A influência das variáveis operacionais de um motor CFR-Cetano no atraso de ignição para diferentes misturas de biodiesel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11510 |
Resumo: | Neste trabalho são analisados a influência da adição de biodiesel ao óleo diesel e de parâmetros operacionais no atraso de ignição, em um motor padrão ASTM-CFR Cetano. Nos testes foram utilizados diesel comercial, que já apresenta 5% de biodiesel em sua composição, e biodiesel de dendê. Através da mistura de ambos obteve-se os combustíveis B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel) e B40 (40% de biodiesel e 60% de diesel). Os parâmetros operacionais que tiveram sua influência no atraso de ignição analisada foram o avanço de injeção, a razão de compressão e a vazão de combustível. Foram realizados testes na condição padrão de operação para cada uma das três misturas de biodiesel e diesel para analisar o impacto da adição de biodiesel na mistura e para obtenção do número de cetano de cada combustível. Depois da realização dos testes padrão, foram realizados testes alterando-se o valor de um parâmetro operacional por vez para cada combustível a fim de avaliar sua influência com o atraso de ignição. |
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Araujo, Raquel PinheiroPinto, Nauberto RodriguesColaço, Marcelo JoséBrum, Nísio de Carvalho LoboLeiroz, Albino José Kalab2020-03-13T12:17:13Z2023-11-30T03:03:53Z2013-08http://hdl.handle.net/11422/11510Submitted by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2019-10-09T19:20:04Z No. of bitstreams: 1 monopoli10008705.pdf: 6598293 bytes, checksum: f87425ba72ff49ddd595f35b6c6edb43 (MD5)Approved for entry into archive by Moreno Barros (moreno@ct.ufrj.br) on 2020-03-13T12:17:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monopoli10008705.pdf: 6598293 bytes, checksum: f87425ba72ff49ddd595f35b6c6edb43 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-13T12:17:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monopoli10008705.pdf: 6598293 bytes, checksum: f87425ba72ff49ddd595f35b6c6edb43 (MD5) Previous issue date: 2013-08Neste trabalho são analisados a influência da adição de biodiesel ao óleo diesel e de parâmetros operacionais no atraso de ignição, em um motor padrão ASTM-CFR Cetano. Nos testes foram utilizados diesel comercial, que já apresenta 5% de biodiesel em sua composição, e biodiesel de dendê. Através da mistura de ambos obteve-se os combustíveis B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel) e B40 (40% de biodiesel e 60% de diesel). Os parâmetros operacionais que tiveram sua influência no atraso de ignição analisada foram o avanço de injeção, a razão de compressão e a vazão de combustível. Foram realizados testes na condição padrão de operação para cada uma das três misturas de biodiesel e diesel para analisar o impacto da adição de biodiesel na mistura e para obtenção do número de cetano de cada combustível. Depois da realização dos testes padrão, foram realizados testes alterando-se o valor de um parâmetro operacional por vez para cada combustível a fim de avaliar sua influência com o atraso de ignição.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola PolitécnicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSBiodieselÓleo dieselMotores dieselAtraso de igniçãoA influência das variáveis operacionais de um motor CFR-Cetano no atraso de ignição para diferentes misturas de biodieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALmonopoli10008705.pdfmonopoli10008705.pdfapplication/pdf1429892http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11510/4/monopoli10008705.pdf7188b4bfb25be299c4a9b380f2c734abMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11510/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/115102023-11-30 00:03:53.945oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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Neste trabalho são analisados a influência da adição de biodiesel ao óleo diesel e de parâmetros operacionais no atraso de ignição, em um motor padrão ASTM-CFR Cetano. Nos testes foram utilizados diesel comercial, que já apresenta 5% de biodiesel em sua composição, e biodiesel de dendê. Através da mistura de ambos obteve-se os combustíveis B20 (20% de biodiesel e 80% de diesel) e B40 (40% de biodiesel e 60% de diesel). Os parâmetros operacionais que tiveram sua influência no atraso de ignição analisada foram o avanço de injeção, a razão de compressão e a vazão de combustível. Foram realizados testes na condição padrão de operação para cada uma das três misturas de biodiesel e diesel para analisar o impacto da adição de biodiesel na mistura e para obtenção do número de cetano de cada combustível. Depois da realização dos testes padrão, foram realizados testes alterando-se o valor de um parâmetro operacional por vez para cada combustível a fim de avaliar sua influência com o atraso de ignição. |
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