Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Fabiano de Bonis de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/6268
Resumo: Todos os dias a humanidade produz, em média, uma montanha de 3,5 milhões de toneladas só de lixo domiciliar. A população mundial supera os seis bilhões de pessoas. O Brasil está com uma população em torno de 180 milhões de habitantes, onde a questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é preocupante, quando cerca de 240 mil toneladas de RSU são produzidas diariamente. A produção per capita de resíduos domésticos em áreas urbanas, no país, gira em torno de 0,5 kg a 1,0 kg por dia, dependendo do porte da cidade (IPT/CEMPRE, 2000). Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos RSU tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, o lixo é um problema, tanto em sua origem, gastando recursos naturais sem retorno, como no seu destino, degradando o ambiente natural com prejuízos à saúde humana. Mas também é emblemático na sua solução: se a sociedade passasse a produzir menos lixo, separasse-o antes de colocá-lo na rua, vendo ser reutilizado, reciclado ou compostado, os efeitos e as economias seriam incalculáveis. Este trabalho tem como objetivo apresentar o destino final e a gestão desse tipo de resíduo, considerando os principais impactos causados por eles, aspectos da legislação ambiental vigente em relação ao tema, o seu potencial de reaproveitamento e o emprego da educação como ferramenta de conscientização. O aluno precisa ser incentivado a refletir em relação a seus hábitos diários e as implicações quanto aos resíduos produzidos por ele. Deve-se incentivar nos alunos e nos cidadãos em geral uma postura em favor do consumo consciente e da reciclabilidade dos RSU.
id UFRJ_bdf8c3c76158d6c0de5c10f27255b02f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/6268
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Educação ambiental: resíduos sólidos urbanosEducação ambientalTratamento de resíduosReciclagemResíduos sólidosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTALTodos os dias a humanidade produz, em média, uma montanha de 3,5 milhões de toneladas só de lixo domiciliar. A população mundial supera os seis bilhões de pessoas. O Brasil está com uma população em torno de 180 milhões de habitantes, onde a questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é preocupante, quando cerca de 240 mil toneladas de RSU são produzidas diariamente. A produção per capita de resíduos domésticos em áreas urbanas, no país, gira em torno de 0,5 kg a 1,0 kg por dia, dependendo do porte da cidade (IPT/CEMPRE, 2000). Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos RSU tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, o lixo é um problema, tanto em sua origem, gastando recursos naturais sem retorno, como no seu destino, degradando o ambiente natural com prejuízos à saúde humana. Mas também é emblemático na sua solução: se a sociedade passasse a produzir menos lixo, separasse-o antes de colocá-lo na rua, vendo ser reutilizado, reciclado ou compostado, os efeitos e as economias seriam incalculáveis. Este trabalho tem como objetivo apresentar o destino final e a gestão desse tipo de resíduo, considerando os principais impactos causados por eles, aspectos da legislação ambiental vigente em relação ao tema, o seu potencial de reaproveitamento e o emprego da educação como ferramenta de conscientização. O aluno precisa ser incentivado a refletir em relação a seus hábitos diários e as implicações quanto aos resíduos produzidos por ele. Deve-se incentivar nos alunos e nos cidadãos em geral uma postura em favor do consumo consciente e da reciclabilidade dos RSU.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de QuímicaUFRJAfonso, Júlio Carloshttp://lattes.cnpq.br/7183851351375986http://lattes.cnpq.br/9692813248785282Albuquerque, Magaly Girãohttp://lattes.cnpq.br/0780841238637304Leite, Zélia Therezinha CustódioBritto, Fabiano de Bonis de2019-01-28T20:59:42Z2023-12-21T03:05:48Z2009-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6268porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:48Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6268Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:48Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos
title Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos
spellingShingle Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos
Britto, Fabiano de Bonis de
Educação ambiental
Tratamento de resíduos
Reciclagem
Resíduos sólidos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL
title_short Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos
title_full Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos
title_fullStr Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos
title_full_unstemmed Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos
title_sort Educação ambiental: resíduos sólidos urbanos
author Britto, Fabiano de Bonis de
author_facet Britto, Fabiano de Bonis de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Júlio Carlos
http://lattes.cnpq.br/7183851351375986
http://lattes.cnpq.br/9692813248785282
Albuquerque, Magaly Girão
http://lattes.cnpq.br/0780841238637304
Leite, Zélia Therezinha Custódio
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Fabiano de Bonis de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Tratamento de resíduos
Reciclagem
Resíduos sólidos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL
topic Educação ambiental
Tratamento de resíduos
Reciclagem
Resíduos sólidos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL
description Todos os dias a humanidade produz, em média, uma montanha de 3,5 milhões de toneladas só de lixo domiciliar. A população mundial supera os seis bilhões de pessoas. O Brasil está com uma população em torno de 180 milhões de habitantes, onde a questão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) é preocupante, quando cerca de 240 mil toneladas de RSU são produzidas diariamente. A produção per capita de resíduos domésticos em áreas urbanas, no país, gira em torno de 0,5 kg a 1,0 kg por dia, dependendo do porte da cidade (IPT/CEMPRE, 2000). Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos RSU tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, o lixo é um problema, tanto em sua origem, gastando recursos naturais sem retorno, como no seu destino, degradando o ambiente natural com prejuízos à saúde humana. Mas também é emblemático na sua solução: se a sociedade passasse a produzir menos lixo, separasse-o antes de colocá-lo na rua, vendo ser reutilizado, reciclado ou compostado, os efeitos e as economias seriam incalculáveis. Este trabalho tem como objetivo apresentar o destino final e a gestão desse tipo de resíduo, considerando os principais impactos causados por eles, aspectos da legislação ambiental vigente em relação ao tema, o seu potencial de reaproveitamento e o emprego da educação como ferramenta de conscientização. O aluno precisa ser incentivado a refletir em relação a seus hábitos diários e as implicações quanto aos resíduos produzidos por ele. Deve-se incentivar nos alunos e nos cidadãos em geral uma postura em favor do consumo consciente e da reciclabilidade dos RSU.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-14
2019-01-28T20:59:42Z
2023-12-21T03:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/6268
url http://hdl.handle.net/11422/6268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Química
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455981096665088