes, onde a questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é preocupante, quando cerca de 240 mil toneladas de RSU são produzidas diariamente. A produção per capita de resíduos domésticos em áreas urbanas, no país, gira em torno de 0,5 kg a 1,0 kg por dia, dependendo do porte da cidade (IPT/CEMPRE, 2000). Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos RSU tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, o lixo é um problema, tanto em sua origem, gastando recursos naturais sem retorno, como no seu destino, degradando o ambiente natural com prejuízos à saúde humana. Mas também é emblemático na sua solução: se a sociedade passasse a produzir menos lixo, separasse-o antes de colocá-lo na rua, vendo ser reutilizado, reciclado ou compostado, os efeitos e as economias seriam incalculáveis. Este trabalho tem como objetivo apresentar o destino final e a gestão desse tipo de resíduo, considerando os principais impactos causados por eles, aspectos da legislação ambiental vigente em relação ao tema, o seu potencial de reaproveitamento e o emprego da educação como ferramenta de conscientização. O aluno precisa ser incentivado a refletir em relação a seus hábitos diários e as implicações quanto aos resíduos produzidos por ele. Deve-se incentivar nos alunos e nos cidadãos em geral uma postura em favor do consumo consciente e da reciclabilidade dos RSU.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJAfonso, Júlio Carloshttp://lattes.cnpq.br/7183851351375986http://lattes.cnpq.br/9692813248785282Albuquerque, Magaly Girãohttp://lattes.cnpq.br/0780841238637304Leite, Zélia Therezinha CustódioBritto, Fabiano de Bonis de2019-01-28T20:59:42Z2023-12-21T03:05:48Z2009-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6268Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos |
title |
Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos |
spellingShingle |
Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos Britto, Fabiano de Bonis de Educação ambiental Tratamento de resíduos Reciclagem Resíduos sólidos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL |
title_short |
Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos |
title_full |
Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos |
title_fullStr |
Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos |
title_sort |
Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos |
author |
Britto, Fabiano de Bonis de |
author_facet |
Britto, Fabiano de Bonis de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Júlio Carlos http://lattes.cnpq.br/7183851351375986 http://lattes.cnpq.br/9692813248785282 Albuquerque, Magaly Girão http://lattes.cnpq.br/0780841238637304 Leite, Zélia Therezinha Custódio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Britto, Fabiano de Bonis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Tratamento de resíduos Reciclagem Resíduos sólidos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL |
topic |
Educação ambiental Tratamento de resíduos Reciclagem Resíduos sólidos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL |
description |
Todos os dias a humanidade produz, em média, uma montanha de 3,5 milhões de toneladas só de lixo domiciliar. A população mundial supera os seis bilhões de pessoas. O Brasil está com uma população em torno de 180 milhões de habitantes, onde a questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é preocupante, quando cerca de 240 mil toneladas de RSU são produzidas diariamente. A produção per capita de resíduos domésticos em áreas urbanas, no país, gira em torno de 0,5 kg a 1,0 kg por dia, dependendo do porte da cidade (IPT/CEMPRE, 2000). Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos RSU tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, o lixo é um problema, tanto em sua origem, gastando recursos naturais sem retorno, como no seu destino, degradando o ambiente natural com prejuízos à saúde humana. Mas também é emblemático na sua solução: se a sociedade passasse a produzir menos lixo, separasse-o antes de colocá-lo na rua, vendo ser reutilizado, reciclado ou compostado, os efeitos e as economias seriam incalculáveis. Este trabalho tem como objetivo apresentar o destino final e a gestão desse tipo de resíduo, considerando os principais impactos causados por eles, aspectos da legislação ambiental vigente em relação ao tema, o seu potencial de reaproveitamento e o emprego da educação como ferramenta de conscientização. O aluno precisa ser incentivado a refletir em relação a seus hábitos diários e as implicações quanto aos resíduos produzidos por ele. Deve-se incentivar nos alunos e nos cidadãos em geral uma postura em favor do consumo consciente e da reciclabilidade dos RSU. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-07-14 2019-01-28T20:59:42Z 2023-12-21T03:05:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/6268 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/6268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Química UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455981096665088 |