Formação de professores de FLE na UFRJ: perspectivas para o ensino do idioma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/6777 |
Resumo: | Analisa a formação ofertada ao corpo discente do curso de Licenciatura em Letras Português-Francês da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), visando saber, junto a um grupo de alunos nos semestres finais da graduação, inscritos na disciplina de Práticas de Ensino de Francês, no primeiro semestre de 2019, se os mesmos se sentem preparados para ensinar Francês Língua Estrangeira (FLE) para os diversos tipos de público, assim como suas impressões pessoais sobre o curso. A motivação deste trabalho surgiu após conversas informais entre pares do corpo discente do curso em questão nas quais afirmavam que as disciplinas específicas de língua francesa não os preparavam para dar aula de FLE como deveriam. A escolha de autores que discutem a formação de professores de língua estrangeira, tendo maior foco na formação de professores de FLE, para servir de embasamento teórico, permitiu reter pesquisas como as de ALBUQUERQUE COSTA & MARINELLI (2008), ALMEIDA FILHO (2004), ARAÚJO (2010), AZEVEDO & PIRIS (2015), CASTRO (2010), GONÇALVES (2014), HANNA (2009), MACEDO & GALLI (2014), OLIVEIRA (2014), OLIVEIRA (2015), ROSA (2013), SANTOS (2011), SILVA (2013), TEIXEIRA (2013) e outros, nas quais é possível informar-se de que normalmente a formação inicial ofertada aos futuros professores de língua estrangeira pelas Instituições de Ensino Superior não é suficiente para que esses estejam aptos para trabalhar com os variados públicos, daí a necessidade de uma formação continuada e de reformulação dos cursos de licenciatura. Tais referenciais também permitiram tomar conhecimento da importância do processo de reflexão na prática docente. Calcando, portanto, esta pesquisa em uma perspectiva reflexiva e conduzindo-a por meio de uma metodologia qualitativa do tipo ‘estudo de caso’, optou-se por proceder a uma análise documental para examinar a oferta de disciplinas ligadas à língua francesa no curso em questão e à aplicação de um questionário para ser respondido pelos alunos escolhidos para participar da mesma. Os resultados apontam que, para o grupo participante da pesquisa, há alguns fatores no curso de formação de professores de Licenciatura em Letras Português-Francês da UFRJ que os impedem de se sentirem plenamente aptos a lecionarem o ensino-aprendizagem de língua francesa, o que evidencia uma necessidade de se repensar o currículo do mesmo buscando aproximá-lo das reais necessidades do mercado e das demandas do corpo discente. |
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Formação de professores de FLE na UFRJ: perspectivas para o ensino do idiomaFormação de professoresLicenciaturaEnsino de língua estrangeiraCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASAnalisa a formação ofertada ao corpo discente do curso de Licenciatura em Letras Português-Francês da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), visando saber, junto a um grupo de alunos nos semestres finais da graduação, inscritos na disciplina de Práticas de Ensino de Francês, no primeiro semestre de 2019, se os mesmos se sentem preparados para ensinar Francês Língua Estrangeira (FLE) para os diversos tipos de público, assim como suas impressões pessoais sobre o curso. A motivação deste trabalho surgiu após conversas informais entre pares do corpo discente do curso em questão nas quais afirmavam que as disciplinas específicas de língua francesa não os preparavam para dar aula de FLE como deveriam. A escolha de autores que discutem a formação de professores de língua estrangeira, tendo maior foco na formação de professores de FLE, para servir de embasamento teórico, permitiu reter pesquisas como as de ALBUQUERQUE COSTA & MARINELLI (2008), ALMEIDA FILHO (2004), ARAÚJO (2010), AZEVEDO & PIRIS (2015), CASTRO (2010), GONÇALVES (2014), HANNA (2009), MACEDO & GALLI (2014), OLIVEIRA (2014), OLIVEIRA (2015), ROSA (2013), SANTOS (2011), SILVA (2013), TEIXEIRA (2013) e outros, nas quais é possível informar-se de que normalmente a formação inicial ofertada aos futuros professores de língua estrangeira pelas Instituições de Ensino Superior não é suficiente para que esses estejam aptos para trabalhar com os variados públicos, daí a necessidade de uma formação continuada e de reformulação dos cursos de licenciatura. Tais referenciais também permitiram tomar conhecimento da importância do processo de reflexão na prática docente. Calcando, portanto, esta pesquisa em uma perspectiva reflexiva e conduzindo-a por meio de uma metodologia qualitativa do tipo ‘estudo de caso’, optou-se por proceder a uma análise documental para examinar a oferta de disciplinas ligadas à língua francesa no curso em questão e à aplicação de um questionário para ser respondido pelos alunos escolhidos para participar da mesma. Os resultados apontam que, para o grupo participante da pesquisa, há alguns fatores no curso de formação de professores de Licenciatura em Letras Português-Francês da UFRJ que os impedem de se sentirem plenamente aptos a lecionarem o ensino-aprendizagem de língua francesa, o que evidencia uma necessidade de se repensar o currículo do mesmo buscando aproximá-lo das reais necessidades do mercado e das demandas do corpo discente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de LetrasUFRJSilva, Sérgio Luiz Baptista daSilva, Tadeu Augusto de Azevedo Vasconcelos2019-03-20T17:27:30Z2023-12-21T03:00:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/6777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/6777Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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